3 de janeiro de 2015

Resenha: Érica - Larissa Medeiros Barros Leal @NovoSeculo

Informações do livro:
Título: Érica
Ficção brasileira
Autor: Larissa Medeiros Barros Leal
Editora: Novo Século
Talentos da literatura brasileira
Páginas: 270





Sinopse: Érica tinha uma vida normal em Fortaleza até a manhã em que seus pais foram mortos em seu lugar. Após descobrir que foi incluída na lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, recebe um convite para se tornar uma agente da União Europeia, que luta com todas as suas forças para impedir que judeus fundamentalistas exterminem a humanidade. Enquanto isso, em Moscou, dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos e lidam com a revelação de um segredo que envolve uma das vítimas. No Cairo, uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha arquitetada pela ODTI para submetê-la ás suas decisões. Em Washington, sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais. Em Pequim, um filho procura o pai, há meses desaparecido... Todas essas histórias se conectam. As tensões não são apenas entre povos e religiões, mas também entre pais e filhos, amigos, casais. E a pergunta que não quer calar: conseguirá Érica salvar o mundo da destruição cada vez mais próxima?




Resenha: Érica” é um livro intrigante e que possui uma premissa bem curiosa diante de tantos enigmas e planejamentos. Apresenta assuntos bem aflitivos, principalmente em relação a guerras e tratamentos de judeus. Claro que existem várias explicações sobre os fatos narrados e nesse sentido o texto se faz bem expressivo e realista.

A protagonista Érica conhece uma agencia de espiões após a morte inesperada dos pais. Na verdade ela nem imaginaria que sua vida iria mudar tanto de uma hora para outra, principalmente por causa disso. Ela se vê devastada diante da perda e de tantos sentimentos contraditórios, mas aos poucos revela ser uma pessoa bem determinada e objetiva.

A ambientação se passa em diversos lugares, como Frankfurt – Alemanha, Fortaleza – Ceará e Moscou – Rússia, entre outros. Essas especificações apresentam vários significados que são revelados ao longo dos acontecimentos. Por isso é uma leitura que requer bastante atenção para não deixar passar nenhum detalhe.

Um dos principais pontos positivos do enredo é que a narrativa é clara diante das conspirações. Além disso a autora consegue criar vínculos importantes com os personagens expostos, e essas ligações são fundamentais para o desenvolvimento da história em geral. O mais interessante é que eles tem várias diferenças em relação as suas escolhas e estilo de vida, mas nada disso importa quando surge algo impactante sobre eles e que provoca tantas reações conflitantes.

Parece que a protagonista fica com toda a responsabilidade e infelizmente não consegui perceber uma boa credibilidade nas cenas por causa disso. Ela é tão nova e precisa tomar tantas decisões. Ainda sobre os pontos negativos da trama pode-se dizer também que em alguns momentos a leitura fica um pouco cansativa diante de tantos fatos históricos, informações e personalidades.

O que mais incentiva são os pensamentos investigativos para tentar desvendar essas dificuldades repletas de problemas e intrigas. E no geral, Érica pode ser indicada para os leitores que gostam de acompanhar uma história sobrecarregada de dramas, atuações arriscadas, mistérios e conspirações imprevistas.

                                                   

“Filha, às vezes a solução dos seus maiores transtornos está em algum lugar fora do universo que você conhece. É nessas horas que se deve superar o medo do desconhecido e correr atrás dos objetivos.” Pg.16


 Classificação SEL: 3/5


3 comentários:

  1. Essa sinopse me assustou um pouco, muita informação em um lugar só - parece enredo de filme mesmo. O livro parece interessante, e bem pensado, mas não sei se eu leria não.

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro e pelo enredo confesso que não fiquei animada, mas foi super positivo conhecer mais um livro nacional.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Já li o livro e sinceramente gostei de tudo, apesar que no início tive muita dificuldade pra compreender tudo o que estava acontecendo devido a grande quantidade de personagens e lugares que a história possui, mas fora isso fiquei bem animada com a história. E não é tão pesado como parece.
    Beijos.

    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo