30 de dezembro de 2014

Resenha: Mentirosos - E. Lockhart @editoraseguinte

Informações do livro:
Título: Mentirosos
Título original: We Were Liars
Autor: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 271




Sinopse: Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu. "Emocionante, bonito e devastadoramente inteligente, 'Mentirosos' é absolutamente inesquecível." - John Green, autor de "A culpa é das estrelas" "Uma história assombrosa sobre como as famílias vivem suas próprias mitologias. Triste, maravilhosa e real." - Scott Westerfeld, autor de "Feios"




Resenha: Mentirosos” possui uma narrativa ágil, sensível, questionadora e ao mesmo tempo muito enigmática. Me surpreendi bastante com a imensidão dos acontecimentos, mesmo porque tem muita coisa a ser explorada e ainda assim parece que a quantidade de páginas do livro não vai ser suficiente para apresentar todas as informações necessárias. Claro que o leitor consegue compreender o conteúdo, este que se mostra extremamente sobrecarregado de emoções intensas e marcantes.

Um dos destaques principais segue por conta da leitura extremamente ágil e delicada. A gente começa a ter uma noção sobre o que de fato pode ter acontecido com os personagens, mas são os pequenos detalhes que fazem com que tudo se intensifique cada vez mais. São passagens tão instigantes, tristes e comoventes que fica até difícil explorar as cenas sem sentir toda angustia e temor repassados.

Cadence é uma personagem incrível, sendo que através de suas visões fica muito mais fácil entender os relacionamentos e desentendimentos ao seu redor. Mesmo não se lembrando de alguns episódios e estando muito confusa, a garota é persistente, porém entende que nem tudo deve ser dividido com as pessoas. Aprende também que o seu silêncio é essencial para o desenvolvimento de suas habilidades e descobertas.

A história gira em torno de relações familiares, diante de muitos segredos, lacunas e expectativas. Os Sinclairs são sinônimos de perfeição, pelo menos foram criados para dar esta impressão. Não podem deixar transparecer sentimentos, mesmo que tudo esteja desmoronando ao redor deles. A frieza e orgulho da mãe da protagonista são revoltantes, e ainda depois do desfecho, não consigo compreender muitas de suas atitudes.

Nesse meio, somos apresentados aos Mentirosos: Cadence, Merris, Johnny, Cad e Gat. Nos verões, eles se encontram e tudo se torna mais vívido e divertido. Porém depois que Cadence sofre um acidente na ilha nada mais parece fazer mais sentido, além de não se lembrar, a garota começa a ter fortes dores de cabeça.

Há reviravoltas e muitas desconfianças no decorrer do texto, que são introduzidas para dar novos sentidos na trama conflitante. Apesar de tudo, não há muitas surpresas nessas ocorrências, mesmo que seja o esperado. De qualquer maneira, é perceptível o quanto o enredo é inteligente e por vezes arrebatador, abordando questões sérias e conturbadas. A verdade é deprimente, e me fez imaginar como certas situações são frágeis e complicadas.



“Não importa se o divórcio retalha os músculos do nosso coração a ponto de mal conseguir bater sem esforço. Não importa se o dinheiro do fundo de investimento está acabando, se as faturas do cartão de crédito não são pagas e se acumulam sobre a bancada da cozinha. Não importa se tem um monte de frascos de comprimidos sobre a mesa de cabeceira.” Pg.13
                                   
                                                                                                            
Classificação SEL: 4/5


2 comentários:

  1. que tipo de acidente que a garota sofre?
    estou bem curiosa para ler este livro. vi muitos comentários positivos sobre ele lá no twitter, mas até agora não tinha lido nenhuma resenha... hehe
    parece ser boa a trama... pena não ter te surpreendido tanto ;~~

    ResponderExcluir
  2. Olha eu comprei esse livro na Black Friday de tanto que as pessoas falam bem dele. Espero gostar bastante da leitura. Vamos ver né? Mas eu ainda não tive chance de ler, porque andei um pouco ocupada por conta das editoras, mas mesmo assim depois de ler a sua resenha fiquei curiosa para saber o que aconteceu realmente com essa menina e dizem que o final é de se surpreender. Quero ver se vai me surpreender mesmo hahahaha...Parabéns viu?! Se cuida linda e um otimo 2015 pra vc

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo