12 de novembro de 2014

Resenha: Indo longe demais - Tina Seskis @editorarecord

Informações do livro:
Título: Indo longe demais
Título original: One Step Too Far
Autor: Tina Seskis
Editora: Record
Páginas: 308




Sinopse: Emily Coleman tem uma vida aparentemente feliz, um filho adorável e um marido perfeito, mas, numa certa manhã, decide deixar tudo para trás... Para onde ir agora? O que fazer? Emily está perdida, sozinha no mundo e, por mais que ela tente, não consegue fugir de um passado perturbador. Com uma narrativa ágil e instigante, Tina Seskis conduz o leitor por frustrações, medos e traumas da protagonista que, depois de uma reviravolta em sua vida perfeita, decidiu que o melhor a fazer seria fugir do próprio destino. Com um final surpreendente e uma trama de tirar o fôlego, Indo longo demais é um suspense fascinante, que prende o leitor do início até a última página.




Resenha:Indo longe mais” explora questões sobre relacionamentos, oportunidades, crescimentos e problemáticas diversas envolvendo principalmente o egoísmo, a culpa e o perdão, entre tantas outras características marcantes. De qualquer forma, acredito que o que mais motiva o leitor é o fato de haver tantos mistérios intrigantes entre os personagens e suas atitudes sem explicações aparentes.
                
Emily quer vivenciar novas experiências em sua vida, e não pensa duas vezes ao deixar a família para tentar alcançar seus objetivos. Claro que de início o texto não deixa muitas pistas de o porquê de sua ação, já que ela parecia ter um bom marido e filho. Comecei a me questionar sobre o que realmente poderia ter acontecido no passado e ao longo das revelações ainda é possível entender muitos pontos de vistas, assim como compreender as mensagens deixadas nas entrelinhas.
                 
Relações com familiares são bem explorados diante de compreensões e seus vínculos. Tudo é muito convincente, mesmo porque determinadas situações podem mesmo ser encontradas na vida real. Tem uma irmã gêmea que carrega muitas problemáticas, um pai improvável e uma mãe meio desequilibrada. Ou seja, é um conjunto de episódios que precisam ser trabalhados com calma, e o bom é que o leitor consegue entender todos os pontos de vista.

Há alguns flashbacks e outras narrativas no decorrer das cenas, estes que são imprescindíveis para a compreensão de alguns fatos. Confesso que às vezes me senti um tanto confusa por perceber tantas diferenças nos personagens por causa das diferentes etapas de vida apresentas. A pergunta é: quais são os segredos e expectativas de Emily? Ela se mostra tão determinada que a gente tende mesmo a concordar com suas visões que exploram novas realidades e devaneios.

Muitas passagens se mostram um tanto duvidosas, visto que não é tão fácil identificar os principais pontos desta trama. Mas ai é que está a essência de tudo: saber que há um segredo e ser impulsionado para tentar desvendá-lo. Assim, a autora Tina Seskis ofusca algumas informações de propósito e deixa isso bem claro desde o começo.

É um romance que mexe bastante com nosso psicológico, sendo que é repleto de reviravoltas, anseios, sentimentos, suspense e dúvidas devastadoras. Sabe-se que é sobre uma personagem que precisa descobrir mais sobre si mesma e suas capacidades, porém o foco não é apenas isso. Existem muitas outras deliberações que, de fato, são responsáveis por problemas ainda maiores e que envolvem mais dramas e situações complicadas.



“O calor é como mais uma pessoa de quem preciso me desvencilhar enquanto sigo pela plataforma. Subo no trem, embora não saiba se devo fazêlo. Fico sentada entre os passageiros, tensa, seguindo com o vagão e com as pessoas da minha vida antiga para a nova.” Pg.09

 
Classificação SEL: 4/5


2 comentários:

  1. parece ser uma ótima trama, mas há alguns pontos em aberto que me deixaram meio encucada com esta trama... ;x
    gosto de romance e gosto de livros que tramam de família desta forma.
    pretendo ler o livro para tirar minhas próprias conclusões ;)

    ResponderExcluir
  2. Acreditei que fosse um livro de suspense, mas a premissa é boa. Já está na minha meta de novas aquisições. Queria aproveitar para visitar me blog, onde monto algumas listas literárias curiosas:
    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2014/05/livros-em-lista-sete-mulheres-que-as.html

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo