11 de agosto de 2015

Resenha: Provação - Troy Denning, Editora Aleph

Informações do livro:
Título: Provação
Star Wars Legends
Título original: Crucible (Star Wars Legends)
Autor: Troy Denning
Editora: Aleph
Páginas: 408




Sinopse: Lançado em 2013 como "última grande aventura de Luke, Han e Leia", o livro se passa 40 anos após os acontecimentos de O Retorno do Jedi. Na trama, escrita por Troy Denning, o trio começa a sua aventura quando Lando Calrissian pede ajuda para enfrentar piratas espaciais na sua nova refinaria na Orla Exterior.



Leia também:
Star Wars Legends Star Wars: Herdeiro do império - Timothy Zahn (Editora Aleph)



Resenha: Qualquer livro que tenha como ambientação o universo de Star Wars já gera muitas e muitas expectativas para os leitores – e fãs – da saga. E não seria diferente em “Provação”, de Troy Denning. Há ainda mais suspense sobre essa obra justamente pela aventura ser narrada após um período considerável, o que causa novos questionamentos sobre o rumo desses personagens tão peculiares.

Preciso confessar que não sou tão fã, assim como não conheço muitas passagens e personagens que são citados. É possível encontrar muitas histórias que são expandidas, e talvez por isso haja certas discordâncias em alguns momentos. Alguém que leu, já pensou dessa forma também ou ao menos se questionou sobre algo que não tinha conhecimento?!

Enfim, há ação envolvida do começo ao fim e é esse pequeno detalhe que faz tudo valer a pena. Não basta apenas citar sobre as atitudes, já que é preciso explorar as ambições de cada personagem, assim como seus desenvolvimentos. Acredito que esta seja a real intenção do autor, principalmente para poder diferenciar de outras tramas.

Por falar em diversificação, vale citar que nem tudo parece ser tão conhecido mesmo e o texto se encarrega de explicar os fundamentos para tais escolhas. Como exemplo, é necessário citar o Columi, já que este ser é denominado como um vilão em cena. São ousados mesmo, já que as situações demonstram questões que precisam de mais inteligência e menos força física.


No começo não consegui imaginar uma forma muito coerente para eles, entretanto depois de certas descrições dá para ter uma noção bem clara do que são capazes. Sério, eu poderia escrever muito mais sobre essa raça, mas só vou afirmar que não são o que a maioria das pessoas esperam. Portando, as surpresas e demais reviravoltas estão mesmo nessas pequenas proeminências.

Gostei do livro justamente pelas interpretações ousadas e que incrementam ainda mais os episódios narrados. Não há como saber quais serão os próximos passos dos desafios e tem muitos perigos envolvidos também, até nos mais simples debates. Apesar de tudo, acredito que é interessante ler primeiro a obra de Timothy Zahn primeiro.

Classificação SEL: 4/5


2 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Adorei o blog.
    Sobre sua pergunta sobre as discordâncias, não acho que seja bem isso e que no arco temporal eles se encaixam bem. Acho porém que a Aleph deveria ter lançado esse livro mais pra frente porque entre a trilogia Thrawn e ele há um mar de publicações. Se a pessoa não está familiarizada com o Universo Expandido pode se perder com as histórias dos personagens (como a Vestara e os filhos de Leia e Han) e levar spoiler graves. Penso que esse foi ponto negativo. Para mim, os livros do Timothy Zahn são muito melhores e mais convincentes na sua abordagem dos personagens (clássicos ou do UE).

    http://www.entrelinhasfantasticas.com.br/2015/07/resenha-star-wars-provacao-troy-denning.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada por seu comentário. Também gosto bastante dos livros de Timothy Zahn <3 Beijos, Fê

      Excluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo