21 de setembro de 2015

Resenha: Filho dourado - Pierce Brown @GloboLivros

Informações do livro:
Título: Filho dourado
Trilogia Red Rising # 2
Título original: Golden Son 
(Red Rising #2)
Autor: Pierce Brown
Editora: Globo Livros
Selo: Globo Alt
Páginas: 549



Sinopse: A esperada sequência de Fúria Vermelha põe novos adversários e desafios terríveis no caminho de Darrow. Dois anos após a conclusão do Instituto, o jovem descobrirá que se infiltrar na elite da sociedade e destruí-la por dentro será mais difícil do que parece. Sua primeira vitória atraiu novos inimigos que usam a intriga e a política em vez das armas. E ele terá que aprender a combatê-los. Filho Dourado figurou na lista de mais vendidos do New York Times e colocou Pierce Brown entre os jovens autores promissores de ficção científica da atualidade. A mistura de crítica social, ação, distopia e cultura pop que conquistou os leitores em Fúria Vermelha vai além no segundo volume. Novos personagens entram em cena, as disputas chegam a novos pontos do sistema solar. O autor criou uma trama emocionante e cheia de reviravoltas que prendem o leitor até a última página. Pierce Brown criou um universo fascinante que mistura viagens espaciais, colônias interplanetárias e alta tecnologia com a mitologia grega. O primeiro livro da trilogia, Fúria Vermelha, será adaptado para o cinema por Marc Forster, diretor de Guerra mundial Z.

          
Leia também:
Red Rising #1 Fúria vermelha - Pierce Brown (Globo Livros)

NÃO TEM SPOILERS


Resenha: Filho dourado”, de Pierce Brown, é o segundo volume da trilogia Fúria Vermelha. E essa distopia é tão empolgante, conflituosa e crítica quanto o primeiro. Se já fiquei apaixonada no primeiro título, imagina nesse. Larguei tudo que estava fazendo e comecei a leitura viciante. Além disso, amo as capas dessa série, já que se mostram tão representativas e de acordo com os elementos da trama.

Não é nenhuma novidade que acabei me surpreendendo em vários momentos, tanto pelas inúmeras revelações, pelas intrigas ou por causa das decisões inusitadas feitas pelos personagens em um ambiente político e catastrófico. A maioria das cenas foca bastante nas emoções gerais, e o medo é o que mais se evidencia nesse caso.

É uma história fascinante, principalmente por causa das características dos personagens centrais, afinal de contas, tudo é essencial nesse trajeto. Entretanto, fiquei meio receosa sobre algumas escolhas arriscadas, especialmente porque as consequências poderiam ser devastadoras. Depois de algumas conclusões, a percepção mais clara é a de que isso é intencional mesmo.

Darrow luta contra a opressão de seu povo e é incrível perceber como é forte e ousado, independente das adversidades que ocorram. E o ambiente em que se encontra não poderia ser mais obscuro e trabalhoso, por mais que seja uma oportunidade única. O problema é que não há muitas pistas, além disso, algumas coisas podem ser consideradas bem cruéis.

As mentiras estão por todos os lados, então acredito que a principal dificuldade, dentre muitas, é descobrir quem é confiável ou não. Isso torna tudo mais crível, ainda mais porque o leitor não tem como imaginar quais serão os próximos passos. Por isso mesmo que já necessito da continuação (Morning Star) para encontrar as respostas para todos os questionamentos (não são poucos).

A personalidade de Darrow, assim como a de outros personagens, está sofrendo algumas mudanças que são bem visíveis e ainda mais necessárias para se manter firme com seus planejamentos. Severo é outro personagem extremamente cativante, e pode-se dizer que suas passagens representam momentos de descontração, apesar de todo o caos ao redor.

A narrativa segue o mesmo padrão do primeiro livro e confesso que no começo demorei um pouco para me adaptar as informações, as expressões e até aos acontecimentos mais recentes. Porém, o autor é habilidoso e consegue envolver o leitor rapidamente, de modo que começamos a lembrar das cenas anteriores.

Classificação SEL: 5/5


Um comentário:

  1. Helloo, Fê! Tudo bem?!
    Eu amo Red Rising. Já comprei Filho Dourado e estou aguardando ansiosamente chegar para ler essa obra prima do Pierce. Que resenha linda, completa e sem spoilers, o mais importante. Estou cada vez mais curiosa sobre o que o Darrow vai fazer. Amo o Sevro! Sou uma uivadora também ahaha.
    Ah, gostei que mudou o nome do blog. Ficou mais pessoal!!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo