19 de março de 2016

Resenha: Vamos juntas? - Babi Souza @galerarecord

Informações do livro:
Título: Vamos juntas?
O guia de sororidade para todas
Autor: Babi Souza
Editora: Galera Record
Páginas: 144





Sinopse: Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas? Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.





Resenha: Vamos juntas”, livro de Babi Souza, explora uma temática extremamente importante para nós, mulheres na sociedade atual: a sororidade. Ao escrevê-la, pede para fazer a correção, mas ela já está entre nós e merece muito mais destaque. Mas que palavra é essa e qual o seu significado? Essas e outras perguntas são respondidas por meio de muita dinâmica e realismo. É um guia simples e extremamente curto, tanto que li em uma hora ou menos. Tudo é feito com um objetivo básico: para incentivar a aliança entre as mulheres.


Antes de qualquer coisa sobre a narrativa, é preciso parabenizar e muito o trabalho realizado pela editora, Galera Record, afinal de contas são os mínimos detalhes que tornam tudo ainda mais empolgante e maravilhoso. Com certeza, é uma obra que merece todos os elogios possíveis, desde o editorial até o gráfico. Por falar nisso, as ilustrações complementam o texto e valorizam ainda mais os assuntos abordados. As cores escolhidas para fazer parte desta obra também são fantásticas.


O movimento ‘Vamos juntas?’, não poderia ser mais inspirador, e digno de transmitir confiança, amor e esperança. Surgiu diante de uma cena que causou certos receios para Babi. Após sair do trabalho, percebeu que já era muito tarde e por isso precisava pensar bem qual seria o trajeto ideal para chegar em casa. No fim das contas, percebeu que, infelizmente, haveria perigos em todas as escolhas, ou seja, nenhum era seguro mesmo.


O medo e a insegurança eram grandes, seja por ser assaltada, assediada e até violentada, no pior dos casos. É uma constatação muito conhecida pelas mulheres mesmo, afinal de contas, é difícil quem já não tenha se sentido constrangida ou ameaçada por alguém. Assim, após ver que haviam várias mulheres no mesmo ônibus que ela, e notar que mantinham uma expressão parecida, teve a grande ideia de criar o ‘Vamos juntas?’.


E foi a partir disso que tudo teve início. Depois dessa experiência, o projeto foi parar na internet e, como esperado, ganhou uma proporção enorme de seguidoras. Além disso, também recebe vários relatos de como tinham colocado esse movimento em prática, e de como estão se sentindo melhores por isso. As mensagens também narravam cenas de abusos, entre outras histórias, e os compartilhamentos nunca pararam de crescer.


As mensagens são fortes, e a principal é que as mulheres devem se manter unidas sempre, sem pensar que deve haver competição entre elas. É simples assim: precisamos ficar próximas, apesar do que possa acontecer. Essa é nossa luta, e não podemos desistir, pelo menos não sem tentar. Há muitas outras reflexões nessas poucas páginas, e cada uma merece seu destaque. É uma leitura que vale muito a pena, e merece ser recomendada para todos.

Classificação SEL: 5/5


14 comentários:

  1. Auuunw, eu não conhecia esse livro.Acho importante ter movimentos assim.Aliás, apenas juntas conseguimos ultrapassar as barreiras né?Espero que cada vez mais as pessoas criem grupos assim para se ajudar :)


    Amei ehehehehhee.

    Beijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/
    E aí,curte poesia?Estou postando um livro lá no wattpad e juro que não vai morrer de tédio,ahahahah.
    https://www.wattpad.com/myworks/41195811-poesias-espalhadas

    ResponderExcluir
  2. Gostei da proposta do livro e da iniciativa da autora, porém, achei a arte gráfica mega "de mulherzinha" o que de certa forma, contrapõe com a proposta do livro. Mas com certeza quero ler e compartilhar,m porque acredito que seja uma leitura pertinente para os dias de hoje.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem??

    Achei a proposta do livro e a mensagem que ele passa, bem impostantes e fundamentais! Realmente, a editora está de parabéns pelo capricho e cuidado com a edição, o livro ficou livro! E amei esse marca páginas hehe

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca tive nenhum problema em sair sozinha, confesso que até gosto, sempre acabo conhecendo pessoas novas nessas andanças. Mas achei super interessante e válido a proposta desse livro. Não sei se o lerei mas irei recomendá-lo pra algumas pessoas. Valeu a dica.


    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  5. Uaal, que lindo o livro por dentro! E a mensagem que ele trás é realmente muito importante nos dias de hoje, esses dias aqui em casa estávamos comentando sobre o assunto, e realmente devemos ficar mais unidas e ter muita precaução nos atuais dias em que estamos vivendo. Quero ler o livro, pois adorei a premissa!

    Beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Recebi o kit essa semana da Galera, e assim que vi o pacote, fiquei super feliz, desde que vi o livro nas redes sociais da editora, já fiquei interessada na leitura, já está separado para ser lido essa semana.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oiii, tudo bem???? Esse projeto é maravilhoso não é mesmo? E fiquei muito feliz que um livro tenha sido lançado. Assim, esse apoio pode chegar a mais e mais pessoas. Eu acho tudo isso muito importante, a gente precisa se apoiar, ficar juntas, lutar unidas. Assim podemos ser mais fortes. Passei alguns anos, achando que era inimiga das mulheres, que eu precisava era de um homem para me proteger. Hoje eu sei, que junto com as minhas irmãs, mulheres de todo o mundo, eu sou mais forte e empoderada.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Eu acho esse projeto muito bacana e curto a pagina do projeto e fico boba com os relatos maravilhosos das pessoas. Fiquei bastante interessada no livro quando fiquei sabendo dele e ainda pretendo adquiri-lo. Espero que o projeto cresça cada vez mais, pois este merece visibilidade.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  9. Gostei da temática da obra, super diferente. Com certeza as mulheres precisam se unir mais e a ideia da autora em criar esse projeto é excelente.

    Beijos,

    http://carpediemliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Poxa.... Legal a proposta do livro. Não conhecia..... Classificaria como auto ajuda?
    Achei bem interessante mesmo.... E adorei a tua resenha, está super fofa, as fotos então eu amei....
    Bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião o projeto vamos juntas é revolucionaram e para destacar o que disse, esta perfeito o trabalho gráfico que o livro tem esta lindo de se ver, eu ainda não conhecia o projeto e me identifiquei muito com o que a autora quis passar através do livro.

    ResponderExcluir
  12. Nunca li o livro mas já o conhecia, conheci recentemente e pelo visto as Blogueiras estão amando ele, só vejo feedbacks positivos dele. Na minha opinião o livro ficou lindo, e eu super apoio a proposta da autora com o livro.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  13. Olá Fê, tudo bem?
    Atualmente esse livro está sendo bastante comentado pelos blogueiros, ainda mais que o mês de março é da mulher. Achei a proposta trazida pelo livro muito boa e valorizo bastante livros que abordam a temática do empoderamento feminino. Espero um dia ter a oportunidade de fazer a leitura desse livro e conhecer ainda mais esse projeto desenvolvido pela autora Babi Souza.
    Bjos <3

    http://carpediemliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei parece bem interessante, os detalhes são muito fofos

    Carpe Diem Literario

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo