12 de novembro de 2015

Resenha: O manual da garota geek - Sam Maggs @UnicaEditora

Informações do livro:
Título: O manual da garota geek
Tudo de que uma nerd precisa para dominar o mundo
Título original: The Fangirl's Guide to the Galaxy: 
A Handbook for Girl Geeks
Autor: Sam Maggs
Editora: Única
Páginas: 192





Sinopse: Fica a dica, mundo: nada é mais legal do que ser uma garota geek O manual da garota geek é o guia especial de tudo aquilo que nos faz incrível: nossas paixões. Embora o restante da humanidade acredite que as geeks são pessoas muito estranhas, a verdade é que apenas amamos e nos envolvemos demais com as melhores coisas da vida. Não importa o que você ame – quadrinhos, seriados de ficção científica, literatura juvenil –, se acabou de chegar ou se adora há anos, para ser uma garota geek o importante é amar com intensidade. Desde aprender a iniciar um blog legal sobre seus hobbies, planejar o próximo cosplay, organizar um evento geek ou simplesmente entender que tipo de nerd você é, este livro está aqui para ajudá-la. Encontre aqui tudo o que você precisa para que sua nerdice seja longa e próspera!



Resenha: Nada melhor que poder ler um livro onde o leitor sabe que vai poder encontrar muitas e muitas referências divertidas, dicas empolgantes e totalmente direcionadas para um gênero bem especifico. “O manual da garota geek”, de Sam Maggs, é exatamente esse tipo de obra, e a parte mais especial nisso tudo é que é impossível não se identificar com alguma citação.

A autora se mostra incrível em sua narrativa, principalmente por conseguir explorar bem os seus lados geek e nerd, e é claro que isso é mesmo o essencial no texto. Assim, há certezas bem íntimas sobre as vantagens de ser uma garota que ama suas “nerdices”. E existem muitos pontos positivos mesmo, seja pelo fato de fazer amigos por vários lugares diferentes no mundo ou simplesmente por sempre ter algo incrível e bem desenvolvido para conversar.

É um título que sugere ser focado apenas para garotas, porém é óbvio que os garotos também irão adorar entrar em contato com todas essas considerações. E quem não sabe o que é ser um geek/nerd, e não atende por tais definições, pode acabar mudando de ideia ao longo dos capítulos, ou então já era e nem imaginava. É, portanto, um livro de descobertas também, já que o guia se mostra bem prático e diversificado.

A edição publicada pela Única Editora está sensacional e é por isso mesmo que merece maior destaque. A capa é incrível por ser tão vívida e expor algumas alusões tão conhecidas. Dentro do livro também há ilustrações nos começos dos capítulos, além de ter cores bem determinantes e fontes plausíveis. Vale citar que também há entrevistas com nomes populares nessa ambientação.

É possível conferir um mapa com definições ágeis de alguns fandoms mais populares, como os potterheads e os Tolkianos, entre outros. E as demarcações e termos não param por aí, e além disso, há várias palavras-chave desse universo enorme. Quem nunca ouviu um “spoiler”, “shipou” um casal inusitado e se achou uma “fangirl” obsessiva? Enfim, ao final dessa leitura, a conclusão que se chega é que ainda temos muito a descobrir, o que torna tudo ainda mais extraordinário.

A gente se sente muito a vontade nesse enredo, já que parece que estamos conversando diretamente com Sam Maggs. E dá mesmo muita vontade de conhecê-la e debater um pouco mais sobre nossas preferências, seja por conta de jogos, livros, séries de TV ou outros. Afinal de contas, é um universo fantástico e precisa ser explorado cada vez mais.


Classificação SEL: 5/5


Um comentário:

  1. Oi, Fê!
    Esse livro é pra mim, que sou nerd assumida!
    Achei essa capa bem engraçada e chamativa
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo