16 de abril de 2016

Resenha: Será amor ou obsessão? - Valter dos Santos @intelitera

Informações do livro:
Título: Será amor ou obsessão?
Autor: Valter dos Santos
Editora: Intelítera
Páginas: 320




Sinopse: Com o passar do tempo, passei a me sentir violentada toda vez que fazia sexo com meu marido. Era como se estivesse dormindo literalmente com um inimigo, com alguém em quem já não podia mais confiar. Toda vez que ele me tocava, era como se eu o deixasse me desrespeitar, de uma forma ainda mais forte e desprezível. Sentia-me usada e enojada em um ato em que deveria sentir amor e paixão.(personagem Zahra) Neste maravilhoso romance, o Autor Valter dos Santos, conta a historia de dois relacionamentos distintos, vividos pelas personagens Zahra e Maria, e como elas são abusadas verbalmente e psicologicamente por seus parceiros. Envolvente e emocionante, o livro Será Amor ou Obsessão? desvenda os sinais das agressões psicológicas - que nem sempre deixam marcas físicas, mas sempre deixam marcas profundas em nossa alma – e traz alternativas de como sair desses relacionamentos, nos convidando a refletir no verdadeiro sentido do Amor.



Resenha: Será amor ou obsessão?”, de Valter dos Santos, foi uma leitura surpreendente, seja por causa dos sentimentos repassados ou pelo desenvolvimento de cada relação abusiva, que no caso foram de duas mulheres diferentes: Zahra e Maria. A própria sinopse já consegue revelar que o conteúdo é tenso mesmo, e confesso que antes de iniciar a leitura, estava com medo do que poderia encontrar nessas páginas.


As temáticas abordadas nesse livro são extremamente importantes e é por isso que é até complicado expressar opiniões sobre ele. Vale ressaltar que há conexões feitas entre os personagens e acredito que este é um dos principais destaques da trama, ainda mais porque o leitor não espera que isso aconteça e do jeito como tudo se situa.


Zahra e seu marido Farzin passam por complicações bem sérias e inadmissíveis. Ele não possui nenhum respeito pela esposa, além de não querer ouvir a sua opinião para nada. Na verdade, não é nem um pouco difícil perceber, logo nas primeiras páginas, o quanto ele pode ser possessivo demais a ponto de não querer saber a opinião das pessoas ao seu redor. O jeito como a trata é alarmante e ainda mais insensível.


Maria possui um ciúme, que é praticamente incontrolável, por seu marido, José, e não consegue imaginar como seria se caso alguma coisa lhe acontecesse. Sua gravidez estava chegando ao fim e por isso a ansiedade estava tomando conta dela, ainda mais porque seria seu primeiro filho. Após momentos de muita aflição por conta de um acidente com José, nasce seu menino, Salvador. Ainda bem que nasceu com muita saúde e a mãe também passou bem durante o procedimento.


O caso de Maria também é complicado porque ela começa a se preocupar com a falta de José, já que este fica alguns dias sem retornar para casa e não lhe dá nenhuma notícia. E isso já acontecia antes do filho nascer, por isso Maria se decepcionou ao perceber que o marido não havia mudando em nada suas atitudes. Mas é claro que muitas coisas acontecem, e o leitor nem consegue imaginar como tudo pode ser finalizado.


O livro conta com 65 capítulos e todos são muito bem compreendidos. Não vou mais dar detalhes sobre a trama para não estragar as surpresas de quem for ler, mas afirmo que é uma leitura extremamente válida, especial e muito envolvente. È impossível não torcer pela superação dos personagens, assim como algo que os faça mudar o que esteja acontecendo de errado em suas vidas. Recomeçar sempre é o melhor caminho.


E já é mesmo de se esperar que as emoções – principalmente de desespero e frustração – sejam extremamente intensas, então nem comece a ler esse livro pensando que é descontraído, porque ele não é. Nossos sentimentos parecem se misturar com os dos personagens, seja por conta do sofrimento, das agressões verbais e físicas, do medo e até da esperança de encontrar uma solução plausível e para ter dias melhores.


O autor fez um ótimo trabalho, seja com o enredo ou com os conteúdos adicionais, sendo que nas últimas páginas ainda é possível conferir “Os 10 sinais de um relacionamento abusivo” e ainda conta com uma mensagem do próprio autor sobre o assunto. Sem contar que, a diagramação da Editora Intelítera também se evidencia, seja pela capa ou pelos detalhes internos, o que facilita ainda mais a agilidade com a leitura.

Classificação SEL: 4/5


15 comentários:

  1. Oie, gostei muito mesmo da premissa desse livro e ainda não tinha ouvido falar nele. Gosto de leituras com temas fortes e esse tratando de abusos psicológicos e físicos parece o tipo de livro que eu gostaria de ler, apesar de ser exatamente da forma que você falou, nossos sentimentos acabam se misturando aos dos personagens. Fiquei curiosa em relação a como a vida desses dois casais se conecta. E achei bem interessante o fato de o autor ter inserido os dez sinais de um relacionamento abusivo, muitas pessoas precisam disso pois muitas vezes sofrem esse tipo de relacionamento e nem imaginam.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê,tudo bem?
    Esse livro já na premissa mostra que a história que ele contém é bem forte e intensa,abordando assuntos bem sérios. Não o conhecia,nem ao autor,mas fiquei bastante curiosa para saber como tudo foi abordado.
    Achei muito bem colocada a lista com os dez sinais de um relacionamento abusivo, é uma forma de tentar ajudar alguém que talvez nem saiba que precisa de ajuda.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Acho muito pertinente livros com este tema e acredito que quanto mais lermos sobre o assunto, ficção ou não, nos dará mais propriedade para discutirmos o assunto. A capa do livro, no primeiro momento, não nos remete a um livro quenos fale sobre amor abusivo, mas adorei a arte gráfica, parece estar bem caprichada!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie, como passa?
    Menina que pesado, só com a sinopse a gente vê mesmo que a coisa não vai ser um mar de rosas, mas achei muito interessante, este é um tema pouco comentado e tratado ainda, e devo dizer que não conheço muito de relacionamentos abusivos,porém ao ler sua resenha pude perceber que quem ler o livro conseguirá se situar nessa realidade sem maiores problemas. E que trabalho lindo o desse livro, muito lindo.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu achei a sinopse bem interessante e a premissa e o desenvolvimento do livro é bem interessante já que retrata de abusos psicologicos e como cada casal age e reage a interação do parceiro(a). Das duas personagens eu me identifiquei com Zahra, achei ela bem sofrida e torço para que o final dela no livro seja bom para ela. Adorei o livro e a sinopse, vou procurar para lê-lo.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi Fê, tudo bem?
    Gostei da premissa do livro, que da pra perceber uma história muito forte, com assuntos bem sérios, como o abuso psicológico.
    Me interessei pelo livro, e já o coloquei na lista de livros para ler esse ano.

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!

    Esse é um livro bem denso que deve ser trabalhado de uma forma muito boa para não perder o foco central k que parece que o autor soube trabalhar isso muito bem.
    Acho que é o primeiro livro que vejo que fala sobre a temática.
    As fotos estão lindas e eu adorei a resenha que está bem desenvolvida. Parabéns!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá Fê,
    Adorei a premissa do livro, me pareceu bem trabalhado.
    Particularmente, gosto muito de livros sobre relacionamento abusivos, apesar de considerar esse tipo de leitura um pouco controversa, pois, ao passo que entendo as atitudes das pessoas que sofrem com isso, não consigo entender como elas aceitam, sabe?
    Pretendo ler o livro e espero gostar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Achei a capa linda e o título já mostra que esperar da leitura. Lendo a resenha percebi o quão intenso é esse enredo. Não gosto muito do tema principal abordado no livro, geralmente não leio quando tem algo assim relacionado, mas por alguma razão eu me senti curiosa para ler essa história.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Ainda não conhecia esse livro e nem o autor, mas me chamou atenção pelo tema: relacionamentos abusivos. É um tema pesado e me parece que o autor sobre retratar isso muito bem, o que me chamou atenção em sua resenha. Gosto de ler sobre isso e mais ainda de me identificar com a história em alguns momentos. Pretendo ler o livro e gostar da leitura. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    O tema do livro é bem revelante para os dias de hoje e pode ser encontrado em vário outro livros de suspense também, como A garota no trem e Garota Exemplar - recomendo esse último. Achei curioso existir tantos capítulos para um livro com poucas páginas - normalmente isso é usado por autores como Dan Brown para manter o leitor fisgado com inúmeros cliffhangers, o que não parece ser o caso aqui. Já a lista de sinais no final foi uma excelente ideia e pode acabar ajudando pessoas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Achei a ideia do livro realmente boa! É sempre bom alertarmos sobre a violência, que muitas vezes chega fantasiada de um amor e obsessão. Achei a premissa bem válida e fiquei curiosa em ler. Parece uma leitura bem forte, mas bem-vinda. Gostei muito da resenha! É a primeira que leio sobre o livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, mas adorei o plot. A linha entre amor e obsessão pode ser muito tênue, e gostei de saber que é possível sentir os sentimentos das personagens. Mas fiquei só que receio de me envolver demais com algumas histórias.

    ;D
    Nelmalilana Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Oiê! Tudo bem?
    Nossa, eu não sou muito fã de livros desse tipo, mas pelo contrário amo livros que passe sentimentos bons para os seus leitores. Esse daí parece ser bem legal, não conhecia a obra mas achei bem legal as suas considerações, me deixou um pouco curioso. Agora esse trabalho gráfico ficou muito toop. Amo livros que tem diagramações bem caprixadas.
    Até mais

    ResponderExcluir
  15. Não tenho estômago nem paciência para agressões verbais e físicas, então infelizmente não fiquei com vontade de ler o livro. Já acho o mundo real um lugar bem difícil de encarar, e não é sempre que me animo a ler uma história com algo tão próximo da realidade dolorosa que muitas pessoas vivem... não é à toa que meu gênero preferido é fantasia. Mas achei bem legal terem colocado esses extras dos 10 sinais do relacionamento abusivo e ainda uma mensagem do autor sobre o assunto.

    Beijo!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo