16 de março de 2016

Resenha: A babá gótica - Adriana Igrejas, Editora: Feic / Evolução Publicações

Informações do livro:
Título: A babá gótica
Autor: Adriana Igrejas
Editora: Feic / Evolução Publicações
Páginas: 365







Sinopse: Analice contrata uma babá jovem, muito bem recomendada por suas amigas, para sua filha de cinco anos. No entanto, a babá tinha uma característica bem peculiar: ela era gótica. Há muito mistério em torno da figura estranha da babá, que se chama Lucinda. Ela seria uma bruxa? Uma louca? Ou apenas alguém excêntrica? Lourenço, jovem estudante de medicina, filho do primeiro casamento do esposo de Analice, fica irritado e intrigado com a babá. Implica com ela e investiga sua vida a pretexto da segurança de sua meia-irmã. Ele e Lucinda acabam se apaixonando, mas o mistério em que ela está envolvida não os deixa ficar juntos. Ao que tudo indica, algo de sobrenatural cerca a vida de Lucinda. Para resolver o mistério e poder tornar seu amor possível, Lourenço está disposto a tudo.




Da mesma autora:
A Fórmula da Vida - Adriana Igrejas (Editora Letra Capital)
Um apartamento com vista para o mar - Adriana Igrejas (Editora Virtual Books)




Resenha: A babá gótica”, de Adriana Igrejas, me conquistou logo por sua edição, que é voltada especialmente ao tema proposto na história misteriosa. Já conhecia a escrita da autora, o que só me motivou ainda mais para continuar a leitura, que se mostrou extremamente intrigante e com várias características inovadoras.

Lucinda é a gótica em questão, mas apresenta uma desenvoltura incrível perante os outros. E na verdade não é nem um pouco estranha como muitos devem pensar. Ela só quer ter uma identidade própria e por isso se torna tão intensa em suas particularidades. Claro que podemos perceber que existe uma crítica por trás de suas atitudes e principalmente sobre o que as pessoas pensam ao seu respeito. Seria um simples fato se não chamasse tanto a atenção de quem não consegue admitir diferenças.


A garota é nova, mas já se mostra bem determinada e ainda mais inteligente. Fiquei surpresa com muitos de seus pensamentos e de como prevê seu futuro. Por isso mesmo surgem tantos questionamentos sobre suas escolhas em ser gótica e também de trabalhar como babá, esta que poder ser considerada como muito excêntrica. Mas, apesar de todas as dúvidas e demais preocupações, ela começa a cuidar de Ana Beatriz.



Analice e o esposo Humberto ficam receosos, mas concordam pelas indicações ótimas que foi recebido. Ele tem um filho de seu primeiro casamento e é ai que Lourenço entra em cena. E também é muito interessante poder conferir a convivência tão pura e os diálogos entre a babá e Ana Beatriz.


A edição da obra está impecável e se adequa bem ao enredo voltado ao estilo gótico. As páginas são escuras, com fonte branca e as cores escolhidas para a capa valorizam ainda mais o tom sombrio desejado pela autora. Ou seja, foi um excelente complemento para o desfecho e posterior valorização da obra.


A leitura é realizada muito rapidamente, mesmo porque os acontecimentos são empolgantes e cercados de suspense, e acabam se tornando bem específicos para cada ação dedicada. Isso porque há a junção marcante de elementos que formam problemas sérios perante a sociedade em si, como o preconceito e o obstáculo de um amor verdadeiro.


É um enredo que me surpreendeu bastante, seja pela desenvoltura inesperada da protagonista, da simplicidade, do romance cheio de emoções ou dos próprios segredos revelados com tanta cautela. E é por isso mesmo que tudo se torna tão irreverente e extremamente dinâmico, visto que a ambientação possui detalhes modernos e, de certa forma, bem contraditórios. O desfecho também foi bem especial, visto que era o mais esperado.

Classificação SEL: 4/5


23 comentários:

  1. Oi, Fê!
    Confesso que ri demais desse título hahahaha Dark trevosa essa menina. Mas curti a premissa da história. Fora que achei bem diferente essa história de babá gótica.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fê! Nunca tinha ouvido falar neste livro, mas sua resenha me deixou com vontade de lê-lo. Ultimamente estou lendo praticamente só livros nacionais, então com certeza vou comprar e ler este livro!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Acho que já tinha lido resenhas desse livro antes, mas não é bem uma obra que eu tenho curiosidade de ler, sabe? Parece ser interessante, mas não é prioridade, então eu não a leria agora. Fico feliz em saber que o livro conseguiu te conquistar, saber que a história conseguiu te surpreender e que o final foi bom me deixou um pouco animada para lê-lo, mas, novamente, eu não o leria agora *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Fer,

    Desde que tive o primeiro contato com esse livro, fiquei instigada a ler. Confesso que achei meio brega o título, mas a história me parece ser tão boa e atrativa que ignorei o título. Eu adoro suspense e fico feliz quando o autor sabe como fazer andar as coisas, a fluir a história. Fico feliz que ele conseguiu te surpreender, pois a sua resenha me lembrou que eu queria lê-lo, rs. Farei isso em breve.

    beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê
    Infelizmente esse livro não chamou muito minha atenção.
    Achei tudo meio bizarro sabe. Apesar de que sua resenha tirou essa primeira impressão ruim, mas mesmo assim não consegui sentir vontade.
    Achei incrível a diagramação e a capa.
    Valeu a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Fiquei bem perplexa com esse título e imaginei muitas coisas macabras e assustadoras, mas a história deve ser mais do que isso e quero saber mais sobre essa babá figura.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi *--*

    Nunca tinha visto uma resenha desse livro, o titulo sempre me chamou atenção mas esperei para ver algumas opiniões. Fico feliz que você tenha gostado dele, a melhor coisa é ler desprendida e como você não sabia o que esperar foi otimo A premissa pe meio doida mas quero mesmo lê-lo.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Fê,
    O título do livro chama bastante a atenção, além de intrigar, não é? Assim como a premissa parece ser interessante, mas, faltou algo para me fazer sentir necessidade de ler, sabe?
    A sua resenha está muito incrível, como sempre, mas, infelizmente, não sinto vontade de ler.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia o livro e nem a autora e achei o titulo estranho pra caramba. A arte gráfica porém, me deixou de queixo caído.Muito caprichosa. Não senti empolgação em ler, mas vou indicar para as amigas que curtem este estilo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oieeee
    Nossa, é a primeira resenha que eu leio desse livro e gostei muito das suas impressões. Eu conhecia o livro mas ainda não tinha lido e na verdade só sabia sobre a sinopse dele. Achei esses toques de mistério e suspense, atrativos à mais para a leitura fluir bem e pelo que você falou, o enredo parece ser muito envolvente.

    ResponderExcluir
  11. Oie Fer!!
    Antes de tudo amei sua resenha, achei o enredo bem interessante também, porém ele não me chamou realmente atenção. Não sei se eu o leria, apesar de ter achado o titulo super legal e diferente.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Os detalhes do livro esta lindo, o enredo tem algo crítico por de detrás das situação, pelo menos foi o que pude perceber pela resenha e isso é um ponto a favor para a leitura.

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    Eu confesso que gostei da temática e de como parece ter sido trabalhado. Não me lembro de livros com essa pegada tão gótica então seria uma novidade para mim.
    Sobre a diagramação, não sei se curto. Acho lindo quando o livro tem um toque especial, mas não sei se é agradável a leitura, uma vez que fica cansativo.
    Enfim, ótima resenha! A capa está bem fiel ao que vc relatou, mas eu passo a leitura no momento :)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. oie Fê, tudo bom?

    Eu não conhecia a autora e o livro, eu gostei da diagramação por dentro, pela sua foto cada capítulo tem uma imagem e é me preto... eu gostei bastante, achei diferente.
    Quanto a historia, eu confesso que não gostei muito, não faz me gênero de livro, mas fico feliz que tenha gostado!

    =)

    ResponderExcluir
  15. Olá, sabe que eu não conhecia esse livro ainda e fiquei hiper curiosa com ele? é bem diferente do que estou acostumada a ler e por isso essa trama chamou minha atenção. Parabéns pela resenha muito bem construída, despertou minha curiosidade!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia esse livro, nunca tinha ouvido falar dele até agora e confesso que achei muito legal a história, apesar de ter achado simples também, o que não é ruim. A única coisa que me incomodou foi o fundo ser preto com letras brancas, isso me atrapalha muito e tenho muito problema de ler coisas com um fundo escuro, não sei bem o porquê. O livro realmente é lindo por fora, adorei a edição dele.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Oi

    olha primeiro quero dizer que adorei a sua resenha!!!!!
    não conhecia esse livro e olha, achei o título muito legal! Assim como a capa que é super bonita!!!!

    Talvez se eu visse o livro não chamaria minha atenção, mas agora, lendo a resenha, vejo que me enganei, pois fiquei bem curiosa para ler!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oiii

    Ainda não tinha visto sobre a obra, mas adorei. Confesso que quando li o título pensei que se trataria de terror rs mas ao decorrer fiquei intrigada para saber o que pode impedir que a Lucinda e Lourenço fiquem juntos. Adoraria de ler a obra.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Caramba não conhecia esse livro e fiquei apaixonada pela capa.... adorei a premissa que demonstrou na resenha... fiquei super curiosa por este enredo.... esse título me chamou muito atenção, porque sempre curti esse lado gótico e mesmo que a garota esteja procurando sua identidade e se descobrindo... tem romance e ela cuida de uma criança mesmo com todo seu jeito estranho... realmente fiquei curiosa... xero!!!

    ResponderExcluir
  20. Nossa, achei o máximo as páginas serem pretas porque é bem coerente com a questão gótica e a diagramação ficou ótima. Já na questão da história acho que é algo mais comum mesmo, só entrando mais para o mundo dos góticos que as pessoas acham que é o fim do mundo e na verdade é só um estilo de personalidade diferente.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  21. Eu já tive minha fase gótica na adolescência hoje apesar de ainda gostar desse lado mais sombrio e gostaria ainda das músicas já não me sinto tentada a adotar o estilo no visual. E quase todos os góticos que conheci são assim. Ainda curtem as mesmas coisas mas não precisam mais se auto afirmar com o visual dark. E acho que essa menina quer isso se auto afirmar também...
    Gostei do enredo mas não curti muito o título do livro para ser sincera, uma vez que não tem muito a ver com o goticismo. E sim uma babá, uma.menina gótica com seus medos, anseios , paixonite e tudo mais da adolescência.
    Ela podia ser uma clubber, patricinha, skatista, o propósito seria mesmo. Alguém tentando pegar um estilo para fazer crítica a sociedade e se auto afirmar.
    No momento não fiquei curiosa com a leitura.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  22. Amiga acompanhei pelas redes sociais as informações sobre o lançamento desse livro e confesso que não imaginei que ele fosse tão legal e interessante. Gostei de saber sua opinião sobre a leitura e parabéns pela postagem ficou ótima com as fotos no meio. Sobre a temática do livro achei o máximo, acredito que tudo de coloque em pauta o preconceito é válido. Beijos e obrigada pela dica!!!

    Leituras, vida e paixoes!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Fê! Não acredito que demorei tanto para ver esta resenha! Devo andar meio desligada mesmo! Super bacana! Espero que mais e mais leitores se interessem pela história! É um livro de mistério que foge do clichê e pude ver que pelos comentários, muita gente pensa que é um coisa e vai se surpreender com o que se passa no livro... Kkkk

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo