13 de dezembro de 2015

Resenha: Recomeço - Simone Salgado - @NovoSeculo

Informações do livro:
Título: Recomeço
Da superação da síndrome do pânico por meio da fé e do uso de técnicas de Coaching Integral Sistêmico
Autor: Simone Salgado
Editora: Novo Século
Talentos da literatura Brasileira
Páginas: 112




Sinopse: “Em Recomeço, Simone Salgado compartilha de peito aberto sua história de superação. A forma como conseguiu romper barreiras emocionais é surpreendente e estimulante, além das válidas referências abordadas de grandes autores brasileiros. Uma delícia descobrir pessoas que, apesar do aparente fracasso total, refazem-se como que das cinzas. Como disse Vinícius de Moraes: ‘Quem já passou / Por essa vida e não viveu / Pode ser mais, mas sabe menos do que eu / Porque a vida só se dá / Pra quem de se deu / Pra quem amou, pra quem chorou / Pra quem sofreu’. Conhecer a Simone já é um presente maravilhoso, dadas a sua alegria e generosidade, mas receber esse aconselhamento em forma de livro é uma dádiva maior ainda.”



Resenha: Recomeço”, de Simone Salgado, é um livro curto, daqueles que você consegue ler em poucas horas mesmo. Resolvi ler a obra justamente por imaginar que seria mais descontraída e leve, mas é claro que apenas das poucas páginas, é possível extrair muitas mensagens de perseverança, superação e união.

A narrativa é muito envolvente e apresenta uma história pessoal firme diante de tantas dificuldades citadas. O leitor conhece um pouco mais sobre a autora diante de suas problemáticas. Mais interessante ainda é perceber seus motivos para seguir em frente, mesmo porque acabam acontecendo muitas coisas que são consideradas imprevistas.

A síndrome do pânico é uma doença perigosa e silenciosa, e que pode acabar com a vida de uma pessoa se não houver o tratamento especifico. Digo isso, porque conheci um caso semelhante e sei que o caminho é muito complexo e requer uma atenção ainda mais redobrada. Os acontecimentos se acumulam e diante do caos fica impossível entender qual a melhor opção para seguir. E foi realmente isso que aconteceu com a autora em questão.

Ler um livro com esse teor renova nossa alma e nos faz pensar em como as pessoas são frágeis e ao mesmo tempo forte. A união desses elementos é o que garante a sintonia durante o dia-a-dia, mas é claro que as vezes nem tudo sai como o planejado. Portanto, o destaque segue por conta dos tratamentos citados em questão, seja por conta das mudanças analisadas ou referencias insistentes.

Nesse caso a fé foi um instrumento muito relevante, assim como técnicas envolvendo o “Coaching Integral Sistêmico” e o DCD (Duvidar, Criticar e Determinar), desenvolvida pelo Dr. Augusto Cury. Tudo é muito bem explicativo, desde os temores diversos, pensamentos negativos até a renovação das forças. Assim, as ideias destacadas são repletas de incentivos e positividades.

Seu principal objetivo é o compartilhamento de suas vivências, especialmente para poder ajudar quem necessita de palavras de conforto e humildade. E é por isso mesmo que tudo se torna ainda mais emocionante, sincero e extremamente realista. Além do mais, não é nem um pouco difícil encontrar certas características dela em pessoas que são próximas de nós.


“Faz-se necessário que eu fale um pouco sobre a minha experiência pessoal, para que você possa entender melhor as causas da síndrome do pânico vivida por mim e, principalmente, o processo que usei para superá-la.” Pg.15


Classificação SEL: 4/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo