28 de julho de 2015

Resenha: Só o amor pode curar - Clara Benicio @grupopensamento

Informações do livro:
Título: Só o amor pode curar
Autor: Clara Benicio
Editora: Jangada
Páginas: 496





Sinopse: Bia é uma professora de literatura, que estende seu amor pelos livros ao trabalho voluntário que faz no hospital onde o irmão é médico, lendo trechos de obras literárias clássicas para os pacientes. Casada com Rodrigo, ela leva uma vida tranquila, ainda que afetivamente incompleta. Após um grave acidente na serra de Petrópolis, Bia adquire o dom de enxergar a aura das pessoas. De uma forma inesperada, ela conhece Léo, um jovem estudante com uma aura brilhante e o mesmo gosto por livros antigos, que faz seu coração bater mais forte e ambos sentem como se já se conhecessem há séculos. A relação de amizade entre eles acaba se tornando um amor arrebatador. Impedidos de viver esse amor, Bia e Léo vão ter que enfrentar muitos dilemas até que o destino lhes dá duas opções: cada um seguir o seu caminho ou atender ao apelo da alma e do desejo e viver plenamente esse grande amor.




Resenha: Só o amor pode curar”, de Clara Benicio, é um romance cheio de altos e baixos, visto que a história conta com vários dramas a respeito de familiares, perdas, superações e afins. Por um lado, há a protagonista central tentando reconstruir sua vida com novas experiências, e do outro lado há o desenvolvimento sobre mudanças que dão novas direções aos personagens.

Bia possui características bem marcantes, mas não se destaca tanto, pelo menos não como o esperado. Talvez o problema tenha ocorrido por causa das minhas expectativas pessoais sobre a trama ao me deparar com cenas diferentes. Claro que são apenas opiniões, porém acredito que a autora deveria explorar mais todos os ângulos dos personagens, mesmo porque isso é o que faz toda a diferença.

O enredo gira em torno das perdas ao longo da vida de Bia. Primeiro foi seu pai e depois a mãe. Em paralelo, a narrativa trabalha a forma como Bia consegue enxergar a aura das pessoas. Fica claro o quanto esse dom é particular e como pode afetar o comportamento humano. As explicações são bem construídas, porém poderia haver mais descrições sobre isso, desde consequências, receios e afins.


É até complicado expressar emoções sobre a relação de Bia com o marido Rodrigo e depois com os encontros com Léo. São pessoas diferentes e ambos possuem destaques que os tornam importantes. Porém, escolhas precisam ser feitas e sobre isso a autora consegue trabalhar bem, levando em consideração que qualquer atitude pode decorrer de um erro.

Independente dos sentimentos que surgem, Rodrigo é possessivo e suas reações parecem muito sincronizadas. Bia se confunde por não ter certeza do que pode ser o mais certo, ainda mais porque não esperava se decepcionar com a pessoa que escolheu para se casar. Já Léo é mais novo e tem muito mais em comum com Bia, dando novas oportunidades de entendimento. Ainda assim, os problemas são bem insistentes, e só com muita persistência e força de vontade para conseguir se adaptar.

O tempo vai passando e por isso vale a pena conferir os caminhos diante de tantos obstáculos. Assim, o ponto alto segue por conta dos detalhes, que são vários e incrementam o visual nostálgico das passagens. As interações também se mostram cada vez mais fortes e é por isso que o leitor consegue se envolver mais.


Classificação SEL: 3/5


20 comentários:

  1. tenho curiosidade em ler este livro mais pelo fato de ser nacional.
    alguns pontos na trama me desagradam, mas prefiro não citar porque vai que eu leio e acabo gostando né hahaha

    ResponderExcluir
  2. Bem, como adoro romance e dramas familiares, já sei que vou gostar do livro.
    Não gosto muito de triângulos amorosos, mas tenho certeza que aqui dá uma apimentada no livro e cria todo um drama em relação a isso...
    Gostaria de conferir a leitura desse livro.
    “A vida é muito importante para ser levada a sério.”(Oscar Wilde)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  3. O título é bastante sugestivo e se o enredo for focado nele, parece ser uma história que vale a pena ser lida. Mas, ao ler sua resenha, senti que pelo que você relata faltou algo no total. Só lendo para poder saber se vou gostar ou não. Aguardando oportunidade para ler.

    ResponderExcluir
  4. É bem o tipo de livro que eu gosto de ler. Gostaria muito de poder lê-lo. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha, mesmo sendo um pouco negativa, continuo curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  6. Preciso ler mais livros de autores brasileiros e esse enredo me cativou! Amo um drama feat romance! bjs

    ResponderExcluir
  7. O livro trabalha um dilema real que ocorre em muitos casamentos. depois de um tempo, conhecer outra pessoa e se apaixonar. Curioso para saber o fim dado pela autora.

    ResponderExcluir
  8. Conheço a autora mas ainda não tive oportunidade de ler sua obra.
    Depois dessa resenha o meu desejo de ler esse livro é maior.
    Parabéns pelo blog e a autora também.

    ResponderExcluir
  9. já vi esse livro porem ainda ñ tive a oportunidade de ler :'( chega mim da uma dor no coração quando escuto alguém falando dele perto de mim rsrs....
    acho essa capa linda e de acordo com sua resenha aposto de o conteúdo também .

    ResponderExcluir
  10. Eu me interessei pela protagonista. Ansioso para ler!

    ResponderExcluir
  11. Achei bem interessante a permissa do livro e acabei ficando curiosa.
    Parabéns pela leitura e pela resenha. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  12. Bastante interessada a ler este livro e gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  13. Amizade se tornando amor é sempre um tema atrativo. Resenha interessante.

    ResponderExcluir
  14. A história tem lá seus encantos. Um drama envolvente e personagens bem intensos. Gostei de conhecer a história e espero poder ler logo. quero saber como vai terminar esse romance.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Não sou muito ligada por livros nacionais, justamente pelas minhas altas expectativas em relação ao enredo e os personagens e na maioria das vezes só me decepciono, mas estou bem curiosa em relação a este livro.
    Após ler a sinopse estou bem curiosa e pelo que vi na resenha o livro é bem envolvente, espero poder ler logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li um livro que trate sobre um relacionamento entre uma mulher mais velho do que o homem, é estranho ver que em pleno o século em que vivemos ainda existe esse tipo de preconceito, na minha família isso é bem comum, até porquê nós amamos uma pessoa pelo o que ela é e não pela idade que tem!

    ResponderExcluir
  17. Hello!
    Gostei do que li na sinopse e acho que vou gostar do livro, por se tratar de um romance que tem altos e baixos e mudanças na percepçao da pessoa que a protagonista casou.
    Uma pena que nao tenha sentido aquela identificação com a pBia, as vezes acontece, mas ainda sim acho que sera um livro leve e bom de ser ler...
    Acho que já imagino o final, mas quero ver como se chegará ao desfecho.
    Linda dica e a capa me lembrou ate os livros do Nickolas Sparls.
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Geralmente não sou muito fã de livros nacionais, mas achei o enredo interessante, tem umas partes que não gostei muito, mas nunca se sabe né? o livro pode surpreender. *-*

    ResponderExcluir
  19. Amo livros! Adoraria poder ganhar um exemplar desta obra maravilhosa.
    Lindo post!

    ResponderExcluir
  20. Irei ler agora haha.... Adoro estes romances... bjoks

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo