1 de outubro de 2015

Resenha: Bases para sua conduta - Carlos Bernardo González Pecotche, Editora Logosófica

Informações do livro:
Título: Bases para sua conduta
Título original: Bases para tu conducta
Autor: Carlos Bernardo González Pecotche
Editora: Logosófica
Páginas: 56



Sinopse: Bases para sua conduta é uma terna e vigorosa mensagem à juventude; a essa juventude que espera ansiosa, diante das ameaças que obscurecem seu porvir, pela palavra precursora de um novo rumo, capaz de encaminhar os ardores de seu entusiasmo e satisfazer as inquietudes que se agitam nas intimidades de sua alma.




Resenha:Bases para sua conduta” é um livro com poucas páginas, mas com um conteúdo capaz de apresentar muitas reflexões importantes ao leitor. O psicodinâmico é um gênero novo para mim, então não posso dizer realmente se gostei ou não do que li, afinal de contas há muito mais profundidade que isso. Assim, a Editora Logosófica me propôs o desafio de ler duas obras, que seria esta (“Bases para sua conduta”) e “O senhor de Sándara”, ambos do autor Carlos Bernardo González Pecotche.

Confesso que nunca li nada sobre a logosofia, apesar de já ter ouvido falar sobre. Até demorei para encontrar as palavras certas sobre esta obra, afinal de contas, a intenção inicial é despertar a leitura de novas leituras. E de fato, o desenvolvimento é bem centrado e de fácil entendimento para quem ainda não está adaptado a este enredo.

Em nota, descobrimos que a primeira edição deste livro foi lançada em 1965, após o falecimento do autor. E assim somos apresentados a vários tipos de conselhos e ensinamentos sobre a vida de um modo geral nas mais variadas etapas. Acabei me surpreendendo com os preceitos, já que tudo gira em torno de nossas próprias experiências, a respeito de dificuldades, sofrimentos e afins.

Independente dos aspectos de tudo, o que mais me chamou a atenção no texto foram as diretrizes repassadas e o modo como a narração é conduzida. É como se houvesse um diálogo com o leitor de maneira bem prática, nos obrigando a pensar nos tópicos introduzidos. Mas isso acontece porque o autor escreveu pensando em seu filho, e é claro que, em paralelo, há outras passagens acerca da Fundação Logosófica.

Percebe-se, por fim, que tudo gira em torno de iniciativas, do entusiasmo e de como analisamos e aproveitamos as oportunidades que surgem em nosso caminho. E essas recomendações são muito bem vindas, porque sabemos que as pessoas precisam entender os reais problemas e como enfrentá-los. Essas mensagens servem mesmo como uma base para nossa conduta, por isso o título não poderia ser melhor.


“Quando minha vida um dia se extinguir e você já não puder ouvir minha voz, que tudo quanto eu deixe nesta terra o acumule de bênçãos e anime seu espírito a prosseguir, junto a meus bons e leais discípulos, a sublime tarefa de levar o conhecimento logosófico a todos os que dele necessitam.” Pg.12

Classificação SEL: 4/5


Um comentário:

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo