5 de novembro de 2015

Resenha: Calvin e Haroldo As Tiras de domingo 1985 - 1995 - Bill Watterson @ConradEditora

Informações do livro:
Título: Calvin e Haroldo 
As Tiras de domingo 1985 - 1995
Título original: Sunday Pages
Um catálogo de exposição de Bill Watterson
Editora: Conrad
Páginas: 95





Sinopse: As compilações de tiras de Calvin e Haroldo são ótimo livros para ter, mas a oportunidade de ver os originais e ler o que Bill Watterson pensa a respeito é um privilégio. Ele generosamente compartilhou não só sua arte, mas sua vida e seus pensamentos. Quando analisei o trabalho escolhido para a exposição, eu sabia que os visitantes chegariam aos risos e iriam embora às lágrimas. (Do Prefácio de Lucy Shelton Caswell, professora e curadora da Biblioteca de Pesquisa de Quadrinhos e Cartuns da Universidade Estadual de Ohio, em junho de 2001)




Resenha:Calvin e Haroldo – As tiras de domingo 1985 – 1995” apresenta tiras em quadrinho que representam o mundo incrível de Calvin e Haroldo. E é claro que estou completamente apaixonada por essa obra, repleta de entusiasmo, sentimentos e inovações. Quem nunca ouviu falar desses personagens tão carismáticos?


É extremamente compreensível o quanto este tipo de comunicação é representativa, principalmente porque explora bastante a imaginação e consequentemente a criatividade. Um dos tantos destaques segue por conta dos pequenos detalhes, que acabam fazendo toda a diferença, seja por conta das explicações iniciais ou pelo catálogo em geral, que consegue unir mensagens simples, assim como pensamentos mais sérios.


O prefácio é feito por Lucy Shelton Caswell, professora e curadora (Biblioteca de Pesquisa de Quadrinhos e Cartuns da Universidade Estadual de Ohio), e neste texto ela nos repassa algumas informações sobre o catálogo. Além disso, há várias observações sobre perspectivas históricas, definições dos quadrinhos, além da grande importância desta arte compartilhada.



“Este livro foi publicado como parte da primeira exposição de originais das tiras dominicais de Calvin e Haroldo na Biblioteca de Pesquisa de Quadrinhos e Cartuns da Universidade Estadual de Ohio. Apesar de terem sido criadas para reprodução, e não exposição em galeria, é um prazer poder apreciar as linhas cuidadosas e as pinceladas precisas do quadrinista.” Pg.05



Ler o texto escrito pelo próprio autor das tiras também é muito interessante, primeiro porque ele consegue distinguir as preparações e demais complexidades de suas ações, além de repassar com clareza suas emoções ao se deparar com suas lembranças do trabalho antigo, e depois porque o leitor percebe a realidade diante dos quadrinhos.


Os detalhes técnicos também são citados no texto e refletem um processo marcante, lento e, acredito eu, um pouco cansativo. Cores e formatos valorizam a estrutura dos layouts, assim como limitações de espaço e alguns obstáculos da tarefa. O relato de Bill Watterson, feito em 2011, é ainda mais especial, já que ele conta também um pouco sobre si após o término de Calvin e Haroldo.

          
As tiras são coloridas e muito sinceras, já que expressam diversas sensações e possibilidades marcantes, desde cenas de divertimento até um certo ar de melancolia. Os diálogos também se enquadram bem com os contextos, e faz com que a gente conheça os traços típicos deles com mais profundidade. Melhor ainda é poder contar com as notas abaixo de cada tira, com explicações de suas origens e afins.



Classificação SEL: 4/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo