19 de setembro de 2015

Resenha: Zac & Mia - A. J. Betts @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: Zac & Mia
Título original: Zac and Mia
Autor: A. J. Betts
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288





Sinopse: A última pessoa que Zac esperava encontrar em seu quarto de hospital era uma garota como Mia - bonita, irritante, mal-humorada e com um gosto musical duvidoso. No mundo real, ele nunca poderia ser amigo de uma pessoa como ela. Mas no hospital as regras são diferentes. Uma batida na parede do seu quarto se transforma em uma amizade surpreendente. Será que Mia precisa de Zac? Será que Zac precisa de Mia? Será que eles precisam tanto um do outro? Contada sob a perspectiva de ambos, Zac e Mia é a história tocante de dois adolescentes comuns em circunstâncias extraordinárias.





Resenha: Uma das primeiras coisas que me chamou a atenção neste livro foi o aviso dado pela autora Fiona Wood (Seis coisas impossíveis) na capa, dizendo que assim que o leitor começar a ler não irá mais largar. “Zac & Mia”, de A. J. Betts acabou me surpreendendo por vários motivos e realmente não parei de ler até finalizá-lo.



Zac Meier. Mia Phillips. São personagens distintos. Ou não. Estão diante de uma atmosfera arriscada e cada um tende a se preocupar com coisas aleatórias. Entretanto, no decorrer dos capítulos, quando podemos conhecê-los melhor, os receios e os questionamentos se tornam cada vez mais fortes e um tanto enigmáticos.

Há capítulos narrados por Zac e outros por Mia. Os dois acabam se conhecendo dentro de um hospital e ambos possuem câncer. Ele tem leucemia e ela osteossarcoma. A proximidade começou pelos quartos – por meio de batidas na parede –, já que era lado a lado. Porém, o desenvolvimento desta amizade se torna mais forte quando os diálogos, nem que sejam através de uma rede social, ficam mais significados. Enfim, eles possuem muitas coisas em comum, e o mais legal é que descobrem isso gradativamente.

Assim que li a sinopse, já sabia que encontraria uma história com alguns dramas e muitas emoções. Ainda bem que não me decepcionei, mesmo porque minhas expectativas só aumentavam quando conhecia mais a trama e seus diferencias. É um romance bem juvenil e a autora acertou em cheio ao inserir traços com humor e muito dinamismo.

É muito bom ver como as pessoas ao redor deles se importam com suas ações. A mãe de Zac também aparece bastante e garante participações bem sutis e ao mesmo tempo engraçadas. O final também não poderia ser melhor, ainda mais porque o leitor espera por resoluções positivas. Claro que nem tudo é como a gente deseja, mas é como dizem: um passo de cada vez!

O ponto principal da obra é uma amizade inusitada, ou pelo menos que não tem muitas chances de dar certo. Mas é a partir dessa perspectiva que os personagens começam a perceber as afinidades que tem um com o outro. E na verdade é apenas isso que importa. Por isso, pode-se dizer que há várias lições tiradas pelas entrelinhas, e que valorizam ainda mais as cenas e suas descrições.

Classificação SEL: 4/5


Um comentário:

  1. Eu também li esse livro e adorei eles é muito emocionante! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo