25 de dezembro de 2015

Resenha: Um beijo no teu sorriso - Júlio César Rocha @NovoSeculo

Informações do livro:
Título: Um beijo no teu sorriso
Autor: Júlio César Rocha
Talentos da literatura brasileira
Editora:Novo Século
Páginas: 560




Sinopse: Logo nas primeiras conversas no Caminho da Fé, Mariana e Caio descobrem uma grande afinidade: são catopíritas, ou seja, católicos simpatizantes do espiritismo. Eles acreditam na reencarnação, assim como grande parte dos católicos no Brasil. Parece simples, mas nem tanto. O princípio da reencarnação diz que depois que o corpo morre, o espírito passa para outro corpo em busca de uma evolução ao longo da eternidade. Mas, isso vai contra a ressurreição do catolicismo, onde as pessoas têm apenas uma vida sobre a terra e, após a morte, devem ressuscitar para enfrentar o juízo de Deus. Diante dessa realidade, Caio diz para Mariana que a crença na reencarnação é tão forte entre os católicos brasileiros que isso tornou o catopiritismo a maior religião do Brasil.



Resenha: Um beijo no teu sorriso” é um livro bem emocionante, principalmente porque explora momentos decisivos na vida de um casal. Também é possível refletir sobre os obstáculos que surgem no caminho, sendo que acabam se tornando responsáveis pelo fortalecimento das escolhas, assim como da união, da esperança, da fé e da paciência.

Marina e Caio são os protagonistas deste enredo, que se torna inovador por diversos aspectos. Os assuntos tratados são bem simples, mas se torna surpreendente por apresentar tantos pontos de vista interessantes. Claro que as pessoas acreditam em várias coisas diferentes, mas acho que nesse caso é melhor deixar a mente aberta para conciliar todos os pontos retratados.

Mariana está tentando engravidar, e o medo e a ansiedade se intensificavam demais, já que, com quase 35 anos, sabia que poderia ser mais difícil. Seu marido Paulo parece estar muito calmo, apesar de todas as complicações, e de fato parece algo errado entre eles. Talvez seja apenas o desgaste emocional, mas sempre surgem novas dúvidas pela frente.

Caio analisa bem o Caminho da Fé e esse trajeto o faz pensar em muitos outros significados sobre seus próprios objetivos na vida. Ele tem 33 anos e havia fundando um abrigo para acolher meninos de rua,, entre 7 e 14 anos. O problema é que o local está quase fechando, isso porque há muitos problemas de manutenção, capacidade do espaço, insuficiência de doações, contas em atraso e afins.

Nossa Senhora Aparecida é bastante mencionada na obra, assim como outras informações extremamente importantes. Caio faz uma promessa à Ela, caso o abrigo fosse salvo, e Mariana também estava determinada em suas orações. O espiritismo também é outro tema em destaque, e o texto consegue transmitir muitas noções da religião, juntamente com o catolicismo.

Não é uma leitura difícil, mas alguns pontos podem ter ficado meio repetitivos e cansativos, as vezes algumas atitudes são até meio irritantes. Fora isso, vale a pena conferir este livro que, no meu caso, deu abertura para o entendimento de outros assuntos. Saí um pouco da minha zona de conforto por causa do gênero em especial, e o bom é que acabei me surpreendendo um pouco diante de outras crenças e valores.

“No entanto, o que ele levaria de mais importante não era nenhum daqueles objetos. Mas um simples pedaço de papel para Nossa Senhora Aparecida, caso Ela salvasse o abrigo.” Pg.21
                                     
Classificação SEL: 3/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo