10 de fevereiro de 2015

Resenha: O morro do acaso - Valter Simas @ChiadoEditora

Informações do livro:
Título: O morro do acaso
Autor: Valter Simas
Editora: Chiado
Páginas: 188




Sinopse: O Morro do Acaso narra a trajetória de Thiago, desde a adolescência à vida adulta. O livro é dividido em cinco capítulos: Efeito Borboleta, Correntezas do Além, Flor de Lótus, Roda-Gigante e Jogando os Dados, cada um tendo como foco um ciclo na vida do protagonista. Através de uma trama envolvente, repleta de surpresas e com um final emocionante, O Morro do Acaso remete-nos a uma viagem interior na qual a mente humana é concebida como detentora de força própria. Esta não é definida como inimiga, mas a necessidade de tornarmo-nos senhores da mesma é evidenciada. A meditação e seus benefícios são apresentados ao leitor assim como a noção de que o passado deve ser enterrado, baseado na conclusão de que só o presente existe e no instante repousa a eternidade. A vida, por sua vez, é descrita como um grande sonho, finita e transitória. Logo, nada há para se preocupar, eis que tudo passa. Em sendo assim, o livro defende a assertiva de que até as tormentas do caminho devem ser vividas na sua plenitude. Isso decorre da noção de que toda moeda possui duas faces, ou seja, onde uma estiver também a outra estará necessariamente. Por consequência, ninguém ou nenhum acontecimento seria unicamente bom ou mau. Em resumo, a arte de viver é ilustrada pela capacidade de se adaptar e valsar durante as diferentes músicas que se fazem presentes no decorrer da jornada de cada um.



Resenha: “O morro do acaso” é um livro bem curto, mas que desperta várias reflexões no leitor. Possui apenas cinco capítulos e cada um deles explora momentos diferentes, repletos de emoção e expressões sinceras. A interpretação é uma das peças fundamentais dessa leitura, sendo que o texto praticamente funciona como um diálogo interior, relevando traços sutis e íntimos.

O protagonista Thiago tem dezesseis anos e se mostra uma pessoa bem tranquila e sociável. É alegre, sonhador e motivado, por isso passa tantas impressões positivas ao seu respeito. O que mais se destaca é a sua ligação com a música, já que o faz se tão envolvido e equilibrado nas suas atitudes. De certa forma, acredito mesmo que essa seja a intenção do autor: apresentar alguém crível em nossa própria realidade.

Thiago conhece novas pessoas e passa por experiências únicas, que chamam a atenção justamente por fazer interpretações relevantes com a vida em geral. Ele começa a namorar Marta e tudo parece ser ainda mais perfeito ao seu lado. Em contrapartida, há ainda as atenções voltadas para a escola e suas devidas pressões ocasionadas pelo vestibular, assim como o futuro em si.

O morro do acaso é ainda mais importante devido aos acontecimentos narrados nessa ambientação. Após um tempo, percebe-se uma inquietação constante e carregada de preocupações desconhecidas. Ele sabia que poderiam ocorrer mudanças a qualquer momento, e essa sensação já o deixava mais pensativo, triste e desconfortável.

Com o tempo, a narrativa se encarrega de mostrar os vários encontros e desencontros que, de alguma maneira, influenciaram nas escolhas feitas em sua vida. E é nesse sentido que percebemos uma ligação convincente sobre nossas ações. Assim, acompanhamos seu desenvolvimento na faculdade e alterações de humor e novas características de personalidade.

Há referências marcantes a respeito de romance, dificuldades e descobertas diversas ao longo do caminho.  Este livro possui poucos diálogos, mas há a abertura para evidenciar outros personagens nas cenas. Enfim, os elementos se unem com clareza nos conhecimentos de Thiago e é por isso mesmo que é interessante perceber esses incrementos.

“Muitos passam pela vida e não conseguem ou não se permitem alcançar o encontro com tudo e consigo mesmos, mas Thiago vivia ali seu incrível momento.” Pg.13

Classificação SEL: 3/5


3 comentários:

  1. não conhecia esta trama, mas parece ser ótima.
    o personagem tem só 17 anos mas aparenta ser bem experiente para a sua idade...
    só li um livro lançado por esta editora mas achei ela ótima. fiquei curiosa pela trama. quem sabe eu consiga comprar em breve... ;~~

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha e fiquei curiosa, espero ter a oportunidade de ter este livro em mãos em breve.

    Vanessa - Blog Closet de Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei o blog...

    Parabéns pela resenha:)

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo