27 de março de 2016

Resenha: Nicotina zero - Alexandre Rabelo, Hoo Editora

Informações do livro:
Título: Nicotina zero
Autor: Alexandre Rabelo
Editora: Hoo
Páginas: 168





Sinopse: Esta noite, o DJ está de folga. Não fará os corpos despejarem de prazer pelos toques mágicos de seus dedos. Esta noite, não será um deus. Não consegue sequer imaginar uma boa trilha sonora para embalar sua caminhada noturna pelo centro de uma São Paulo. Decide então que esta noite não haverá nem mesmo sexo. Sente que precisa sobreviver a seus 27 anos, idade crítica dos astros suicidas. Talvez esteja na hora de parar de fumar, ao menos para distrair-se de si mesmo. Ter uma boa causa, algo que faça contrair novamente uns músculos para além da euforia da juventude. Num beco, longe de todas as ilusões de neon, encontra um rapaz de preto, que só pode ser o diabo. Mas o diabo existe? E o que lhe ofereceria o diabo numa cidade que dá fácil acesso a toda espécie de prazer? Qual dádiva seria mais desafiadora que a do amor incondicional? O rapaz de preto ri com malícia e encanto diante desse pedido.


Resenha: Nicotina zero”, romance do autor Alexandre Rebelo, é uma das primeiras obras publicadas pela Hoo Editora . A obra, que contém apenas 168 páginas, garante uma leitura ágil, divertida e ao mesmo tempo intrigante, principalmente por tratar de um assunto tão sério de uma forma bem mais irreverente e descontraída.


Um DJ decide parar de fumar, mas é claro que, com essa atitude, surgem muitas outras implicações e analises sobre objetivos de vida. O gesto pode parecer simples, mas é claro que isso nunca funciona da maneira como é esperado. Os questionamentos estão presentes desde as primeiras páginas, assim como as sensações de desespero, alivio, euforia e libertação, ambos praticamente na mesma medida, ou não.

O fato é que as coisas tendem mesmo a serem complexas e impactantes demais, ainda mais por não ter um bom planejamento. Entende-se que as pessoas desejam se renovar em algum momento e perceber mudanças nos seus dias, mas isso pode significar infinitas atitudes. É claro que resistir sempre seria o processo mais complicado, e é por isso mesmo que numa noite acabou se tornando um desafio marcante.


Chega um momento que o leitor pode afirmar que os pensamentos do protagonista não tem muito fundamento, mas acredito que essa pode até ser uma intenção por parte do autor. Revelar o que há mais profundo em suas emoções e ainda propor reflexões sobre o que vem fazendo em sua vida e o que pode fazer para melhorar daqui para frente.


A história foi uma grande surpresa, especialmente por imaginar que as situações podem tomar rumos diferentes. Apesar de tudo, devo confessar que não consegui me envolver muito com as cenas ou com a própria narrativa. É como se estivesse faltando aspectos mais profundos, seja por meio dos elementos principais, nos poucos diálogos, em determinadas descobertas ou nas próprias personalidades de cada um.

Classificação SEL: 3/5


10 comentários:

  1. Oi Fê, eu ainda não conhecia o livro, nem o autor e nem mesmo a editora mas gostei da sua dica de leitura. Achei a capa do livro super criativa e o enredo parece ser muito bom. A história me pareceu ser bem intensa mesmo e fiquei curiosa para saber mais sobre a trama.

    ResponderExcluir
  2. Oi, não conhecia o livro e nem o autor e achei a capa bem original e mega ligada com o tema. Nunca fumei e não tenho a menor ideia do quanto deve ser difícil largar o vicio, só sei que se fosse fácil, ninguém fumava, uma vez que é notório que o cigarro mata. Fiquei curiosa quanto aos pensamentos do autor e quero ler o mais rápido possível.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Que premissa maluca! Hahaha não conhecia o livro! É a primeira resenha sobre ele que leio e fiquei curiosa, confesso.
    Essa editora é bem nova, nunca tinha ouvido falar. Vou procurar mais! Achei essa capa bem bonita. Gostei da resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Fê,
    O livro me pareceu bastante interessante. O ato de parar de fumar não é simples, infelizmente.
    Gostei muito da forma como você faliu da resenha e sobre sua observação dos pensamentos desconexos do protagonista.
    Fico triste por saber que você não se envolveu tanto com o livro.
    Eu anotei a dica e espero ler para convencer meus pais a pararem.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê,
    O livro parece ser interessante, como trabalho na área hospitalar já presenciei vários episódios de desintoxicação e seu Bem que não é fácil, fiquei curiosa pra ver como o autor desenvolveu os pensamentos e sensações do protagonista durante esse processo. Uma pena que não tenha conseguido de entrosar bem com a narrativa, é muito chato quando isso acontece, a leitura acaba se arrastando além do esperado.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  6. Oie Fê!
    Ainda não conhecia o livro, na verdade nem a editora. Não tenho certeza se leria ele, apesar de ter achado a premissa interessante. Não acho que ele faça o estilo que costumo ler normalmente, mas quem sabe mais para frente não é?
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Eu odeio cigarro com todas as minhas forças, e uma das coisas que mais amei na vida foi a lei que proibiu esse hábito em locais fechados. Mas adorei a capa, parabéns pro capista, ficou muito boa. E fiquei curiosíssima pra ler.


    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  8. Antes de tudo preciso comentar que não curti essa capa, achei muito fria, sem emoção pra um assunto que deve carregar muita emoção. Achei interessante a temática e acho que poderia ser um bom livro para incentivar pessoas a largarem o vício do cigarro, eu conheço muita gente que tentou durante anos parar (não é um processo simples) e foram muitos anos parando e voltando até finalmente pararem de vez. É uma pena que você não conseguiu se envolver, mas quem sabe eu leia pra tirar minhas próprias conclusões :)

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Até hoje não havia visto um livro com a premissa qie Nicotina Zero apresenta e fiquei curiosa para conhecer a trajetória desse DJ e sua busca por melhorar e largar os vícios, acho que lerei esse livro.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Não conhecia o livro e gostei bastante da temática do livro. É um tema extremamente atual e eu queria entender melhor como é para se livrar desse vício. Vou adicionar esse livro aos que eu quero ler para matar minha curiosidade.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo