17 de março de 2015

Resenha: Supernova - O encantador de flechas - Renan Carvalho @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título:Supernova
O encantador de flechas
Supernova # 1
Autor: Renan Carvalho
Editora: Novo Conceito
Selo: Novas páginas
Páginas: 440




Sinopse:Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos — nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos. Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.




Resenha: Supernova” possui uma narrativa bem centrada em assuntos complexos, diante de uma ambientação fantasiosa, distópica e rica em detalhes. Esta obra, publicada pelo Grupo Editorial Novo Conceito, sob o selo Novas Páginas, apresenta algumas ilustrações, além de um capítulo extra do próximo volume.

Leran Yandel não parece estar muito atento aos problemas que o rodeiam, visto que a comunicação não é muito priorizada na cidade em que habita. Ele não tem muitas escolhas e é justamente isso que o deixa tão frustrado e sem saber qual direção seguir. E isso é um sentimento que fica muito visível, desde as primeiras páginas. O bom é se mostra confiante, junto aos seus aprendizados, para conseguir mudanças ao seu redor.

A vida é mesmo feita de várias dúvidas e decisões sérias, e é nesse caminho que o protagonista precisa saber se deve seguir os interesses familiares ou se preparar para novas opções. Um dos personagens que também se evidencia é seu avô, Bretor Yandel, que o faz perceber que há muito mais entre a realidade e a magia, já que este é o principal responsável por seus ensinamentos. Os personagens secundários se situam de forma harmoniosa na trama, e assim como há aventura, também não poderia faltar romance, mesmo que de forma bem sutil.

O prólogo narra uma história bem interessante sobre seis irmãos e seus poderes de criação. Este conto, “A criação do mundo”, faz parte do livro didático da cidade de Acigam e já é possível perceber algumas distinções do texto. Assim o avô conta sobre questões de rebeliões e tantas outras lutas contra o governo. Aos poucos surgem muitas explicações sobre as ações envolvendo finanças e políticas. Claro que tudo gira em torno de poder e conflitos de opiniões.

Narrado pelo ponto de vista de Leran, há varias referencias sobre sua rotina, entre outros pensamentos conflituosos. O garoto é muito habilidoso com o arco e flecha, e praticamente essa é uma de suas principais características. É interessante perceber os conhecimentos adquiridos, desde atos sobre captações de energia, descobertas de encantos ate outros tipos de técnicas específicas e ainda mais poderosas.

Confesso que demorei um pouco a me apegar aos personagens e achei que algumas situações passaram a sensação de serem um tanto forçadas. Independente disso, o autor Renan Carvalho explica bem sobre as consequências dos atos e isso se evidencia quando o leitor tem novas perspectivas nas cenas. O próximo livro dessa série se chama “A estrela dos mortos”.


“Agora tudo faz sentido. Os comerciantes se reuniam para falar sobre os problemas da cidade e, nos intervalos, trocavam conhecimento sobre o controle de energias, uma vez que a fonte desse saber não podia mais ser acessada. Isso confirma minha teoria: o motivo do conflito atual é muito mais financeiro e político do que algo relacionado ao controle. Os magos estão envolvidos pela simples coincidência de que essa pratica é mais comum na classe comerciante. Hoje, o controle é a única arma que eles têm contra o governo.” Pg.58


Classificação SEL: 3/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo