2 de março de 2016

Resenha: Nocaute - Anderson Fernandes e Débora Kaouru, Editora Buriti

Informações do livro:
Título: Nocaute
Autor: Anderson Fernandes, Débora Kaouru
Editora: Buriti
Páginas: 184




Sinopse: Está em franca discussão no Congresso e principalmente no País, a possibilidade de redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos. Neste cenário, “Nocaute”, dos jornalistas Anderson Fernandes e Débora Kaoru, autores do livro “Entre Quatro Poderes”, conta a história de Antonio Silva, Pitbull, que ainda na infância enfrenta a morte dos pais e acaba sendo direcionado para um orfanado e após alguns crimes, para uma unidade de internação de menores. Neste local, o menino conhece o casal Marcos e Claudia, que o ensinam o sentindo da vida, por meio da educação e do esporte. Após enfrentar muitos desafios, Pitbull, um menino pobre e sem perspectiva alguma de vida, consegue se tornar campeão mundial de UFC. Além da redução da maioridade penal, o livro debate diversos outros temas, como ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph, e principalmente a importância de seguir em frente, mesmo frente aos diversos problemas que aparecem durante a vida.



Resenha: Nocaute” é um livro nacional, escrito pelos jornalistas Anderson Fernades e Débora Kaouru. A edição está muito bem trabalhada, desde a capa reproduzindo bem o título e certas referências, até os capítulos curtos e ao mesmo tempo abrangentes. É uma leitura extremamente rápida, mas que consegue deixar mensagens interessantes sobre temas diferenciados.

A história poderia ser comum demais, já que gira em torno de um protagonista lutando por seu espaço em uma sociedade rigorosa e ainda mais complicada. Porém, o fato de apresentar um enredo realista, faz com que o leitor consiga compreender novas visões diante desse espaço detalhado. E cada passo e escolha acabam influenciando bastante no futuro desse menino.


Capa 2° Ed.
O menino em questão se chama Antonio Silva, também conhecido como Pitbull. Recebeu esse apelido em um abrigo e carrega esse nome desde então. Ele, como tantos outros garotos, enfrenta complicações desde a infância e ele acaba seguindo algumas direções erradas, desde confusões envolvendo brigas, consumo de drogas e até casos com armas, onde até ele fora atingido.

Chega uma hora que parece não haver mais solução, como se estivesse perdido. E talvez nem mesmo Pitbull tinha esperanças por dias melhores. Aprendemos que a superação é muito importante, independente dos problemas que sempre surgem em nossas vidas. As experiências, positivas ou negativas, devem sempre ser levadas em consideração.


Ainda bem que encontrou um casal que percebeu seu potencial e o fez avaliar todas as suas oportunidades e demais ensinamentos. Marcos e Claudia passaram trabalho, mas conseguiram direcionar um novo caminho e é isso que sempre importou. Não tiveram medo desde o começo, e

A ambientação também não poderia ser mais clara, já que consegue mostrar como funciona todas as situações envolvidas. Como o próprio livro cita em determinado momento, a realidade é mesmo muito cruel. Gostei bastante dessa obra, principalmente por toda a seriedade retratada e exploração de temas importantes.


Classificação SEL: 4/5


--------------------------------------------------------


Recado do autor: Gostaria que informar para as pessoas não comprem o livro pelo site da editora, já que a mesma está enfrentando problemas para entrega. Desta maneira, para os leitores não serem prejudicados, as compras devem ser feitas apenas no site do livro (www.livronocaute.com.br). Estamos trabalhando para o mesmo ser oferecido em outros sites, porém, ainda sem confirmação.

--------------------------------------------------------



29 comentários:

  1. Oie. Adorei o tema do livro, principalmente por tratar da menoridade penal, sou estudante de direito e me interesso muito por isso. Além de trazer o Eca, quero muito ler!
    Gostei ainda mais do fato que você menciona que é tudo muito realista, e é escrito por jornalistas, então tenho certeza que é bem escrito. Já quero conferir, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Costumo dizer que NOCAUTE é um livro para provocar debate e reflexão. Se as pessoas estão procurando distração, melhor ler outra publicação.

    Quanto ao livro, depois de enfrentar muitos desafios, Pitbull, um menino pobre e sem perspectiva alguma de vida, consegue se tornar campeão mundial de UFC. Além da redução da maioridade penal, o livro debate outros temas, como o ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph e principalmente a importância de buscar a superação frente aos problemas cotidianos.

    Em uma sociedade marcada pela extrema desigualdade social, as populações pobres e negras são as mais vulneráveis às violações de direitos humanos, sendo que as mais graves violações se dão justamente na infância e adolescência e que resultam em consequências muitas vezes irreversíveis. Mesmo sendo um romance, apresentamos o debate desta situação no livro.

    Acrescento ainda que o livro também passa mensagens positivas. Apesar de trazer a discussão da maioridade penal, nosso livro aborda diversos outros assuntos e acredito que um dos principais seja como buscar a superação frente aos problemas cotidianos. O desafio foi tentar transmitir a mensagem de que as pessoas devem se manter fiéis ao que realmente acreditam.

    Portanto, muito obrigado pelo interesse e pela parceria. Seguimos à disposição. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela parceria de sempre, Anderson. Sucesso ;) Abraços!

      Excluir
  3. Adoro livros que abordam temas importantes como esse! Acho que não importa se a história é comum, e sim como ela é contada. Com certeza já está na minha wishlist!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Interessante o tema do livro. E sendo nacional, além de ser mais legal ainda, nos aproxima mais da história, principalmente por tocar em assuntos muito conhecido dos brasileiros.
    Não seria um livro que pegaria na mão numa livraria, porém me surpreendeu bastante o estilo do livro. Parece ser muito bem escrito.
    Adorei a resenha.
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fê.
    O livro tem uma premissa muito boa, visto que hoje em dia o que mais vemos é jovens que tomam decisões erradas, mas eles têm potencial para fazer com que sua vida mude. Bem legal o tema e trás uma reflexão importante para os dias atuais.
    Parabéns pela resenha simples e direta!

    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei da temática desse livro, principalmente porque eu costumo ler bastante sobre. Sua resenha conseguiu abordar pontos importantes e eu fiquei bem interessante. Já virou um livro desejado por mim. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Já li algumas resenhas deste livro e achei o tema bem legal. É algo mesmo comum pra nós, que vemos e convivemos com essa realidade e isso é que torna o livro interessante. Há muitos Antonios por aí nessa mesma luta e com certeza, devemos sempre tirar algo bom das coisas, sejam elas positivas ou negativas.
    Bj
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Estou com meu exemplar, mas ainda não tive a oportunidade (que chega nesse FDS sem falta) desde que li Entre Quatro Poderes eu me sinto encantada pelo os dois autores. Principalmente por chamar tanto para as causas sociais. Acho que isso é muito importante.
    Outra coisa é o fato dos dois serem jornalistas, também me agrada! Enfim, em breve minha resenha irá ao ar <3 e espero me encantar como você.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda,
    Incrível como uma obra que retrata uma pessoa que conseguiu mudar sua vida do pior para melhor impressione tanto as pessoas, afinal isso deveria acontecer no dia e se tornar corriqueiro, para que mais histórias como essa possam ser contatas por diversas pessoas. Não pense que estou desvalorizando o livro, e sim querendo que diversas outras pessoas também dividam suas experiências de vida com o mundo, pois ele precisa ser um lugar melhor no futuro. Adorei sua resenha.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?

    Já vi a capa desse livro por aí, mas nunca me interessei a ponto de para para ler a sinopse. Ainda bem que li sua resenha, porque fiquei super instigada a ler a obra. O assunto abordado pelos autores é muito interessante, e que está presente em nossa realidade. Curti muito a resenha!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não gosto de livros tão sérios assim. Eu penso que livros são novos mundos em que podemos fugir da realidade em que vivemos e esse tipo de livro não me parece que vá me fazer fugir, mas sim viver uma história triste. Além de que eu amo romances um livro sem romance para mim simplesmente não me prende.

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  12. Ola gostei muito do tema do livro, e serve como exemplos a muitos meninos, nem sempre ele tem a sorte de encontrar um casal como esse, infelizmente a realidade é outra e muitos saem pior que entrou em algumas instituições, falta uma base para dar um melhor apoio e esses jovens. Tema bastante polêmico mas que precisa ser revisto com urgência.

    beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Gostei muito da sua resenha, mas não sinto curiosidade de ler o livro.
    Apesar de a leitura não ter me atraído, acho que o tema superação é muito legal. Na ficção isso funciona bem, mas na realidade é completamente diferente.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. A capa do livro é interessante, mas não revela nada da trama heim? Tinha imaginado outro conteúdo e lendo a sua resenha, fiquei maravilhada e muito curiosa!!! Acho que vou gostar do Pitbull e torcer por ele o tempo inteiro!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi *---*

    Já vi muitas resenhas deste livro, e cada vez tenho mais vontade de le-lo. O assunto abordo no livro é extremamente sério, temos visto nos jornais sobre a maioridade penal, pelo que eu vi esse livro trás uma outra perspectiva sobre o assunto.

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, não conhecia esse livro. Porém lendo a sinopse e sua resenha fiquei bastante interessado. Ainda mais pelo tema que ele aborda, eu que sou estudante do curso de Direito com toda certeza vou gostar da leitura. Amei conhecer seu blog e já estou seguindo. <3

    http://carpediemliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Não conhecia o livro e nem tinha lido alguma resenha. Achei a capa fofinha.
    O tema é bastante interessante, mostrar que uma pessoa com ajuda consegue superar seus problemas.
    Quantas pessoas estão passando ou já passaram por isso que o Pitbull passou? Muito bom ler algo tão real.
    Parabéns pela resenha
    Beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Eu tenho visto muitas resenhas desse livro, e todos falam super bem da historia e dos ensinamentos que o livro traz. Eu achei bem legal o tema abordado pelos autores, pois de certa forma é algo polemico, e é sempre bom as pessoas terem mais conhecimento sobre o assunto. Espero ter a oportunidade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  19. Oi
    O livro não chamou muito minha atenção, apesar da temática interessante e da capa incrível.
    Acho que as coisas meio que aconteceram rápidas demais pelo que li na resenha e me faltou mais informações.
    Mas fico feliz que a leitura tenha agradado.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  20. Olha eu sinceramente gostei muito da sua resenha e achei muito bem desenvolvida, mas a trama na verdade não me chamou atenção não, acho que seria um livro que deixaria para ler uma outra hora, até porque tem momento certo e hora certa para ler alguns né? Mas eu gostei muito da criatividade da capa do livro. Achei muito linda. Mas não sei se eu leria ainda. Quem sabe?!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-paixao-de-primavera.html

    ResponderExcluir
  21. Ola! :) pareceu-me um livro importante! Caramba, esse tema envolve bastante reflexao e discussão!! O facto de ter sido escrito por jornalistas e por ser realista, como afirmaste, torna a obra ainda mais apeltaiva!! ;) e a capa e bonita!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito da forma que o enredo é colocado. O fato de todo um caminho cheio de fatos positivos e negativos até o Antônio encontrar o seu caminho, também me chama a atenção. O fato de ter diversos temas que servem para reflexão também é um ponto positivo. Antônio parece ser um personagem bem cativante apesar de sua vida não ter sido fácil. Adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  23. Oiee ^^
    Acho que já tinha lido algumas resenhas desse livro antes, mas confesso que não tenho muita curiosidade de conhecê-lo. Não é bem o tipo de leitura que eu costumo e gosto de fazer, sabe? Até curto livros mais realistas que fazem o leitor refletir, mas a premissa de "Nocaute" não me interessou *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bom?

    Apesar de não ter lido esse livro, só leio resenhas positivas. É sempre bom ver escritores brasileiros arrebentando na nossa literatura. Eu não tenho costume de ler muito obras mostrando a verdade nua e crua da realidade, o que parece acontecer com esse livro. Mas é bom sair da zona de conforto e ler algo que vai me trazer reflexões. Adorei sua resenha, como sempre :)

    Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Nunca tinha visto esse livro, mas fiquei bem curiosa com tudo o que você comentou, a premissa é bem interessante e os assuntos abordados também, além disso gosto muito de histórias que mostram que a realidade é cruel, pois isso é a verdade e não esses mil livros com finais cor de rosas, né?

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Oi, flor!
    Gostei muito de conhecer esse livro. Adoro quando os autores conseguem transmitir valores a partir de suas histórias e saber que esse protagonista redescobre o que realmente importa na vida. Acho que o livro aborda quão perdidos ficamos sem uma família que nos acolha e oriente. E o quão mal podemos fazer aos outros ou a nós mesmos nessas condições. Anotei a dica!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Eu já tinha ouvido falar do livro, e mesmo tendo gostado da premissa acabei esquecendo de anotar o nome.
    Estou muito feliz com a literatura nacional, pois a cada novo mês que passa, um sucesso é lançado. E se o livro for tão bom quanto a premissa, ele será um sucesso! Estou curiosa para saber como será o futuro do Pitbull, além de ter ficado interessada no tema maioridade penal, que é um assunto raro de se encontrar em livros.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá.
    Tudo bom?
    Eu gosto de livros com temáticas realistas. Eu já tinha visto umas divulgações desse livro, mas é a primeira resenha que leio e fiquei curiosa para saber o que PitBull passa e como enfrenta tudo, ainda mais com esse casal vendo seu potencial.
    Beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo