20 de abril de 2016

Resenha: O filho da luz - Christian Jacq @BertrandBrasil

Informações do livro:
Título: O filho da luz
Ramsés #1
Título original: Ramses: The Son Of Light 
(Ramses #1)
Autor: Christian Jacq
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 406






Sinopse: Primeiro volume da saga do faraó Ramsés, que já vendeu mais de 11 milhões de exemplares em 29 países de todo o mundo. Ícone do Egito Antigo que reinou durante 67 anos, e cujos feitos estão talhados em esculturas nos templos egípcios, Ramsés é um adolescente de 14 anos que acalenta o sonho secreto de suceder seu pai, o faraó Sethi, no trono do Egito. Mas o herdeiro natural é Chenar, filho primogênito do faraó. Quando Sethi resolve iniciar Ramsés à sagrada e nobre função, as intrigas, provações e armadilhas mortais se multiplicam, entre elas a cobiça e a inveja do seu irmão mais velho. Toda a trajetória de lutas, poder e reconhecimento está presente nos cinco volumes da consagrada série.





Resenha: O filho da luz”, de Christian Jacq, é o primeiro volume da série Ramsés. Li esse livro há muito tempo, quando ainda estava na escola (o lançamento da obra foi em 1995). Lembro que foi uma das séries que mais me marcaram, principalmente depois que comecei a me empolgar mais com a cultura egípcia e suas magnitudes. E é por isso mesmo que fiquei muito feliz em poder reler essa história e poder dividir minha opinião aqui no blog.

Minha memória guardava poucas passagens do romance, mas algo que sempre me chamou a atenção é a forma como o autor narra os acontecimentos. Tudo é muito intenso, poético e perspectivo, demonstrando o quando as decisões e as justiças eram relevantes naquela época conturbada. Há muitas intrigas, perigos e obstáculos no caminho do jovem Ramsés, e é claro que tudo gira em torno de muito poder e aproveitamentos.

Ramsés tem grande coragem, e apesar de jovem, consegue perceber bem as intenções das pessoas próximas de si. É algo que, inevitavelmente, o torna vulnerável em alguns momentos. Seu irmão mais velho, Chenar, lhe inveja bastante, e como esperado, a relação entre os dois acaba se tornando muito complicada. O pai de ambos, o faraó Sethi resolve fazer transformações sérias, aumentando ainda mais os combates em busca pelo domínio.

A ambientação é incrível, e destaca bastante as formas filosóficas e questões associadas com a natureza e divindades. E é sensacional como podemos adentrar em círculos secretos e ao mesmo tempo tão libertadores. Há um misto de sedução e mistério em cada uma das cenas, que é praticamente impossível descrever bem se que a pessoa tenha um conhecimento mínimo dos assuntos retratados.

Todos os personagens se destacam nessa jornada de amadurecimentos, mas é claro que alguns serão mais abrangentes nas devidas sequências. Sempre gostei bastante de Nefertari e a rainha Touya, entre outros. Além disso, há muitas referências sobre as personalidades, despertando um interesse bem maior que o imaginado.

Consegui adquirir os três primeiros volumes da saga por meio de trocas no Skoob e espero poder completar a minha coleção em breve – ao todo são cinco títulos. Resolvi dividir minha opinião aqui com vocês, pois espero que muitos outros leitores tenham o desejo de conhecer essa trama rica em detalhes significantes.

Classificação SEL: 4/5


16 comentários:

  1. Que delicia se reencontrar com um história que você gostou no passado e ela ainda ter espaço no seu coração. Já conhecia a série, mas ainda não li nenhum dos livros. Anotei a dica mais para o meu filho do que pra mim.
    Valeu!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê!
    Me interesso muito por mitologia egípcia mas do tema só li os primeiro 2 livros das Crônicas dos Kane do Rick Riordan.
    Espero poder ler essa série porque adorei a dica!
    Um beijo!
    Lua.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê,

    Esse livro une realidade e ficção? Adoro as mitologias, a egípcia principalmente. Não conhecia essa série fiquei interessada em lê-la. Acho que pode ser difícil acha para comprar, mas vou dá uma olhada em sebos e trocas de livros.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não conhecia e pela capa eu achei que não pudesse gostar dele mas, felizmente, eu estava enganada. O Enredo me atraiu bastante e fiquei interessada em saber mais sobre essa série. Achei bem legal você ter conseguido encontrar com esse livro. Eu já passei por isso. Li "O caso dos dez negrinhos" há uns 15 anos e ano passado eu consegui uma edição dele com o título "E não sobrou nenhum" (ganhei em uma promoção da Globo Livros)

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu não lembro de já ter lido algum livro sobre Ramses. É um período da história que gostaria de conhecer mais, e pelo que pude notar na sua resenha, essa série é muito boa. Fiquei interessada nessa série, ainda mais por ser bem diferente do que costumo ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Olá Fê,
    Tenho vontade de ler esse livro há bastante tempo e é a primeira vez que leio uma resenha dele e não podia ter sido uma resenha melhor.
    Adorei saber que o livro tem esse "q" poético, pois acho isso bastante legal. Além de ser um livro intenso. Outra coisa que achei legal é a forma como a história parece desenrolar. Com a novela, Os Dez Mandamentos, é normal misturarmos um pouco as histórias e acho que fico imaginando como essa história vai desenrolar.
    Espero ver a resenha dos próximos livros e que eu também possa ler.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe já leu toda essa série e adorou, na época ela leu emprestado e agora deseja comprar para sua biblioteca. Sou suspeita para falar porque adoro a mitologia do Egito antigo, tanto que tenho um olho de hórus tatuado no pulso. Amei sua resenha, principalmente porque você focou nas suas impressões, esse é o ponto que mais procuro em resenhas. Enfim beijos e valeu pela indicação!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas me interesso bastante pela egípcia. Ando pesquisando bastante sobre o assunto e amei a indicação do livro, ainda mais em saber que é uma série, imagina quanto conteúdo não deve ter!!!!

    Vou tentar encontrar essa série, mas acredito que vai ser um pouco difícil pelo ano de publicação. Mas, não vou desanimar kkkk

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. OIe Fê, tudo bom??

    Eu adoro esses livros com essas temáticas de mitologia. Adoro quando o autor mescla essas questões de humanidade e divindade, entra a parte filosófica e eu adoro.
    Esses livros sempre contam a historia com uma riqueza de detalhes que não tem como se apaixonar. Obrigada pela dica. Eu não conhecia esse ainda, mas vale a pena procurar pela coleção.

    =)

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, tudo bem? Puxa eu adoro livros que envolvam mitologia e ainda não li nada relacionado a mitologia egipcia e achei bem bacana esse livro, ainda mais por se tratar de uma série de cinco livros. Vou ver se os encontro para comprar.
    Adorei a dica!
    bJ

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!

    Que legal saber que uma obra mexeu tanto contigo há tanto tempo atrás e hoje também.
    Eu gostei de saber que há todos esses significados e até mesmo a forma como o autor trabalhou os personagens e o enredo.
    Fiquei encantada e espero que você consiga completar sua coleção.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Fê, muito bacana perceber que o livro mexe bastante contigo e ver que você conseguiu reler ele depois de bastante tempo. Para ser sincera ele não chamou minha atenção, mas isso não quer dizer que não posso dar uma chance a ele mais para frente. Espero sim conseguir ler ele um dia desses.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu comprei esse série logo que lançou. Sou uma apaixonada pelo Egito, então não resisti. Esse é um dos melhores livros que li na vida, mas preciso relê-lo. Ano passado eu terminei outra série do autor, e também é muito boa. A edição com orelhas é bem difícil de achar, mas a edição pocket tem em todas as livrarias.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Oii,

    Sou apaixonada por esse livro. Mas toda vez que começo a ler, não consigo terminar. E olha que já fiz isso umas quatro vezes, mas com certeza vou tentar mais uma vez por que vale muito a pena conhecer a história de Ramsés.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Não conhecia esse livro antes e confesso que muito me interessei por ele. Amo história e a parte que mais gosto são das civilizações antigas (principalmente Egito). Acho que eu adoraria ler essa série de livros sobre Ramsés e me aprofundar mais nesse universo que tanto gosto. Adorei sua resenha e deu pra sentir seu amor pelo livro mesmo. Espero poder ler a resenha dos outros livros em breve.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  16. Oi Fê

    Não conhecia esses livros ainda mas fiquei bem curiosa pois adoro mitologia egípcia. Bem legal o livro ainda te agradar depois de tanto tempo e os personagens ainda serem especiais. Tenho essa mesma sensação quando releio Harry Potter. Espero que você consiga os outros 3 livros.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo