20 de dezembro de 2014

Resenha: O grande Ivan - Katherine Applegate @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: O grande Ivan
O gorila mais legal do mundo
Título original: The One and Only Ivan
Autor: Katherine Applegate
Editora: Novo Conceito
Selo: Irado
Páginas: 288




Sinopse: Meu nome é Ivan. Eu sou um gorila. Não é tão fácil quanto parece... Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade. Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?


                                                                    

Resenha: O grande Ivan” é um livro emocionante, que faz com que o leitor pense em como a vida é frágil e cheia de detalhes impressionantes – mesmo que não seja dada a devida atenção a eles. De fato, a obra possui uma história sutil, mas se torna marcante justamente por suas ligações relacionadas a realidade, já que é mesmo baseado em situações reais.

Ivan é um gorila afetuoso, dentre tantas outras qualidades sensacionais. Através de sua visão, compreende sensações únicas de acordo com sua rotina. E já de começo deixa claro que nada é tão fácil quanto parece. São frases curtas, mas que passam mensagens relevantes e ainda mais reflexivas. Ele só quer ser reconhecido por quem é de verdade, e não por tantos nomes insignificantes.

Um dos principais destaques segue por conta da narrativa dinâmica e envolvente, além das próprias ilustrações encontradas em algumas páginas. Já no início é possível conferir um pequeno glossário de certas palavras usadas ao longo do texto. As expressões utilizadas motivam o leitor a querer continuar sabendo mais sobre as experiências repassadas por Ivan, e é claro que, entre outras passagens, perceber seu emocional inteligente é uma das partes mais interessantes.

As descrições também são conduzidas de maneira eficaz em relação as conexões expostas. Seja por causa de sua aparência ou o local onde permanece e “trabalha” ao lado de outros animais, que no caso é num shopping. Ivan, conhecido também como “O poderoso gorila” passa a impressão de ser muito solitário e talvez essa seja uma das características mais significativas e sentimentais.

Ivan deixa claro o sentimento de aprender mais, só que as pessoas desejam ver alguém diferente ao qual ele está acostumado. E essa é a pior parte: apreender o porquê de tantas dificuldades, e principalmente porque dar atenção especial a uma figura que pode passar medo e nervosismo (algo que, nesse caso, não condiz com a realidade).

Não tem como não ficar surpreso com tantas palavras intrigantes sobre as atitudes dos humanos. O personagem retratado interpreta alguém que entende mesmo como a vida funciona em relação aos direitos fundamentais dos animais. Ivan dá exemplos sobre seus modos e os diferencia muito bem de acordo com as pessoas e suas reações. Há tanta profundida nos termos utilizados, que dá até vontade de encontrar com ele (ou com a autora) para dizer que realmente só a verdades nesse enredo.




“Vivo em um hábitat humano chamado de Grande Shopping e Fliperama da Saída 8. Estamos convenientemente localizados na saída da Rodovia I-95, com espetáculos às duas, às quatro da tarde e às sete da noite, 365 dias por ano.” Pg.15



Classificação SEL: 4/5


Um comentário:

  1. não tinha lido nenhuma resenha sobre este livro ainda, mas desde que vi comentários sobre o lançamento dele, eu já tinha ficado curiosa. a trama parece ser ótima, super original, ao menos para mim hehe
    estou bem curiosa para ler ele, e pretendo ler logo :D

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo