25 de abril de 2016

Resenha: A guardiã de histórias - Victoria Schwab @BertrandBrasil

Informações do livro:
Título: A guardiã de histórias
The Archived #1
Título original: The Archived 
(The Archived #1)
Autor: Victoria Schwab
Editora: Bertrand Brasil
Grupo Editorial Record
Páginas: 322





Sinopse: Imagine um lugar onde, como livros, os mortos repousam em prateleiras. Cada corpo tem uma história para contar, uma vida disposta em imagens que apenas os Bibliotecários podem ler. Aqui, os mortos são chamados de Histórias, e o vasto domínio em que eles descansam é o Arquivo. Mackenzie Bishop é uma implacável Guardiã, cuja tarefa é impedir Histórias geralmente violentas de acordar e fugir do Arquivo. Naqueles domínios, os mortos jamais devem ser perturbados, mas alguém parece estar, deliberadamente, alterando Histórias e apagando seus trechos essenciais. A menos que Mac consiga juntar as peças restantes, o próprio Arquivo sofrerá as consequências.


Resenha: A guardiã de histórias”, de Victoria Schwab, chamou a minha atenção principalmente pela sinopse. Me faz pensar o quanto as histórias dos livros são importantes e de como podem guardar segredos importantes, entre outros assuntos, documentos, informações e afins. Então, fiquei curiosa ao imaginar uma bibliotecária responsável por guardar histórias num arquivo, sendo que só ela poderia entender o significado de suas ações.


Mackenzie Bishop é uma guardiã de histórias no arquivo e não teve escolha, já que sempre esteve determinando assim. A garota é bem nova e foi seu avô que lhe repassou essa função após sua morte. Por falar nisso, é muito interessante acompanhar a relação dos dois, desde sensações de carinho até as passagens de conhecimentos – e ela aprende bastante mesmo, especialmente sobre superação.


Eu adorei essa personagem, especialmente por querer ser tão forte, apesar de ter seus muitos momentos de fraqueza, mesmo porque é algo bem compreensível diante de tudo que passa. Não é tão difícil entendê-la, afinal de contas, porque tem muitas confusões ao seu redor, além de outros dilemas que surgem em seu caminho.


É claro que existe muito a se explorar nesse enredo, mesmo porque é algo bem diferenciado. O fato de a história das pessoas estarem guardadas em livros nas bibliotecas pode ser simples, mas logo percebemos que há muito mais arriscado nesses fatos, afinal de contas Histórias são registros de tudo. Pessoas mortes ficam guardadas como livros e cada uma possui uma experiência diferente a ser guardada.


Logo nas primeiras páginas, o leitor compreende que o significado de três lugares e de como são relevantes: o Exterior é tudo que está ao nosso redor, os Estreitos é um lugar cheio de pesadelos (esse lugar chama muito a atenção por suas peculiaridades) e o Arquivo, resumindo, é a biblioteca dos mortos. Todos possuem portas – para dentro e para fora – e é por isso que necessitam de chaves e de muita proteção.


A questão principal é que, se por acaso, há a fuga de uma história do arquivo, poderá existir conflitos interiores sobre a realidade em que está, ao ponto de ocorrer muitas e muitas confusões por causa disso. E é por isso que os guardiões de história precisam tomar muito cuidado para que não ocorra nenhum problema maior. Então, não é nem um pouco fácil saber decifrar o que está ocorrendo quando muitas histórias começam a acordar.



Gostei muito da narrativa da autora, e acredito que o principal destaque foi ela ter conseguido dar vida a uma trama que tinha tudo para ser comum, mas acabou sendo surpreendente demais. E é claro que a leitura não poderia ter sido mais proveitosa e ágil, especialmente por conta da narrativa, que é extremamente envolvente.


Classificação SEL: 4/5


38 comentários:

  1. Oie, que bom saber que você gostou dessa história, eu estou super interessada nela e ainda não tinha visto resenhas. Esse enredo de termos em uma biblioteca a história das pessoas é lindo e eu imagino como seria isso na vida real. Também me interessou muito isso que você mencionou da relação da personagem com o avô e dos ensinamentos que ele lhe deixa. Em fim, essa história promete e espero ler ela logo.

    ResponderExcluir
  2. Gente! Preciso desse livro!
    Quando li a sinopse fiquei encantada, e a medida que ia lendo a resenha me apaixonei ainda mais.
    Eu imaginava que teria algo a ver com zumbis quando começou a falar de corpos mortos, mas a premissa é muito mais interessante que zumbis.
    Vou procurar saber mais a respeito da obra.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Adorei a premissa do livro, achei bem interessante esse mundo criado pela autora, a bibliotecaria as histórias sendo almas, quero conhecer mais deste livro e mesmo ficando meio confusa com algumas coisas e um livro que leria
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada por livros que trazem histórias de livros, ou esse Mundo.
    O contexto da história me lembrou um pouco A Sombra do Vento e o inigualavel Cemitério dos livros esquecidos. Apesar da história ser totalmente diferente, acho que o encontro de Mackenzie e do Daniel seria interessante hehehehe, fiquei pensando nisso. Que doido.
    Gosto demais do livro ♥ Quero ler.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Uau! Fiquei apaixonada! Comecei a faculdade de biblioteconomia, mas não terminei, qualquer história que envolva isso me fascina! Quero para já principalmente por esse essa narrativa envolvente que disse!!

    Beijos, Thay.
    http://www.leitoranamoda.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda,
    Comecei a ler este livro hoje e estou adorando já. Eu também fui fisgada pela sinopse, achei super interessante e to bem curiosa com o desenvolvimento da história e dos personagens. Sua resenha super positiva me fez ficar mais ansiosa para terminar de ler <3

    ResponderExcluir
  7. Olá Fê,
    Fico feliz que você tenha gostado do livro. Particularmente, achei a premissa bastante diferente e inovadora.
    Gostei da ideia de uma guardiã de histórias e fiquei intrigada com a parte da sua resenha que você fala sobre a fuga de uma história. Quero saber como a autora discorreu sobre esse tema e, por esse motivo, pretendo ler o livro.
    Adorei sua resenha!
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Me apaixonei pelo livro já na sinopse e ao longo da leitura da sua resenha eu não tive dúvidas que é um bom livro.
    A premissa é bem interessante e parece que o universo criado é mais interessante ainda. É uma história totalmente diferente. A autora parece ter explorado muito bem o contexto e lógico que já fiquei imaginando a confusão que seria se uma dessas histórias fugissem.
    Gostei muito da sua resenha ;)
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oláa! Tudo bem?
    Desde que vi esse livro pela primeira vez, em algum blog ou canal gringo, fiquei apaixonada pela premissa, que achei espetacular e muito original. Fiquei realmente feliz em saber que gostou! Tua resenha me deixou ainda mais empolgada para ler logo, mesmo sabendo que é uma serie (e eu estou fugindo de series!!!). Achei a capa brasileira linda, mas acho que prefiro a gringa :/
    Beijos!!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que premissa mais interessante!!!
    Eu ainda não conhecia o livro e já fiquei muito interessada nele, achei esse universo super atraente e fiquei bem curiosa para saber o que acontece nessa história. No começo eu não tinha gostado muito da capa, mas quando cheguei no final da resenha eu percebi que está perfeita para o livro, mesmo ser tê-lo lido ainda.

    ResponderExcluir
  11. Oi Fe, não conhecia o livro e pela capa, deixaria passar, porque achei sem graça, mas me interessei lendo a sua resenha, principalmente por ter falado que a autora fez uma trama comum, se tornar surpreendente e eu gosto disso. Qualquer clichê vira obra de arte nas mãos de um bom escritor.
    Dica anotada!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro, amei essa capa e a premissa.
    Espero poder lê-lo um dia... essa ideia de guardar os mortos em livros é bem mórbida e achei o enredo em si muito original, mas o que me chamou atenção mesmo foi o fato da leitura ser bem ágil... nossa tem autor que dá nos nervos... rsrs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas gostei dele por ter uma premissa bem diferente. A capa é uma graça. Ela não parece ter tantos clichês, a trama é fora do comum, então, a leitura com certeza será proveitosa. Só não sei se a BB fez uma boa revisão, esse selo costuma falhar na hora de revisar os livros.

    ResponderExcluir
  14. Ola Fe lindona confesso que a premissa me chamou atenção sendo os mortos uma história o que não deixa de ser verdade, cada pessoa carrega sua história de vida, fiquei curiosa com a guardiã e tudo o que a cerca. Não conhecia o livro mas já anotei a super dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Tudo bom?
    Uau que livro interessante!
    Ainda não conhecia a autora, parece ser ótimo. O livro é bem diferente né?
    Vou adicionar a listinha...
    Obrigada pela dica
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro e gostei bastante do que você relatou aqui!! Parece ser uma história muito legal e bem trabalhada. Saber que ela pegou um enredo que tinha tudo para ser simples e transformou em algo diferente me ganha.
    A capa é bem bonita o que eu gostei bastante também. Adorei as suas fotos, deu mais dinamismo a resenha <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Fê

    Não tem nada melhor que pegarmos um livro que pensamos que vai ser mais do mesmo e autora nos surpreende com algo unico Creio que esse livro foi assim pra você. Adorei a premissa da estória e creio que iria gostar bastante.

    BJos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!!

    Eu não achei comum, eu achei muito diferente! Ou não entendi direito kkkkk
    Mas gostei, mesmo sem entender bem, fiquei curiosa com a trama! Vou precisar ler para entender bem do que se trata!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  19. Oie! Eu achei esse livro incrível, ainda não o li. Mas sua resenha, a diagramação e a sinopse me deixaram com uma vontade louca de tê-los em mãos e começar logo a leitura!
    Queria ser a guardiã! È uma personagem com uma função mágica neh? Quem não gostaria de guardar e conhecer tantas histórias? Vou colocar esse livro na minha lista!
    bj

    ResponderExcluir
  20. Oi Fê
    Estava louca para ler uma resenha desse livro e agora sei que preciso demais conhecer com mais detalhes essa história.
    Gostei da temática a da relação entre as personagens. Sem falar que suas impressões me deixaram super animada.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Eu estou aguardando o meu exemplar chegar para iniciar a leitura, pois desde que vi o lançamento fiquei bem curiosa. Achei linda a capa escolhida para o livro, e já tive a oprtunidade de ler outro livro da autora, do qual gostei bastante da narrativa. Com certeza será um livro que vou devorar.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  22. Ooi
    Não conhecia o livro, gostei do fato da história ser bem original e diferente (pelo menos de tudo que já li), a autora arrasou.

    Talvez o livro não daria ser li comigo pois tenho algumas frescurinhas haha
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá. Tinha visto esse livro quando a editora lançou, fiquei curiosa, mas como já tinha os meus preferidos para solicitar, isso acabou ficando de fora. Mas vou comprar mesmo assim, ainda não sei quando, mas já tinha deixado anotada para ler em algum momento.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia o livro nem a autora, mas fiquei encantada!
    A chave dá um quê de mistério logo que vemos né? E sua resenha foi o ponto alto para que eu colocasse na lista de leitura deste ano.
    Parece ter uma trama muito envolvente.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oioi! Tudo bem?
    Eu achei super interessante a premissa do livro A guardiã de historias, com ess capa linda e a cheve realmente fiquei tentada a pedir pra editora.
    Achei a trama bem diferente e apos esses elogios a escreita da autora, vou ter q comprar pra ler tb.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  26. Olá. Primeiro de tudo achei a sinopse muito legal. è um livro interessante e me parece ser bem escrito(pelas fotos), incrível essa narrativa de guardar as histórias. E fiquei muito curiosa para conhecer o Estreito.
    Livro mega interessante mesmo.
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Fê, eu solicitei esse livro para a editora e só estou esperando chegar para mim ler correndo! parece ser uma trama bem cativante e diferente de tudo que estou acostumada a ler, e tenho certeza que isso é uma coisa boa. Pela sua resenha pude perceber que é um livro intrigante e que irá me deixar ansiosa para chegar no final! hahah Adorei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Achei bem interessante a premissa do livro com uma biblioteca de histórias,bom de todas as historias! E muito legal também de ter um guardião e de essa responsabilidade ir sendo passada para os descendentes. Acho que eu gostaria muito de fazer essa leitura, pois além do enredo ter me cativado, tem bastante fantasia envolvendo. Adorei suas fotos!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  29. Oi linda,

    Gostei bastante da premissa já que sempre imaginei nossas vidas guardadas em uma biblioteca, mas o perigo seria enorme já que estariam vulneráveis a alteração de qualquer pessoa e causando transtornos e esquecimentos.

    Quando lançarem todos os livros inicio a série, porque odeio esperar por novos lançamentos de qualquer série.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi, Fê! Tudo bem?
    A capa deste livro sempre me chamou a atenção, mas o enredo me deixa bastante intrigada. Ainda não o li, mas ainda pretendo fazê-lo algum dia para entender melhor isso de que os mortos são colocados em um arquivo. A premissa me pareceu muito interessante, e tenho certeza que se a linguagem da autora for boa, irei gostar muito. Obrigada pela dica. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  31. Oie! Eu conhecia o livro apenas pela capa, mas como ela não me atraiu o suficiente, infelizmente não pesquisei sobre o que se tratava e nem parei para ler a sinopse. No entanto, o enredo parece fantástico. Fiquei curiosa para saber tudo o que será enfrentado pela Guardiã e todas as curiosidades envolvendo os três lugares citados. Sua resenha ficou fantástica e me deixou com bastante curiosidade. :3

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Eu não lembro de já ter lido alguma resenha desse livro, mas a sua me deixou com muita vontade de conferir a história! Achei a ideia do enredo bem diferente e livros que envolvem arquivos ou bibliotecas sempre são uma boa opção.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. É muito curioso isso de mortos que repousam em prateleiras e têm histórias para contar, tal como os livros. Achei a premissa do livro muito interessante, diferente de tudo o que costumo ler. Imagina a responsabilidade de um guardião dessas histórias. Já estou doida para ler esse livro, dica super anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  34. A sua resenha, inicialmente, lembrou-me um pouco o livro O Guardião de memórias, mas conforme fui lendo mais notei várias diferenças. Embora a ideia mais superficial da temática seja parecida, o "a fundo" é totalmente diferente e despertou em mim a curiosidade para ler a obra.

    Gostei de como elogiou a escrita da autora e a questão das personalidades dos personagens também me pareceu bem trabalhada de acordo com o seu relato. Vou ficar de olho nesse livro quando for fazer compras literárias novamente.

    ResponderExcluir
  35. Vi esses dias uma booktuber que lê muitos livros de gêneros que gosto comemorando o lançamento desse livro em português, pois esse livro já é meio velhinho lá fora. É a primeira resenha do livro que leio e gostei muito da premissa, lembra a ideia de O Doador de Memórias mas é tratado como um livro e deixa bem mais mágico, com certeza é uma obra que vai ficar nos desejados.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oie
    achei o enredo bem legal e espero poder ler mais pra frente, gostei da capa. Não costumo ler muita fantasia mas ás vezes gosto de variar e vou anotar esse

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Um livro com uma premissa bem diferente e intrigante, me deixou bem curiosa.
    Não conhecia esse livro e achei a capa muito linda. É uma história bem diferente e irei colocar na lista para ler quando tiver oportunidade rs'

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  38. Louca para ler esse livro S2
    Amei sua resenha! O que só faz aumentar minha vontade rs.
    Você disse que a narrativa que tinha tudo para ser comum se tornou surpreendente, amo histórias assim

    Abraços,
    juliana.
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo