17 de janeiro de 2015

Resenha: Rockfeller - Alexandre Apolca, Editora Nova Paris

Informações do livro:
Título: Rockfeller
Ficção brasileira
Autor: Alexandre Apolca
Editora: Nova Paris
Páginas: 184




Sinopse: Beto Rockfeller, que possui uma leve versão da síndrome da mão alheia, sonha em fazer sucesso com sua banda de rock. Após ser preso injustamente em um protesto na Avenida Paulista, é liberado e orientado a deixar São Paulo. Ele e sua desconhecida banda — cujos integrantes são: Yakult, Gringo e Santiago dos Santos — decidem se mudar para a mística São Thomé das Letras, a Machu Picchu brasileira. É exatamente nessa aconchegante cidadezinha mineira que começa uma trama estonteante e dinâmica — repleta de aventuras, romances, crimes e mistérios. Rockfeller se envolve com Anita Andrade, a namorada de um dos seus amigos. Esse triângulo amoroso é surpreendido com a súbita aparição de uma terrível enfermidade. Ele, desconcertado, se vê diante de uma difícil decisão, que mexe brutalmente com seus princípios morais e o pior, Rock pagará caro por sua indigesta decisão, seja ela qual for. Além disso, é obrigado a conviver com seus fantasmas, desilusões e psicoses e ainda tem de se acostumar com um enigmático corvo que o persegue. No entanto, após muito tempo, Rockfeller consegue uma segunda chance de ser feliz no Rio de Janeiro, as suas desventuras e psicoses ressurgem, e isso pode levá-lo a uma irreparável situação em que nem tudo que se vê pode ser real...




Resenha: Rockfeller” é um livro bem carismático e emblemático, já que qualquer descrição pode ser sinal para alguma característica importante. Apesar das poucas paginas, é um enredo sobrecarregado de situações difíceis e disposições marcantes. O leitor se sente a vontade na trama elaborada pelo autor Alexandre Apolca, seja por causa das conexões surpreendentes ou pelos momentos dinâmicos.

O prefácio já faz uma apresentação geral sobre a história em si, levando em consideração que existem muitos mistérios a serem revelados. O protagonista Beto Rockfeller Araújo passa por várias experiências inesperadas, estas que são focadas em elementos intrigantes, como o romance, o sobrenatural e tantas aventuras pelo caminho.

Ele conta que existe um corvo que o persegue e sempre repete uma única palavra: Nevermore. As coisas não parecem fazer sentido, mesmo porque é difícil saber o que se esperar na trama. Assim, a narrativa, apesar de imprevisível, consegue repassar muitos fatos importantes para que seja possível entender todos os eventos citados.

Os pequenos detalhes são extremamente importantes, mesmo porque são essenciais para o desenvolvimento dos diálogos e outros episódios. Beto narra sua historia como se seu personagem estivesse escrevendo um livro mesmo, e é justamente isso que faz com que tudo se torne mais empolgante e cheio de emoções.
                                                
Beto faz parte de uma banda de rock e seus pensamentos parecem girar em torno de um sonho sem fim. Ele queria fazer sucesso, fazer vários shows e ser reconhecido por seu trabalho. É notável o quanto é idealista, mas a gente sabe que nem tudo acontece como esperamos. Mas depois que conhece Anita Andrade, se torna uma pessoa confusa e cheia de dilemas. É como se ele perdesse as esperanças de ser feliz, mesmo sentindo que tudo pode mudar a qualquer hora.

O rapaz chegou a ser preso por causa de alguns conflitos – mesmo sendo inocente –, e isso foi só o começo para as diversas transformações. Precisou mudar de cidade, e como não tinha escolhas, sabia que haveria muitas dificuldades pelo caminho, só não imaginava o que iria encontrar pela frente. Legal mesmo é perceber que seus amigos da banda sempre estiveram ao seu lado, apesar de alguns contratempos.



“Eu devia deixar São Paulo, mas não necessariamente tinha que me mudar para Piracicaba. São Thomé das Letras parecia uma boa ideia e, quem sabe, eu teria a companhia de alguns dos meus amigos.” Pg.25


Classificação SEL: 4/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo