16 de março de 2015

Resenha: O pequeno príncipe - Antoine de Saint-Exupéry @geracaobooks

Informações do livro:
Título: O pequeno príncipe
Edição de luxo
Título original: Le petit prince
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Geração Editorial
Páginas: 160





Sinopse: Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.







Resenha: Fiquei bem curiosa a respeito da edição de luxo do clássico “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, que a Geração Editorial lançou. A tradução é de Freii Betto e também foram lançados outras duas edições, pocket e em ebook. Essa edição luxo tem capa dura e possui detalhes em dourado incríveis, ilustrações lindas e complementares. O fato é que não canso de olhar e folhear esta obra maravilhosa, e com certeza entra na lista de desejos de qualquer fã da trama.



Confesso que, apesar de conhecer a história por cima, não tinha lido o livro e nem tinha nenhum exemplar dele na estante. Ainda bem que surgiu essa oportunidade de leitura, e é mesmo uma honra ter uma obra tão linda, afinal de contas, percebi que a história é muito reflexiva e de certa forma ainda mais emocionante.



As frases grandes na página acrescentam novos sentidos a quem está lendo, mesmo porque, na minha concepção, as palavras possuem significados bem maiores quando são destacadas por algum motivo. E a gente sabe que motivos não faltam nessas cenas tão nítidas e cativantes. Diria que o texto é inteiramente reflexivo, já que é possível pensar e imaginar bastante sobre cada ato exposto.



A interpretação é um dos principais destaques nas páginas, e isso faz toda a diferença, já que cada leitor pode se situar a sua maneira. É um livro de uma criança e um adulto, e são as pequenas expressões que diferem um do outro. A convivência é um fator extremamente relevante, pois só assim é possível tirar as próprias conclusões sobre as experiências vividas e descobertas afins.



Um piloto cai com seu avião num deserto, e é nessa ambientação que encontra uma criança extremamente peculiar. Se bem que o piloto também se evidencia por suas questões de abrangência e determinação. 



Antes desse encontro, o piloto expõe suas pequenas idéias diante de dois desenhos distintos e é mais um aspecto crucial na trama. O menino encontrado se mostra bem misterioso, mas acima de tudo gentil, perspicaz e sincero. Afinal de contas, conseguiu perceber o significado do desenho da jibóia vista por fora. Este é o Pequeno Príncipe, que diz ter vindo de um planeta bem pequeno e é tão curioso a respeito de tudo.



Agora entendo perfeitamente como as pessoas se sentem diante desse livro. É sensível, empolgante, repleto de compreensão e sentimentos especiais. Me apaixonei completamente pela história, pelos detalhes, pela edição e me sinto ainda mais culpada por não ter o lido antes. Se alguém não leu esse livro ainda, por favor, leia o quanto antes!
                                                                                                           
Classificação SEL: 5/5 ♥


4 comentários:

  1. Essa é uma história fascinante e o livro tá lindo demais, a editora arrasou!
    Seu post ficou muito bom! *------*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é mágico, consegue encantar não só crianças mas adultos de todas as idades. Os desenhos são fofos, simples e que mexem com a imaginação. As lições que esse livro nos passa é digno de fazer parte de qualquer educação na relação pais e filhos. Quando li esse livro a primeira vez, ele me marcou de tal forma que ainda me lembro de frases como:

    "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante"

    "Tu não és para mim senão uma pessoa inteiramente igual a cem mil outras pessoas. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo..."

    “Tu julgarás a ti mesmo – respondeu o rei. – É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.”

    Tem como não amar?!?!

    Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ótimo livro.Cativante,emotivo e poeticamente realista.
    Fala das verdades e princípios que se deixa voar com o vento,mas que deveríamos fazer ficar dentro de nós.Tenho a edição pocket lançada pela AGIR,mas gostei muito desta edição.
    As fotos ficaram muito boas,parabéns.Gostei do marcador de páginas rsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Personagens marcantes, frases poéticas, um mundo de fantasias e repleto de magia, assim era o universo de Antoine de Saint-Exupér, assim nasceu O pequeno príncipe.
    O pequeno príncipe é uma obra-prima fantástica. Além de ser uma história sensível, simbólica e poética, a obra de Antoine de Saint-Exupér explora um universo infinito de fantasias e sentimentos, proporcionando mensagens ao leitor sobre os verdadeiros valores da vida, como amor, valores de uma verdadeira amizade e simplicidade, como um pôr-do-sol. Não é à toa que O pequeno príncipe foi o terceiro livro mais vendido da história.
    "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

    Parabéns pelo blog e pela resenha. Divulgar uma obra-prima como esta é fazer o mundo um lugar melhor para se viver.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo