15 de novembro de 2014

Resenha: Popular - Maya Van Wagenen @GloboLivros

Informações do livro:
Título: Popular
Dicas vintage para ser uma garota descolada
Título original: Popular: Vintage Wisdom for a Modern Geek
Autor: Maya Van Wagenen
Editora: Globo Livros
Páginas: 208




Sinopse: Maya nunca foi uma garota popular. Na verdade, ela era a menina invisível da escola. E para completar, os óculos e uma fascinação por Guerra nas estrelas e O senhor dos anéis não ajudavam em nada sua ascensão na escala da popularidade. Só que tudo isso estava prestes a mudar. Um pouco antes do início das aulas, Maya achou na biblioteca de seu pai um exemplar empoeirado de O guia da popularidade de Betty Cornell, um livro escrito por uma ex-modelo adolescente super glamorosa... Da década de 1950! Apesar das ideias um tanto antiquadas, Maya aceita o desafio proposto pela sua mãe e decide seguir durante todo o ano letivo os conselhos escritos para meninas que podiam ter sido amigas de sua avó. Então a mágica acontece! Os resultados da experiência de Maya são divertidos, engraçados e emocionantes, sem deixar de lado os micos, as tristezas e as pequenas desilusões que fazem parte da vida de qualquer adolescente. Com bom humor e presença de espírito incansáveis, Maya conquista amigos, muda seu visual e ganha autoconfiança até finalmente descobrir o que realmente significa ser popular. Popular Dicas vintage para ser uma garota descolada é um diário que une duas adolescentes de décadas aparentemente muito distantes, mas que enfrentam todos os dias os mesmos dilemas. Afinal, sobreviver à escola nunca foi uma tarefa fácil, não importa a época, nem o lugar. Só que agora, além da ajuda clássica de Betty Cornell com suas pérolas, cremes antiacne caseiros e meias de seda, as adolescentes também contam com as experiências hilárias de Maya Van Wagenen, que mostram que é possível ser ao mesmo tempo nerd, glamorosa e ter muitos amigos. Mesmo antes de ser lançado nos Estados Unidos, Popular já foi considerado um sucesso: a obra já foi vendida para mais de vinte países. Os direitos para a adaptação cinematográfica do livro foram vendidos para a Dreamworks.




Resenha:Popular” apresenta uma história inspiradora sobre uma personagem corajosa, apesar de todos os dramas envolvidos em sua vida. É aquele tipo de livro que parece ser bem sutil e simples, mas pode ser caracterizado por uma leitura repleta de motivações e momentos divertidos. E o melhor, o leitor consegue se identificar com várias das experiências narradas.

Você percebeu que o nome da autora é o mesmo da protagonista? Então, esta é de fato uma história verdadeira, e que trata de forma bem dinâmica suas experiências durante o período escolar. Maya Van Wagenen ainda é adolescente e as páginas retratam os episódios através de um diário, ou seja, é um formato fácil e totalmente envolvente.

Claro que também há várias mensagens que podem ser entendidas ao longo dos acontecimentos, mas achei mais marcante o fato de haver momentos que trabalham bastante com a fragilidade das pessoas, assim como os problemas e suas consequências. Entende-se que não é fácil fingir ser alguém que não é, e que no final das contas é muito melhor ser quem somos para ter verdadeiros amigos ao nosso lado.

O que mais se destaca são os conceitos analisados através da popularidade existente nos anos 50. Significa que há muita coragem e inteligência em uma adolescente recriar uma moda na atualidade e se inspirar nela, mesmo com tantos dramas e receios ao seu redor. Nesse meio tempo, ainda é possível conferir fragmentos da relação com sua família e amigos, mas o que mais impera mesmo são as considerações a respeito de notoriedade.

Algumas situações são um tanto cruéis, levando em consideração que tudo se passa no ensino médio, mas é claro que a gente sabe que o bullying pode atingir qualquer pessoa. Maya queria ser popular e entendeu que precisou fazer algumas alterações em sua vida para atingir seus objetivos. Mas será que essas ações valem a pena?

É uma leitura expressiva, que prende o leitor, mesmo que no começo pareça tão despretensiosa.  As ideias são muito interessantes e a narração tem um tom irônico e ao mesmo tempo divertido e sincero, fazendo com que haja mais credibilidade e emoções ao falar de personalidade e outros assuntos como roupas e tendências.



“E, assim, embarquei na minha grande experiência. Em cada mês do ano letivo seguirei um dos conselhos de Betty Cornell dos capítulos do livro – dieta, cabelo, maquiagem, postura, atitude, entre outros –, independente do quão constrangedor ou complicado ele seja.” Pg.17. 

                                      
Classificação SEL: 4/5


Um comentário:

  1. não tinha lido nada sobre este livro ainda, e também não sabia que a história contada nele era real... que demais!!
    parece ser um livro bem juvenil, mas voltado para quem está passando por este tipo de situação né?! mas parece ser interessante, mesmo eu não estando nesta situação kkkkk

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo