3 de fevereiro de 2015

Resenha: Amy & Matthew - Cammie McGovern @galerarecord

Informações do livro:
Título: Amy & Matthew
Título original: Say What You Will
Autor: Cammie McGovern
Editora: Galera Record
Páginas: 336




Sinopse: Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos.Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa.À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou.E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro... exceto o que mais importa.





Resenha:Amy & Matthew”, de Cammie McGovern, é um livro sutil, interativo e ao mesmo tempo extremamente marcante por expor tantas mensagens envolventes e reflexivas. Não sabia muito sobre a história quando comecei a lê-lo, mas nem de longe imaginei que houvesse tanta percepção nos diálogos e principalmente nos próprios personagens. E é incrível perceber como o romance se desenvolve de modo tão sincronizado.

Amy é portadora de necessidades especiais bem expressivas, enquanto Matthew se preocupa demais com as coisas ao seu redor. No começo, pensei que fosse apenas uma de suas principais características, mas logo percebe-se que há muito mais a ser analisado. A gente acha que o foco está apenas nela, mas se engana completamente ao perceber um menino perdido em seus próprios pensamentos angustiantes.

Os dois são incríveis juntos e se ajudam bastante quando ficam perto um do outro. De fato, é essa conexão que torna tudo mais instigante e sincera. É tudo muito emocionante e esse é mesmo o grande destaque do enredo. O mais interessante é que há sentimentos fortes em cada depoimento de Amy e nas pequenas descobertas de Matthew.

A amizade é mesmo improvável e todo mundo consegue perceber isso, apesar de que com o tempo se torna muito mais fácil ver os dois lado a lado. Matthew não tem muitos amigos e gosta do silêncio. Amy é conhecida por todos, mas apenas por causa dos seus problemas aparentes. Mas a pergunta é: quem os conhece profundamente? As pessoas falam que querem ajudar, mas quando surge alguma oportunidade são poucos os que continuam por perto.

Matthew é o responsável por acender novas ideias em Amy. Colegas auxiliares são contratados no último ano da escola. Ela precisa fazer amigos antes de ir para faculdade e encarar novos desafios. Apesar de todos os contratempos, riscos e desgastes do dia-a-dia sabe que suas ações valem a pena quando está perto de Matthew. Eles se complementam de um jeito muito especial e único, são honestos e dinâmicos, cada um a sua maneira.

O enredo trata de temas importantes, como a convivência com pessoas diferentes, questões sobre entrosamentos complicados, sobre o TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo, entre outros assuntos intricados. Esses impulsos ao longo dos acontecimentos expõem muitos receios a serem explorados pelo leitor, e acredito que seja essa mesma a intenção.


“Matthew já tinha um pressentimento de que aquilo não ia funcionar. Quanto mais pensava a respeito, mais certo ficava de que não funcionaria. Ele conhecia Amy desde o segundo ano, mas não a conhecia de fato. Não eram amigos. Ele se lembrava dela, claro, mas até aí lembrava-se de muita gente do ensino fundamental de quem não era amigo agora.” Pg.11


Classificação SEL: 4/5


2 comentários:

  1. adoro livros assim, com tramas impactantes. personagens com problemas assim sempre me interessam também.
    fiquei curiosa para conhecer esses dois. não conhecia a autora ainda e nem este livro, mas fiquei com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  2. Oláá
    Como vai?
    Nossa, assim que vi a capa desse livro, eu o quis e depois de saber mais, quis mais ainda e espero comprar em breve e adorar a leitura, que bom que gostou também e sua resenha ficou linda haha me deixou ainda mais curiosa sobre.

    Beijos
    Comente ;)) http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-um-amor-um-cafe-nova-york.html

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo