20 de novembro de 2015

Resenha: CyberStorm - Matthew Mather, Editora Aleph

Informações do livro:
Título: CyberStorm
Título original: CyberStorm
Autor: Matthew Mather
Editora: Aleph        
Páginas: 368
                      



Sinopse: Em meio a uma forte tensão política internacional, os Estados Unidos sofrem um grande ataque cibernético: todos os meios de comunicação começam a falhar. Ao mesmo tempo, uma forte tempestade de neve assola a cidade de Nova York, e uma possível epidemia de gripe aviária parece se aproximar. Presos na cidade e quase sem contato com o resto do mundo, os moradores de repente se veem imersos em um cenário verdadeiramente apocalíptico. Enquanto rumores e especulações correm sobre a origem desses ataques, Mike Mitchell se concentra em questões que para ele parecem mais urgentes. A crise o atingiu em um momento crítico de sua vida, complicando seus já confusos problemas pessoais e financeiros. Agora, sua prioridade é manter a família unida e viva no crescente caos que se que se forma a sua volta.




Resenha: CyberStorm”, de Mathew Mather, não poderia ser um livro mais complexo, e na verdade ele é até demais. O que, se formos pensar bem sobre os assuntos abordados, se torna muito interessante, principalmente para que o leitor possa compreender quais os pontos que devem ser mais referenciados e principalmente para poder identificar onde estão os problemas reais no enredo.

E é claro que tudo gira em torno de política e isso nunca será nenhuma novidade. Entretanto, o autor consegue explicar conexões importantes nesse enredo, valorizando muitas e muitas críticas diante da sociedade. Assim, os ataques cibernéticos são cercados de idealizações que nem são tão insanas, afinal, o propósito de tudo deve ser levado a sério no final das contas.

A verdade é que ninguém está a salvo, seja na vida real ou no campo tecnológico. Ainda mais quando as crises se mostram tão poderosas e repletas de mistérios. É complicado pensar sobre as possíveis soluções perante tantos controles, porém é interessante ressaltar a coragem e a determinação de algumas pessoas para tentar mudar certas situações.

É uma ficção cientifica fantástica, principalmente por deixar a ambientação tão crível, assustadora demais e ao mesmo tempo dinâmica no momento ideal. Preciso dizer também que o texto não é leve, mas também não é cansativo, mesmo porque os objetivos são traçados com facilidade e a meta é descobrir o que é real em todo esse caos tão decisivo.

Os ataques, além de perigosos, são muito instigantes, mas sou meio suspeita em afirmar isso, afinal de contas estou citando um gênero literário muito importante para mim. Os meios de comunicação, ou a falta deles, são muito bem explorados e desponta questões extremamente sérias nesse percurso tão radical.

A tecnológica está entre nós a muito tempo, mas é difícil perceber quais são os seus limites mais profundos. Alguns sabem apenas o essencial, enquanto outros estão a frente do seu próprio tempo, esperando apenas uma fase melhor para mostrar os novos conhecimentos. E no fim das contas, todo mundo precisa lutar para sua própria sobrevivência, tentando descobrir o que ou quem é o inimigo. As hipóteses e suspeitas nunca param de surgir.

Me encanto fácil por essas sequências que podem parecer absurdas, mas que deixam rastros reais em cada frase analisada. As vezes, os pensamentos e atitudes dos personagens fazem muito sentido e refletem em nosso próprio mundo. Então, posso dizer mesmo que não seria loucura pensar sobre situações desse livro em um cenário real.   

Classificação SEL: 4/5


Um comentário:

  1. Oi Fê, tudo bem? Esse é um livro que desejo muito ler e cada vez que vejo uma resenha dessas, sinto que preciso fazer isso logo :) Acredito que eu já gostar muito =D Não li tantos livros do gênero, mas sempre que leio curto bastante =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo