24 de janeiro de 2015

Resenha: Paper Valentine - Brenna Yovanoff

Informações do livro:
Título: Paper Valentine
Autor: Brenna Yovanoff
Editora: Razorbill
Páginas: 306


Sinopse: The city of Ludlow is gripped by the hottest July on record. The asphalt is melting, the birds are dying, petty crime is on the rise, and someone in Hannah Wagnor’s peaceful suburban community is killing girls. For Hannah, the summer is a complicated one. Her best friend Lillian died six months ago, and Hannah just wants her life to go back to normal. But how can things be normal when Lillian’s ghost is haunting her bedroom, pushing her to investigate the mysterious string of murders? Hannah’s just trying to understand why her friend self-destructed, and where she fits now that Lillian isn’t there to save her a place among the social elite. And she must stop thinking about Finny Boone, the big, enigmatic delinquent whose main hobbies seem to include petty larceny and surprising acts of kindness. With the entire city in a panic, Hannah soon finds herself drawn into a world of ghost girls and horrifying secrets. She realizes that only by confronting the Valentine Killer will she be able move on with her life—and it’s up to her to put together the pieces before he strikes again. Paper Valentine is a hauntingly poetic tale of love and death by the New York Times bestselling author of The Replacement and The Space Between.


Resenha em português





Resenha:Paper Valentine” é um livro que mistura elementos diversificados, e esse foi um dos principais interesses ao iniciar a leitura – isso e o fato de a capa ser maravilhosa. São situações envolvendo assassinatos, assombrações, perdas inesperadas e tantas outras buscas por compreensões e respostas que, apesar de tudo, parecem não ter sentido algum.

É um romance extremamente sutil e delicado. E percebi que uma das intenções da autora é fazer com que o leitor entenda as mensagens por meio do texto, talvez para tirar suas próprias conclusões.  Por isso é fácil perceber que a narrativa se torna investigativa por envolver tantos dilemas e detalhes estranhos.

Agora, sobre a leitura em inglês posso afirmar que o texto é bem tranquilo, apesar de que sempre estou com o dicionário do lado para sanar certas dúvidas. Não sou fluente na língua inglesa e tudo que sei, aprendi num curso de inglês antigo e por sempre acompanhar séries e filmes legendados. Também não é o primeiro volume que leio nesse idioma, mas podem apostar que a leitura incentiva bem nosso vocabulário.

Hanna se encontra em uma situação bem complicada e difícil, principalmente por ter que lidar com problemas tão profundos e complexos demais para sua faixa etária. Em paralelo, ainda há uma carga emocional muito forte ao seu redor, sendo que fica ainda mais difícil controlar suas atitudes. Apesar do sofrimento e dos demais desafios, Hanna é uma ótima personagem, principalmente por ser tão objetiva e determinante.

Sua amiga Lilian morreu e apesar de todo tristeza, a protagonista não imaginava que tantas variações fossem ocorrer em um curto espaço de tempo. Primeiro porque Hanna começa a ver o fantasma da amiga e depois porque se vê envolvida em casos de assassinatos em série extremamente misteriosos. O bom é que é possível entender mais sobre intrigas, receios e abatimentos por causa da amizade entre as duas.

Outro personagem que acaba se evidenciado é o carismático Finny Boone. É possível citar várias características sobre ele, seja por conta da personalidade ousada ou por suas percepções inteligentes. O fato é que consegue ser dinâmico, esforçado e ao mesmo tempo até meio acomodado. Ele pode até não aparecer muito na obra, mas rouba todo o foco quando entra em cena.

Pode-se dizer que a trama é bem imprevisível, mesmo porque tentei adivinhar e seguir as pistas sobre o desfecho, mas acabei me surpreendendo mais do que o imaginado. Ponto positivo para isso, afinal de contas, essas passagens envolvendo um assassino não são clichês e favorecem a desenvoltura e o realismo da trama.
                                                


Classificação SEL: 4/5


Um comentário:

  1. Oi!
    Não conhecia esse livro, mas a capa chamou minha atenção, é linda!
    Não li mais do que alguns contos em inglês, até quero começar a ler mais para treinar, mas sou preguiçosa demais... Vou deixar a dica anotada ;)
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo