10 de novembro de 2014

Resenha: Para onde ela foi - Gayle Forman @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: Para onde ela foi
Se eu ficar – Livro 2
Título original: Where She Went (If I Stay #2)
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240




Sinopse: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.



Leia também:
Se eu ficar #1 - Gayle Forman (Editora Novo Conceito)



Resenha:Para onde ela foi” é a continuação de Se eu ficar, de Gayle Forman. Estava ansiosa para conferir esse livro, mesmo que o primeiro volume não tenha me surpreendido tanto. O bom é que me agradei mais deste enredo por causa de suas complexidades, apesar de algumas passagens serem um tanto cansativas. Pelo meu ponto de vista, acredito que esta narrativa parece ser mais reconfortante e as cenas se mostram bem mais intensas.

A narração é apresenta por Adam e ele continua tendo os mesmo impulsos quando se trata de Mia. Acontece que dessa vez o que mais chama a atenção é a passagem de tempo a partir do momento em que a garota saiu do coma e é interessante acompanhar os devaneios do personagem desde então. Afinal, se passam três anos desde que tudo aconteceu e as coisas são mesmo muito diferentes em todos os aspectos.

Os dois estão em momentos opostos relacionados ao meio profissional, mas estão sendo reconhecidos por seus trabalhos e isso de fato importa bastante. O problema é que a separação é a parte mais dolorosa, sendo que sempre falta algo em suas vidas. As sensações de saudade e dor são emoções contraditórias, e não tem como não se emocionar com esses episódios.

Eu realmente estava preocupada sobre o que poderia acontecer, ainda mais sabendo que seria Adam quem contaria os fatos. De qualquer modo, consegui me afeiçoar a este personagem adorável e preciso parabenizar a autora por fazer com que ele se torne tão expressivo e plausível. Imaginei mesmo que de algum jeito ele estaria enfrentando certas dificuldades, mas ainda bem que as resoluções acontecem no devido tempo.

Adam consegue ser tão sincero e impactante que em nenhum momento desconfiei de suas atitudes. E agora é possível conhecer um pouco mais sobre o jeito de Mia, e o leitor consegue entender porque os dois se completam tanto. É muito simples, mas é justamente as pequenas diferenças que os fazem ser tão completos um para o outro e é claro que tudo isso reflete no modo como se comportam.

Entendi que a autora quis trabalhar mais o emocional dos personagens diante da dor de cada um e é por causa disso que é possível conferir as mensagens entrelaçadas no texto. São sentimentos que refletem em como nos sentimos, e o melhor é que de acordo com o que acontece dá para notar que existe esperança para dias melhores – tanto no livro quanto na vida real.



“Como é possível que um namorado deixe de existir de um dia para o outro? – Não sei dizer." Pg. 64

                                                

Classificação SEL: 4/5


3 comentários:

  1. eu não li o primeiro livro, só vi o filme, mas gostei bastante da trama. confesso que esperava mais, mas ainda assim gostei bastante.
    estou bem curiosa para ler este segundo livro, e espero conseguir ler logo. adorei o adam, mas confesso que fiquei um pouco decepcionada com ele, pelo fato do que acontece neste segundo livro ser um pouco diferente do que ele prometeu no primeiro né....
    espero não me decepcionar com este!!! :D

    ResponderExcluir
  2. Quero muito esse livro! Li o primeiro e gostei, mas não achei sensacional. Achei que poderia ter sido mais profundo, acabei gostando mais do filme (milagre!). Gostei muito do Adam então acho que vou gostar desse segundo.

    Beijos
    Aquela Borralheira

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei mais desse livro do que de seu antecessor, pois achei a relação Mia e Adam meio sem sal no primeiro livro, mas "Para onde ela foi" explica bem a forma como os personagens se relacionam. Também gostei muito da forma como a autora deu continuidade a história. Curti sua resenha, parabéns pelo ótimo trabalho no blog!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo