16 de janeiro de 2015

Resenha: Antes que o sonho acabe - Hermes Leal @geracaobooks

Informações do livro:
Título: Antes que o sonho acabe
Autor: Hermes Leal
Editora: Geração Editorial
Páginas: 208





Sinopse: Dançando conforme a música. No antigo seriado Túnel do Tempo, os personagens são enviados ao passado e dançam conforme a música para escapar de situações difíceis, como uma guerra em andamento. Na verdade, isso acontece com cada um de nós. Quem nasce hoje, por exemplo, terá que enfrentar o mundo tal qual ele é, com todas as suas virtudes e vicissitudes. Em Antes que o sonho acabe, o personagem Daniel vê-se enredado pelos acontecimentos da década de 1970, entre os quais a guerrilha na selva amazônica. Mas este episódio é apenas um pano de fundo para apresentar um rapazinho meigo, sem malícia, amigo íntimo da natureza, que sonhava com uma vida melhor e fugir daquele fim de mundo às margens do rio Tocantins. Mas as circunstâncias vão alterando os seus planos. A cada dificuldade, no entanto, Daniel vai crescendo, transformando espinhos em amadurecimento, dificuldades em sabedoria. Mas não tinha muita consciência disso durante a turbulência da vida. Nada como a memória para voltar ao passado e aprender duas vezes. É o túnel do tempo que existe em cada um de nós. O personagem Daniel é maior que a história que tenta aprisioná-lo como um bicho. Com a palavra, Hermes Leal.

                             
                                       

Resenha: Antes que o sonho acabe” é um romance baseado em fatos reais, e é repleto de episódios significativos, perturbadores e emoções complexas e ainda mais fortes. O autor faz analises convenientes a respeito de episódios históricos, e me surpreendi bastante ao perceber a intensidade dos acontecimentos narrados.

O personagem Daniel se mostra, desde o começo, muito sonhador e talvez esta seja de fato a sua melhor qualidade. Também é possível perceber que o rapaz capta a essência dos acontecimentos, fazendo com que amadureça bastante em seu percurso.  Se tem uma mensagem interessante a ser destacada é que os aprendizados são essenciais em nossa vida, assim como as tantas dificuldades e demais receios.

A narrativa inicia diante da tentativa de Daniel ver mulheres nuas, e é claro que o adolescente se mostra cheio de expectativas. Em paralelo, a ambientação arquitetada no ano de 1970, também é extremamente relevante para a compreensão dos fatos expostos. Apesar de não entender certas atitudes, é compreensível que a narração é trabalhada num modo de confusão – para que o leitor tente entender todas as opções e fundamentos.

A partir desse momento o leitor é apresentado a alguns de seus problemas, desde questões envolvendo inexperiências até paixões mal resolvidas ou quem sabe impossíveis de serem definidas. Algumas cenas parecem ser bem imprevisíveis, mas ai é que está todo o encanto do enredo. A gente não espera que tais coisas aconteçam, e é justamente esse detalhe que deixa a escrita mais sutil – apesar de ser determinante – e mais inocente, mesmo sendo reveladora na maioria dos casos.

Fora esses pequenos conflitos, há também referencias sobre guerras, e tudo parece se sobrepor, independente dos pensamentos. É notável o quanto as mudanças são essenciais ao longo dos capítulos, tornando tudo mais instigante, envolvente e reflexivo. O garoto nem sabe no que acreditar, e logo ele vai atrás de algumas respostas para identificar os perigos ao redor.

Não imaginei que algo tão casual pudesse envolver eventos tão reflexivos. As cenas giram em torno de soldados, violência, envolvimentos inesperados, entre tantas reflexões a serem consideradas. Confesso que não gosto muito de ler sobre esse gênero, porém essa leitura tem muito mais a ensinar, e livros assim merecem uma atenção especial.


“O céu ficou escuro como a noite. Começaram as explosões e o céu ficou vermelho. Os aviões guerreavam entre si e o mundo virou uma grande bola de fogo. Senti o rosto queimando e gritei alucinadamente.” Pg.27


Classificação SEL: 3/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo