27 de dezembro de 2014

Resenha: O chamado do Cuco - Robert Galbraith @editorarocco

Informações do livro:
Título: O chamado do Cuco
Cormoran Strike - Livro 01
Título original: The Cuckoo's Calling (Cormoran Strike #1)
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
Páginas: 448



Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.





Resenha: Assim que comecei a ler “O chamado do Cuco”, de Robert Galbraith (pseudônimo de J. K. Rowling) percebi que a narrativa seria um pouco conflitante e ainda mais misteriosa. Claro que precisei ignorar qualquer referencia sobre o modo da escrita para não fazer comparações óbvias, mas acabei me surpreendendo bastante com os detalhes expostos e pelo suspense no enredo.

A modelo Lula Laundry fora encontrada morta e tudo indica que pode ter sido suicídio. A polícia acredita nesta hipótese, só que o irmão da vítima não crê que uma pessoa tão cheia de planejamentos e uma carreira sólida possa ter feito isso. É a partir dessa premissa que ele entra em contato com o detetive particular Cormoran Strike para lhe auxiliar nas investigações.

Lula tinha seus momentos de complicações e vários problemas, além de ter transtorno bipolar, ser adotada – e ser negra entre uma família de brancos. E por ser famosa, havia muita informação em torno de si mesma, principalmente por causa de seu histórico de doença mental. Muitos dados poderiam nem ser verdade, mas infelizmente a polícia se convenceu mesmo do suicídio, dizendo que ela era deprimida demais.

No começo, nota-se que Strike não tinha muitas perspectivas sobre seu próprio trabalho, justamente porque está em um momento complicado de sua vida – e até parece ser meio duvidoso. Não dispõe de muita credibilidade ou confiança em si mesmo, mas aos poucos consegue avaliar cada conceito e seus significados com clareza e profundidade.

Junto a ele, entra em cena Robin Ellacott para dar assistência aos trabalhos investigativos. Ela é uma garota muito esperta, objetiva e eficiente, e consegue distinguir as diferenças importantes em cada analise do caso e suas possíveis ameaças. A junção desses dois personagens dá um novo rumo na história, fazendo com que haja maiores acordos e principalmente envolvimento entre eles.

O texto é bem descritivo, e passa impressões curiosas durante o percurso do investigador. Ele é um personagem bem desenvolvido, mas acredito que há algumas complicações, principalmente pela narrativa ser um pouco enredada. As descobertas, depoimentos e dicas ficam em determinado momento se mostram mais complexas do que o imaginado. E confesso que não me surpreendi muito com o desfecho. Mesmo assim, o jeito como tudo se encaixou foi mesmo genial, assim como a revelação de Strike, narrando o que de fato aconteceu.



“A esperança, tão brevemente reerguida pela novidade de que ele podia ter um cliente, tombou lentamente como uma lápide de granito e bateu como um golpe agonizante nas entranhas de Strike. O homem sentado diante dele era um delirante, se não verdadeiramente insano.” Pg.31



Classificação SEL: 4/5 


4 comentários:

  1. Ótima resenha. O segundo livro é ainda melhor!

    ResponderExcluir
  2. estou lendo o livro mas acho muito fraco até agora...

    ResponderExcluir
  3. Iniciei leitura ontem.Ate o momento estou interessado em continuar a leitura diferetemente de outros que nas 50 primeiras paginas desisto.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo