27 de fevereiro de 2016

Resenha: No centro da terceira fileira - G. C.Neves @Chiado_Editora

Informações do livro:
Título: No centro da terceira fileira
Autor: G. C.Neves
Editora: Chiado
Páginas: 278





Sinopse: Você conseguiria imaginar o que a pessoa ao lado está vivenciando? Alguma pessoa já conseguiu dominar os seus sentimentos e as suas atitudes? Você já fez isso com alguém? Até que ponto a brutalidade de um homem pode ser dominada pela simplicidade de uma mulher? Beleza, um corpo esbelto ou popularidade seriam pontos fortes ou sinais de fraqueza? Quem está em vantagem no jogo da sedução? Perguntas como essas são respondidas nesta obra, que aborda as coisas simples desses confrontos cotidianos, de maneira crua e por muitas vezes obsceno. Descaso, confiança, amor, sedução e sexo são coisas tão banais e tão presentes em nossas vidas que, quando fogem ao nosso controle, nos perguntamos onde erramos. Contudo, na verdade, sem querer, permitimos que elas estivessem sempre a nossa frente.




Resenha: No centro da terceira fileira”, de G. C. Neves, explora uma ambientação sutil e ao mesmo tempo perceptiva demais. É um livro que remete a certas compreensões, estas que nos fazem perceber muitas semelhanças ao nosso redor. De qualquer maneira, há várias características que podem ser mostradas, como os questionamentos feitos ao longo dos acontecimentos, bem como suas consequentes respostas.

No começo, o leitor conhece Robson, ou apenas Rob, diante de sua rotina simples como estudante. O garoto parece ser bem metódico e custa a se render a certas provocações ao seu redor. Ele tem um objetivo, que é o de passar no vestibular, e por isso decidiu ser mais dedicado aos estudos, inclusive se isolou bastante, optando praticar apenas o ciclismo nos fins de semana.

Só que com o tempo fica claro que sua trajetória de estudos pode estar ocultando outras coisas que também podem ser importantes em sua vida. Cada um possui algo a priorizar e é esse tipo de valorização que deve ser analisado. Robson abdicou da diversão, do romance e de outras coisas, mas será que sempre foi isso que desejou?

Sobre pontos negativos, cito apenas sobre os diálogos, que achei um pouco repetitivos, assim como o fato de serem extremamente diretos. Talvez isso ocorra por conta dos próprios personagens já serem formados desta forma, porém a narrativa não conduz a credibilidade e em muitos momentos as cenas e palavras se tornam bem forçadas e maçantes, por mais que a compreensão seja fácil.



Percebe-se que o próprio protagonista acaba dificultando suas escolhas e é por isso mesmo que o caminho acaba se tornando ainda mais complicado. Ele tenta cumprir o esperado para atingir suas metas, mas é surpreendido por pessoas que chamam a atenção e emoções que antes lhe eram desconhecidas.  Por mais que tente evitar, há certas coisas que não tem como prever, motivo pelo qual se vê cada vez mais perdido em seus pensamentos.

O destaque segue por conta das analises de comportamento, feitas logo nas primeiras páginas. Há muito a ser trabalhado, e achei interessante o modo como o autor intercalou tantos temas em um só enredo. É possível encontrar julgamentos, episódios de descobertas sobre sentimentos intensos, escolhas decisivas, angústias, receios e afins.


“Embora não tivesse percebido, outra coisa também se modificou em seu comportamento: desde que Bel começara a pegar seu lugar, Rob não conseguia mais estudar antes das aulas.” Pg.23


Classificação SEL: 3/5


Um comentário:

  1. Oi, Fê!
    Eu vi algumas resenhas desse livro. Fiquei em cima do muro sobre querer ler ou não.
    Alguns diálogos diretos tornam o texto muito forçado em certos momentos. Parecem robôs, sei lá...
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas | Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo