6 de fevereiro de 2015

Resenha: A máquina antibullying - Marcelo Amaral @VermelhoMarinho

Informações do livro:
Título: A máquina antibullying
Turma da Página Pirata #1 
Autor: Marcelo Amaral
Editora: Vermelho Marinho
Páginas: 166




Sinopse: A Página Pirata é um jornalzinho de enorme sucesso no colégio São João. Mas nem mesmo toda essa popularidade é capaz de livrar seus criadores de sofrerem nas mãos dos valentões da escola: a terrível gangue do Mário, liderada por um jovem mandão. Cansado de tanta perseguição, Paçoca resolve criar uma máquina capaz de dar o troco em quem curte maltratar os outros. Mas e se aquilo que parece ser a solução de tudo se revelar, na verdade, um novo problema? Será que o jovem inventor vai descobrir que é muito mais difícil lidar com essa questão do que parece? Embarque nessa aventura divertida e emocionante que nos leva a refletir sobre a questão do bullying, a importância da família e o valor das verdadeiras amizades.



Resenha: A máquina antibullying” é um livro juvenil que aborda assuntos bem interessantes e ainda mais reflexivos.  Envolve questões sérias, mas nem por isso a leitura deixa de ser descontraída e simples. Percebe-se que a real interação do autor é expor casos problemáticos para que haja mais comparações com a vida real. E é claro que não é difícil conhecer alguma história parecida com a retratada no enredo.

 Gostei bastante como a narração apresenta os personagens, ações, objetos, pensamentos e tantas outras descrições dinâmicas. Esse é o primeiro livro de uma série chamada Turma da Página Pirata, então nosso primeiro questionamento se refere a esse título. A Página Pirata refere-se a um jornalzinho impresso em um colégio.

Um dos primeiros destaques segue por conta das referencias acerca deste jornal. Percebe-se que há muita dedicação com os alunos envolvidos, mesmo porque este material é realizado de forma independente, o que dá a entender que é preciso ter muita atenção e empenho especial. Sete alunos – todos sob o pseudônimo iniciados pela letra P – se responsabilizam pelas edições e cada um demonstra ter suas peculiaridades, independente de estarem mais presentes ou não.

Pastilha (Juliana) é editora-chefe e repórter investigativa, Paçoca (Plínio) é colunista científico, Pimenta (Beto) é ilustrador e quadrinista, Princesa (Ana Sophia) é colunista de fofocas, Piolho (Zeca) é fotógrafo, Pinguim (Léo) é criador de passatempos e atividades e Peteca (Viviane) segue como colunista de saúde e nutrição.

As crianças tem entre nove e treze anos, e são muito perspicazes e organizados no trabalho idealizado. Não tem como não se identificar com alguns pensamentos seus ou pensar em como resolver seus dilemas. São bem diferentes um do outro, mas se entendem na maneira do possível, mesmo porque estão em cargos desejados por eles.

Em paralelo, há ainda situações que exploram intrigas e rivalidades com valentões da escola. O bullying é retratado de maneira suave, isso porque percebe-se que o autor deseja focar em algo leve, mas realmente importante. É interessante destacar que nas últimas páginas tem uma edição extra do jornal intitulada com o seguinte texto: “Como lidar com o bullying?”

Essa turma surgiu por meio da série infantojuvenil “Palladinum” e para quem não conhece vale a pena conhecer as aventuras deles.  O autor também é responsável pelas ilustrações ao longo dos acontecimentos, fazendo com que a leitura fique ainda mais interativa. O próximo livro desta coleção se chama “A s.u.p.e.r. gincana” e é claro que já estou curiosa para conferir as próximas cenas. Afinal de contas, é muito bom se divertir com uma obra tranqüila, jovem, revigorante e cheia de emoções novas.



“Juliana até sabia curtir um pouco mais o intervalo, mas de um jeito só dela: tratava de fazer um lanche bem rápido, para então poder se dedicar a escrever suas matérias investigativas para a Página Pirata. Volta e meia aproveitava o intervalo para convocar reuniões com sua equipe, de modo a poder acompanhar de perto as atividades de cada um: testar os passatempos criados por Pinguim, ver as fotos tiradas por Piolho, aprovar as tirinhas desenhadas por Pimenta, revisar as dicas de saúde de Peteca, corrigir a coluna de fofocas de Princesa e ler o artigo científico de Paçoca.” Pg.15



Classificação SEL: 4/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo