4 de maio de 2015

Resenha: Diário de um adolescente apaixonado - @FaellMoreira @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: Diário de um adolescente apaixonado
Autor: Rafael Moreira
Editora: Novo Conceito
Selo: Novas páginas
Páginas: 128




Sinopse: Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família. Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas. O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.




Resenha: Diário de um adolescente apaixonado” é uma leitura bem simples e descontraída, diante de dilemas normas que um adolescente pode estar vivenciando. Confesso que estava meio receosa diante desta leitura e também não conhecia o autor, porém acredito que é possível perceber bastante envolvimento na trama, mesmo porque é fácil se identificar com algumas situações apresentadas.




Rafael Moreira escreve de maneira natural e de certa forma bem objetiva. Não faz rodeios ou descreve demais os episódios, mesmo porque de sua maneira, consegue dar vida aos seus pensamentos e demais reflexões. Nunca vi um vídeo dele e por isso não sei o jeito de se portar, mas acho bem interessante a forma como se define e como expõe suas experiências de vida.




O autor já inicia relatando que já fora um pouco gordinho e que não era nem esse fato que o incomodava, e sim a pressão diante das pessoas ao seu redor. Há muitas provocações e brincadeiras sem sentido, e ele só quer deixar claro que as pessoas precisam se aceitar do jeito que são. Não dá para não concordar com ele, já que sempre existe muita discriminação sobre o corpo e atitudes das pessoas.




Gostei bastante da forma como os problemas são relatados, principalmente porque o texto se torna bem fluente e centralizado a casos envolvendo adolescentes. Existem muitas questões sobre controles, excessos, preferencias, desprezos, receios, emoções marcantes, entre outros. Tem gente que acha que adolescente não sofre ou tem crises inexplicáveis, mas só quem passou realmente por certos tipos de situações que consegue compreender a imensidão das dificuldades.

Existem muitas pessoas conhecidas na internet e é fato que a gente pode até nem conhecer a maioria deles. Há um público especifico para cada area, mas o ponto onde quero chegar é que, através destas crônicas é possível conhecer alguém bem mais profundamente. E é claro que podemos nos tornar fãs apenas por sua escrita, afinal de contas, a palavra tem uma importância fundamental em nossas vidas.



Eu, particularmente, adoro livros com esse estilo. Se torna muito fácil compreender as mensagens nas entrelinhas do texto e o bom é que sempre pode ajudar várias pessoas nas situações mais diferentes possíveis. Recomendo a leitura deste livro em uma ocasião difícil para dar novas animações ou apenas para descontrair mesmo.


“Fazer alguém sofrer só por conta da aparência, da forma física, é uma coisa que apenas um sujeito doente e babaca faz. Porque, convenhamos, o corpo é essa coisa estranha. Nem sempre conseguimos controlar o nosso crescimento, o quanto pesamos ou o quanto gostaríamos de pesar. Principalmente na fase de crescimento, que é aquela loucura com o corpo, a voz, a cabeça...” Pg.52

Classificação SEL: 4/5


Um comentário:

  1. eu ainda não li este livro, mas estou bem curiosa
    ele parece ser bem descontraído, e isso que me atraíu
    também não conheço o canal dele, mas sei lá, acho que prefiro conhecer ele pelo livro kkkkk

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo