11 de março de 2016

Resenha: A indomável Sofia - Georgette Heyer @editorarecord

Informações do livro:
Título: A indomável Sofia
Título original: The Grand Sophy
Autor: Georgette Heyer
Editora: Record
Páginas: 406

                    






Sinopse: Sofia Stanton-Lacy é alegre, impulsiva e de uma franqueza desconcertante, características que não combinam com o que se espera de uma mulher em sua posição na sociedade londrina do início do século XIX. Educada durante as viagens de seu pai, órfã de mãe, ela chega à casa de sua tia em Berkeley Square para derrubar as convenções e surpreender a todos com seus modos independentes e sua língua afiada. E Sophy parece ter chegado no momento certo: seus primos estão com muitos problemas. O tirânico Charles está noivo de uma jovem tão maçante quanto ele, já Cecilia está apaixonada por um poeta, e Hubert tem sérios problemas financeiros. A prima recém-chegada decide então ajudar a todos com sua determinação e impetuosidade, e acaba enfrentando agiotas, roubando os cavalos de seu primo e atirando de raspão em um honrado cavalheiro. Embora sejam sempre mirabolantes e arriscados, seus planos sempre dão certo e tudo parece estar sob seu controle. O que ela não espera, porém, é que seu primo Charles, que aparentemente não vê a hora de arrumar um marido para ela, de repente passa a enxergá-la com outros olhos...


Resenha: Sou fascinada por romances históricos, e ainda mais quando a protagonista se mostra tão ousada perante sua época. E é justamente por isso que “A indomável Sofia”, de Georgette Heyer”, chamou tanto a minha atenção. Claro que a sinopse já revela aspectos interessantes sobre a trama, além de deixar bem claro sobre o quanto a leitura é divertida e empolgante.


Sofia Stanton-Lacy, ou apenas Sophy, é uma personagem fantástica, e apesar de ser um tanto inconsequente, se destaca bastante por seu jeito bondoso, corajoso e revigorante. Há momentos que até o leitor, por mais que espere tanta petulância por parte dela, acaba se surpreendendo bastante por suas decisões e pensamentos diversos. E é impossível não achar graça de suas inúmeras confusões.


O pai de Sophy estava passando por algumas dificuldades, e é por isso que ele pede para que a irmã se encarregue de cuidar da filha por um tempo. Chamou a atenção de todos no mesmo instante que chegou, ainda mais por ser tão afetuosa, alegre e nem um pouco tímida.


Assim, a impressão que temos é que Sophy sempre fala o que lhe passa pela cabeça, sem se intimidar pelo que os outros irão pensar a seu respeito. E está sempre disposta a ajudar, entre tantas outras qualidades. Sua aparência não era o ponto alto, e muitos a reprovariam por isso, entretanto isso não importava quando as pessoas conheciam seus modos cativantes.



Um dos destaques segue por conta do envolvimento de Sophy com seus primos e suas problemáticas. E essas questões garantem toda a sintonia entre as páginas, apesar de que gostaria que a própria Sophy pensasse mais em seus problemas do que nos dos outros. Acredito que a intenção sempre foi destacar o apoio da protagonista para com os outros, para que no final ela também fosse recompensada.



Gostei bastante de Cecília e de Charles, sendo que a garota, apesar de acanhada, se sente a vontade com a prima logo nos primeiros instantes. Com Charles já foi um pouco complicado, e a relação se mostrou bem complexa, e ainda assim os encontros dos dois são extremamente perspicazes.



A narrativa delicada desenvolvida pela autora se destaca bastante também, especialmente porque há a união entre as distrações e a sutileza de problemas maiores e o romance envolvido. Esse foi o primeiro livro que li de Georgette Heyer, mas espero poder conhecer novas tramas.


Classificação SEL: 4/5


22 comentários:

  1. Olá!
    Também adoro romances históricos e quando vem com protagonistas assim, que convenhamos são bem a frente do tempo delas, amo. E ainda por cima engraçada! Deve ser de fato uma personagem cativante. Não conhecia o livro, mas agora estou morrendo de vontade de lê-lo. Sério.
    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu li esse livro há uma semana atrás e amei muito. Eu gostei bastante do estilo de narrativa da Georgette, foi incrível a experiência. Eu também amo romances de época, então imagina só? Amei quase nada né? Haha A Sophy é uma personagem incrível demais. Eu amava as brincadeiras, o jeitinho dela e principalmente as intrigas entre ela e o Charles e a Eugenia. HAHAHAH

    Adorei a sua resenha!
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  3. Oiii Fê, tudo bem?
    Gente, fiquei completamente apaixonada por essa capa deste livro, que coisinha mais amável.
    Eu gostei muito da sua resenha e deste livro, leria com toda certeza, eu ainda não conhecia a autora e nem a obra, então isso me motivou, é sempre bom conhecer autores novos. Quero mais resenhas assim, por favor guria hahahahhaha
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  4. Olá Fê,tudo bem?
    Assim que vi esse livro á venda me encantei por ele e comprei logo que possível.Me apaixonei pela capa e espero me apaixonar pela história também,que pela sua resenha parece ser encantadora.
    Beijinhos!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    O que mais me chamou a atenção foi a protagonista, realmente ela é indomável, e eu gosto muito disso nos personagens. Não sou lá A fã de romances de época, mas darei uma chance, parece ser bem divertido e leve.
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Acredita que nunca li nenhum livro de Romance de Época, mas tenho muita vontade em me arriscar nesse gênero. Ultimamente tenho visto várias resenhas desse livro, e cada resenha que leio crio mais curiosidade. Me identifiquei com a Sofia quando você disse que ela falava o que dava na telha, não tenho papas na língua. A capa é linda, e eu amei suas fotos e a resenha.

    Beijos!
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii! Gosto muito de romances históricos e ainda não conhecia essa autora. Claro que já adicionei à lista de "Quero ler" haha Por mais que esses livros sigam basicamente a mesma fórmula, são uma delícia de ler e sempre me cativam, ainda mais quando as protagonistas são desafiadoras, como é o caso de "A indomável Sofia"! Adorei a capa e gostei de saber também que a autora não foca só no romance, mas também aborda a relação da protagonista com a família e os primos. Adorei a resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada por romances de época e mais ainda quando a personagem principal é uma jovem determinada, decidida e que não se importa com as opiniões dos outros, fazendo o que sente vontade sem se importar muito com as regras, pelo que vi de Sofia ela parece ser assim. Sua resenha mostrou qualidades na trama que muito me agradam. Achei a capa muito bonita

    ResponderExcluir
  9. Desde o lançamento desse livro fui fisgada por essa linda capa. Com certeza ele já está na minha lista de desejo. E após ler resenhas positivas como a sua estou certa que ele será mais um romance de época que irá conquistar meu coração. Bom demais vê-lo resenhado aqui. Beijos e amei as fotos!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu não li ainda, nenhum livro da autora, mas já me indicaram outros livros, sempre me informando que é uma leitura leve, e um romance delicioso. Estou aguardando receber o meu exemplar do livro para conhecer sobre a autora. Eu gostei muito da capa, e espero gostar também da história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?

    Nossa, eu amo romances de época, toda vez que vejo uma nova indicação, minha mão fica coçando. rsrsrsr Adorei a dica, eu ainda não conheço este livro, mas curti a premissa dele e sua resenha me deixou encantada.

    Beijos,
    Dai | Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  12. Oi *--*

    Desde que eu vi o lançamento estou doida para ler. Adoro esse livros com personagens fortes e fiquei ainda com mais vontade depois da sua resenha. Adoro quando nos surpreendemos com a narrativa da autora e fico ainda mais curiosa para ver a delicadeza da escrita.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada por romances históricos, e logo que li o titulo do livro já me encantei por sofia, eu não esperava que ela fosse bondosa etc, achei que seria o jeito confusa e as vezes imatura tornando se infantil o que estragaria completamente o livro, mas pelo que li é completamente o oposto e logo logo estarei lendo, recentemente encontrei em um blog, que fala um pouquinho da autora, e gostei muito.

    ResponderExcluir
  14. Não curto muito romances de época, mas essa protagonista é tão a minha cara que acho que terei que conferir essa história. Ela deve ser pisciana, pra se preocupar mais com os problemas dos outros que com os dela... rs... piscianos acham que podem salvar o mundo, acredite, eu sei... hahaha... A gente simplesmente não consegue ficar quieta se acha que pode ajudar, por mais mirabolante que seja o plano. A leitura parece ser mesmo divertida e empolgante, dica anotada.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi.

    Amo romances históricos, assim que vi a capa imediatamente já adicionei a minha lista de leituras. Ainda não tinha visto esse lançamento da Record, mas agora que conheci, já quero muito ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Amoo romances de época, principalmente quando tem mulheres fortes nele, não gosto daquela formula de moça frágil e indefesa, por isso já gostei da personagem principal. A premissa me agradou muito, creio que vou gostar do livro. A capa está aprovadíssima!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oie!!!
    Tive a chance de poder ler outro livro da Heyer e simplesmente me apaixonei pela sua narrativa. Foi bem na época em que estava começando me interessar pelos livros do gênero, por isso tenho uma carinho bem especial pela autora. Estou maluca para ler logo Indomável Sopia, tenho certeza de que irei amar.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi, flor!
    Eu gostei de saber mais sobre esse livro, porque nada vi sobre ele antes. Mas confesso que não me interesso tanto por romances históricos quanto você. Por isso, não pretendo ler... Gostei muito dos seus elogios à Sophie. Parece que a personalidade dela é cativante, assim como seu destemor em ser ela mesma numa sociedade recatada e conservadora. Mas não senti que houve acontecimentos que tornassem a história realmente convidativa... A personagem protagonista é o foco, então? Hmmm. Por isso, não me interessei totalmente. Se um dia tiver a chance, lerei, mas não pretendo ir atrás desse livro.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Fernanda!
    Também sou louca por romances históricos mas, por mil motivos, tenho me mantido afastada deles nos últimos tempos (principalmente porque a maioria deles parece cair no mesmo clichê de protagonista turrão x mocinha indefesa). A ideia de um romance com uma mulher forte como protagonista me encanta, e eu com certeza vou ceder algum tempo pesquisando mais sobre este livro.
    Adorei sua resenha, e Sofia parece igualmente atrevida e divertida (o que são características que eu admiro)!
    Beijinhos


    http://www.conversasdealcova.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Fê, acredita que eu nunca li nenhum romance histórico? sabe que gostei muito desse livro, pela sua resenha parece ser uma leitura muito cativante e envolvente. Eu não conhecia a autora ainda, mas pelos seus elogios já entrou para a minha lista, quem sabe posso começar meus romances históricos por esse!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Oiie,

    Meu gênero preferido é romance histórico, simplesmente amo. Adorei a Sophie, pois com essa personalidade cativante, ela me cativou literalmente kkkk ainda mais por ela não ser tão frágil. A capa é lindíssima, quero muito ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Eu comprei esse livro e estou bastante curiosa para fazer a leitura, mas só vou poder fazer isso agora quando eu retornar da minha viagem para os EUA, porque algumas das leituras já estão agendadas para quando eu voltar. Então vou deixar para os meses de junho ou julho sabe? Mas espero poder gostar muito do livro, porque quero começar nesses romances de épocas, distopias etc...Eu ainda estou para ler tantos livros que eu nem sei como ou quando vou fazer isso rs

    Mas tipo, adorei a sua resenha, até porque romance é o meu ponto fraco, sem contar que amei a diagramação da obra. Achei maravilhosa e espero que o livro seja tão bom quanto estào falando por ai.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-um-novo-amanha.html

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo