14 de dezembro de 2015

Resenha: Sedução no convento - Jacques Lagôa @editoranacional

Informações do livro:
Título: Sedução no convento
Autor: Jacques Lagôa
Companhia Editora Nacional
Páginas: 168





Sinopse: Dois corpos cedem ao prazer, duas almas cedem ao amor. Este livro narra a trajetória de Marcel, um homem bonito, atraente e cheio de vigor. Na França, ele descobre sua sexualidade ao lado de Collete, uma noviça do convento onde ele servia como empregado. Marcel e Collete não deveriam ficar juntos, mas todas as dificuldades deste improvável romance são vencidas pela coragem que apenas a juventude pode dar aos amantes. Apaixonados e tomados pelo desejo, o casal não mede esforços para cultivar o amor que os une. A vida, no entanto, parece ter outros planos para os dois...



Resenha:Sedução no convento”, de Jacques Lagôa, narra uma história inusitada, e confesso que nem sabia o que esperar nos acontecimentos. É uma leitura bem rápida e acredito que o autor poderia detalhar mais algumas cenas, principalmente para não dar impressões erradas sobre os personagens e suas atitudes.



O protagonista, Marcel, teve uma vida complicada, e é difícil imaginar como ele conseguiu suportar sua solidão diante de tantos questionamentos sobre as experiências vivenciadas. Conhecemos sua narração com exatidão, sendo que é contada em primeira pessoa por ele mesmo. Na época atual, ele está com 55 anos, mas é a partir dai que começa a contar algumas recordações do passado.


Ele fora criado em um convento porque seus pais faleceram cedo demais. O pai morreu antes de ele ter nascido e a mãe no parto. E como órfão precisou descobrir as coisas por si mesmo, seja pelo lado profissional ou pessoal. Era um jovem bonito e não tinha como não chamar a atenção, ainda mais por ser tão esforçado.  


O caso é que também se viu atraído por Collete, uma noviça, e é claro que o leitor entende como essa relação é perigosa. Infelizmente também não há muitas informações sobre ela. Há várias dificuldades nessa trajetória e, como esperado, o caminho do casal se separa bem mais cedo e sem maiores explicações.


Algumas cenas são bem ousadas e não há muitas complicações sobre isso. O fato é que, muitas vezes os ensinamentos dão a direção necessária, mas nesse caso só restam mais dúvidas, medos e muitos anseios. A expectativa está na seguinte pergunta: será que, em algum momento, irão se reencontrar novamente?


O livro é previsível, apesar de haver algumas surpresas pelo caminho. Não é ruim e nem complicado demais, mas também não é tão bom quanto imaginei. Entretanto, gostaria que houvesse maiores interações e diálogos para conseguir ter novas compreensões das relações e de todas as suas consequências.
                                                                                             
Classificação SEL: 3/5


Um comentário:

  1. Oi, Fê!
    Sempre encontro umas resenhas em cima do muro sobre esse livro. Na verdade, não tenho muito interesse em lê-lo. Apesar da história ser sobre lembranças, não me convenceu muito a premissa.
    Beijos
    Balaio de Babados || Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo