15 de dezembro de 2015

Resenha: O trono de diamante - David Eddings, Editora Aleph

Informações do livro:
Título: O trono de diamante
Elenium # 1
Título original: The Diamond Throne 
(The Elenium #1)
Autor: David Eddings
Editora: Aleph
Páginas: 408






Sinopse: Após dez anos de exílio, Sir Sparhawk, cavaleiro da Ordem Pandion, retorna a Elenia e encontra sua terra natal imersa em sombras. O inescrupuloso Annias, primado da Igreja e membro do Conselho Real, manipula o débil príncipe regente para governar de fato, visando seus próprios interesses. A legítima soberana, Ehlana, acometida por uma estranha doença, jaz adormecida em seu trono, protegida por uma barreira de cristal. Graças a um poderoso feitiço, seu coração ainda pulsa, mas ela não resistirá a menos que uma cura seja encontrada antes que transcorra um ano. Sparhawk parte, então, em uma busca obstinada para salvar sua rainha e seu reino, travando uma luta incessante contra o tempo, as autoridades vigentes e toda sorte de perigos – reais e sobrenaturais. Nessa jornada de luz e sombras, ele contará com a ajuda de seus irmãos de armas, de seu escudeiro fiel, de uma feiticeira, de um jovem ladrão e de uma misteriosa menininha, cujas origens são desconhecidas. Considerado por jogadores de RPG um dos melhores títulos que representam uma quest épica, o livro é o primeiro volume da trilogia Elenium.



Resenha: O trono de diamante”, de David Eddings, apresenta uma história marcada por muitas aventuras e, claro, fantasia. Este é o primeiro volume da trilogia Elenium. Assim, fiquei encantada com as percepções feitas no decorrer dos acontecimentos e de como as ações são realizadas com empenho, especialmente para os personagens que dependem de decisões difíceis. 
Sir Sparhawk não esperava encontrar tantas mudanças quando retorna para casa, ainda mais porque percebe que o governo parece estar tirando proveito das situações. É tanta intriga envolvida que o leitor se sente até um pouco perdido com as informações repassadas. Apesar de tudo, quando as revelações são repassadas, parece que já estávamos esperando mesmo esse desfecho caótico.

A princesa Ehlana está doente, mas não há respostas sobre sua cura e é por isso mesmo que o cavaleiro parte em busca de uma cura. Sephenia, Vanion, Sir Kalten, Kurik e outros personagens igualmente importantes também ajudam bastante nesse processo. Todos possuem características bem distintas, mas que acabam se complementando durante os entrosamentos.

Fiquei mais empolgada porque o sobrenatural está bem presente, mas não de uma forma tão visível. Ou seja, a magia existe sim, apesar de algumas advertências. Isso porque o autor conseguiu mesclar esses aspectos na vida dos humanos como se eles estivessem destinados para tal, só que precisam descobrir o que os espera. Vale destacar que inclui todos os fatores que são considerados mais arriscados.

É muito interessante poder acompanhar a trajetória do personagem, levando em consideração que precisam ser bem rápidos e espertos. Os elementos se misturam, e até há questões envolvendo a religião. As partes relacionadas ao misticismo são sensacionais, mesmo porque não é fácil diferenciar tantas questões e ainda citar as relações com os deuses.

Estou bem curiosa para conferir os próximos capítulos dessa série. Possui um texto um tanto sutil e por vezes engraçado, e por isso a leitura não demorou muito para ser finalizada. Acredito que a intenção deste primeiro livro é mostrar os principais personagens e suas histórias, e posteriormente será explorado mais sobre as batalhas e as demais decorrências.
                                                                                              
Classificação SEL: 4/5


Um comentário:

  1. Olá Fê, tudo bem? Parabéns pela resenha e pelo blog!
    Adorei a resenha e você me vendeu o livro, está entrando na minha lista nesse exato momento rs. Sou apaixonado por literatura fantástica e estou começando um blog sobre isso, dá uma olhada?
    http://cantofantastico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo