19 de novembro de 2014

Resenha: O diário secreto de Lizzie Bennet - Bernie Su, Kate Rorick @Verus_Editora

Informações do livro:
Título: O diário secreto de Lizzie Bennet
Título original: The Secret Diary  of Lizzie Bennet
Autor: Bernie Su, Kate Rorick
Editora: Verus
Páginas: 364




Sinopse: Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...~ "O Diário Secreto de Lizzie Bennet é, com certeza, a melhor adaptação literária de Orgulho e Preconceito de todos os tempos. Um livro inteligente, muito divertido, muito Jane! Os amantes de Lizzie e Darcy precisam tê-lo na estante." - Carina Rissi, autora de Procura-se Um Marido e da série Perdida.
                    
                                         

Resenha: Eu imaginava que ao ler O diário secreto de Lizzie Bennet teria vários sentimentos e sensações diferentes. Mas é claro que me empolguei muito mais e fiquei ainda mais encantada com o universo apresentado. Sabe aquele tipo de livro que te marca simplesmente por sua essência e capacidade de criatividade?! Então, esse é esse tipo de livro. Aquele que te envolve, independente das circunstancias ou das emoções.

Não vou generalizar, mas muita gente já leu ou ao menos ouviu falar de Orgulho e preconceito, de Jane Austen. São tantas edições da obra, que é difícil não querer pelo menos saber quem são os personagens ou um pouco da trama em si. Há também filmes e até uma web série chamada The Lizzie Bennet Diaries, ao qual este livro foi baseado. Confesso que já vi alguns episódios e adorei o fato de captar alguns eventos e afins.

Talvez eu até possa estar me precipitando, mas de fato acho que não. E mesmo assim você, leitor, pode achar que estou sendo muito repetitiva ao dizer o quanto gostei deste enredo. Realmente já entrou na minha lista de favoritos deste ano. Posso mesmo afirmar: Esse livro salvou meu final de semana da mesmice e de qualquer outra sensação chata: gente, é sério, é incrível e vocês precisam ler!!

São tantos os motivos que fazem com que esta releitura seja uma trama tão especial, mas cito pelo menos os principais: a narrativa é dinâmica, moderna, engraçada e o toque chick-lit é o que reúne todos os elementos acentuados, fazendo com que tudo se torne ainda mais focado, significativo e ao mesmo tempo sutil.

Lizzie Bennet narra a trama com toda a sua irreverencia, e se torna extremamente interessante acompanhar sua trajetória determinada para criar vlogs para contar sobre suas experiências de vida. Dá até para perceber alguns, ou muitos, pontos parecidos com nossa própria realidade. Como por exemplo, quem não conhece uma mãe igual à dela: tradicional, e que quer a todo e qualquer custo, arranjar um bom partido para a filha?! Ou ao mesmo passa por certo tipo de drama familiar que nem acontece com a protagonista. São cenas que se complementam e servem para tirarmos nossas próprias conclusões sobre o que é relevante e o que deve ser mudado.

Mas não é apenas humor que podemos encontrar nas cenas, já que o leitor consegue perceber as reflexões nas entrelinhas e ainda se emociona bastante com o desenrolar dos episódios, assim como o próprio desfecho. Os detalhes são incríveis e instigantes, e tudo é contado de maneira bem fiel. É um universo fantástico, e será mesmo que eu preciso dizer o quanto é recomendável aos fãs de Orgulho e Preconceito e seus precedentes?! Leia por si mesmo para descobrir todas as impressões, e ah... Venha me contar depois o que achou!


“É muito estranho. Eu sabia que não devia ter nenhum comentário ainda, mas tudo que eu queria fazer era encarar a tela, esperando alguma coisa acontecer na internet. Não tenho grandes expectativas. E ficaria chocada se alguém de fora do meu programa de estudos da faculdade visse o vídeo. Mas, quando você coloca sua vida no ar para consumo público, não dá para não se preocupar com as reações.” Pg.13


Classificação SEL: 5/5


12 comentários:

  1. Você fala desse livro com tanta empolgação que dá até gosto de ver.
    Nunca li nada do gênero Chick-lit, mas gosto de livros dinâmicos e engraçados.
    E é sempre delicioso acompanhar um livro que tem o poder tanto de te fazer rir, como de refletir e se emocionar.
    Certamente este livro vai entrar para a minha lista (minha lista vai ficando cada vez maior)
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. adorei a resenha e fiquei mega empolgada!!!
    não sabia que tinha séire também :O
    eu comprei (e chegou hoje *-*) Orgulho e Preconceito... pretendo ler logo e depois quero ler este ai!!! :D

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada por Orgulho e Preconceito e principalmente pela Lizzie que tem uma personalidade incrível e firme, eu simplesmente amei o filme ( com a Keira Knightley) e já assisti milhares de vezes rs. Eu fiquei bem curiosa com esse livro e só pela sua resenha vi que é um ótimo livro, espero poder ler e me aventurar nessa história diferente da Lizzie e do Sr. Darcy ♥

    ResponderExcluir
  4. Resenha bem escrita é um convite a leitura.A capa achei bem simples.

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, quero muito ler o livro!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Estou curiosa para ler esse livro da autora (mesmo eu sendo uma leiga sobre o assunto de Orgulho e preconceito) achei um tanto diferente a proposta que ela teve, mas gostei. Sem duvida ja esta na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  7. Quando li na sinopse "Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito" já fiquei doida pra ler esse livro e depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa pra conferi essa história, parece maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Só de ler sua resenha dá vontade de ler e, sabendo ser releitura de Orgulho e Preconceito a vontade aumenta mais ainda. Colocando nos desejados.

    ResponderExcluir
  9. Depois de ler sua resenha este livro já esta na minha lista de desejado!! rsrsr ;)

    ResponderExcluir
  10. "o diario secreto de lizzie bennet" deve ser otimo! fiquei morrendo de vontade de le-lo, principalmente, por vc ter falado q "esse livro salvou o seu final de semana..."

    ResponderExcluir
  11. Sua empolgação com o livro me deixou ainda mais curiosa! Como fã de carteirinha de Orgulho e preconceito fiquei bem animada com o lançamento, assisti alguns episódios da web série e achei bem divertida, mesmo sem entender tudo (não sou muito boa em inglês...)
    Bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo