24 de novembro de 2015

Resenha: Baía da esperança - Jojo Moyes @BertrandBrasil

Informações do livro:
Título: Baía da esperança
Título original: Silver Bay
Autor: Jojo Moyes
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 392





Sinopse: Até onde se pode chegar, antes de destruir o que se ama? Quando Mike Dormer parte de Londres para uma pequena cidade litorânea da Austrália, a fim de impulsionar a construção de um resort de luxo, vislumbra apenas mais um contrato milionário que lhe permita subir outro degrau da escada empresarial. O destino, porém, lhe reserva algo diferente. Assim começa Baía da Esperança, terceiro romance de Jojo Moyes publicado no Brasil. Baía da Esperança não é uma cidadezinha qualquer, e as tripulações de observação de baleias, lideradas pela enigmática marinheira Liza McCullen, logo vão se revoltar contra o apetite predatório do forasteiro Mike. Quando a mega construção começa a ganhar vida, e então se revelam os efeitos na fauna local, os mundos de Liza e Mike se chocam, com resultados dramáticos. Perigos inesperados irão confrontar os nativos, sejam eles criaturas marinhas ou seres humanos. E Mike se vê obrigado a responder à pergunta que paira sobre Baía da Esperança: até onde se pode chegar, antes de acabar por destruir o que se ama?




Da mesma autora:
A casa das marés - Jojo Moyes (Bertrand Brasil)
A última carta de amor- Jojo Moyes (Editora Intrínseca)
Como eu era antes de você - Jojo Moyes (Editora Intrínseca)
Em busca de abrigo - Jojo Moyes (Bertrand Brasil)



Resenha: Baía da esperança”, de Jojo Moyes, expõe lados distintos de personagens simples e ao mesmo tempo extremamente carismáticos. Cada um dos destacados representa algo especial e seus princípios são muito bem valorizados, acredito que para demonstrar toda a importância diante de suas atitudes.

É uma história bem complicada, cheia de detalhes marcantes e consequências um tanto inesperadas, seja por conta das idealizações que não são bem planejadas, por mais que se diga o contrário. Falta compreensão dos envolvidos e não há muitos diálogos. E é por isso que surgem tantos questionamentos sobre o que deve ser feito a seguir.

Mike Dormer vai até a Baía da esperança com um único objetivo, mas é claro que não esperava ficar tão abalado com suas novas descobertas. E é mesmo bem estranho e igualmente complicado quando alguém parte em uma direção em busca de algo, mas aos poucos se vê dividido entre um romance e uma posição financeira maior que a atual. E exatamente isso que ocorre com o protagonista.

Outros personagens que se destacam bastante são Hannah, Liza, Kathleen. Elas tem um estilo de vida bem tranquilo e só querem manter essa ambientação sem mudanças drásticas. É um desenvolvimento bem complexo e os destacados se mostram bem intrigados com toda a situação atual. E, de certa forma, tudo acaba se tornando bem inspirador, principalmente por conta de todas as ligações que vão surgindo.

O fato é que essa ideia em que Mike está trabalhando não é nem um pouco básica e vai mexer com a vida de muitas pessoas. As revelações não param de surgir e conseguem incentivar ainda mais o romance exposto, bem como as questões de amizade e outros caminhos de risco. Jojo Moyes tem uma maneira única de contar uma história, e é por isso mesmo que tudo se torna tão emocionante e sincero.

Na verdade, não há muitas cenas corriqueiras nesse enredo. Acredito que o que a autora quer demonstrar mesmo são as implicâncias dos sentimentos e dos demais projetos profissionais. Não é uma leitura tão rápida, mas também não deixa de ser incrível. Ainda mais porque a narrativa é sensível e consegue repassar bem a mensagem repassada nas entrelinhas do texto.

Classificação SEL: 4/5


Um comentário:

  1. Li apenas um livro da autora, e foi recentemente. Fiquei encantada com a forma que ela narra sua história, e estou procurando outros livros dela para ler. Vou anotar este título.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo