6 de abril de 2016

Resenha: Volto quando puder - Isa Prospero, Márcia Oliveira, Hoo Editora

Informações do livro:
Título: Volto quando puder
Autor: Isa Prospero, Márcia Oliveira
Editora: Hoo
Páginas: 272






Sinopse: Artur é um garoto de 14 anos que mora com a mãe e vê o pai aos finais de semana, pois os pais são separados. Tudo isso muda quando a mãe morre, e ele passa a morar com o pai, Guilherme. Charmoso, extrovertido, tatuador na Galeria do Rock, ele está longe de ser o pai que Artur sempre quis. Pra completar, o garoto é obrigado a mudar de escola e, a partir daí, começa uma nova fase em sua vida. Além de não ser o cara mais popular da escola, ele faz alguns inimigos em pouco tempo. Mas há duas pessoas que o Artur curte muito: o Alexandre, considerado o melhor professor do mundo pelo garoto, e a Priscila, menina tão interessante, que Artur nem acredita quando ela se aproxima. Conflito de gerações, dificuldade de comunicação entre pais e filhos, sexualidade e primeiro amor: são todos os desafios que o Artur tem que viver durante a adolescência.


Resenha: Volto quando puder”, das autoras Isa Prospero e Márcia Oliveira, apresenta uma trama delicada e irreverente, ao mesmo tempo em que também não deixa de ser extremamente ágil. E é por isso mesmo que me surpreendi bastante com o enredo, assim como os personagens desenvolvidos em tantas cenas envolvendo aprendizados e mudanças de comportamentos.


O protagonista se chama Artur, e como a própria sinopse informa, o garoto tem 14 anos de idade. Está passando por momentos conturbados diante da falta que a mãe lhe faz. Isso porque começa a conviver com seu pai, e é claro que não está nem um pouco acostumado ao seu estilo de vida. E como esperado, também precisa se adaptar em uma escola nova e estar perto de pessoas desconhecidas e até um pouco hostis. Ou seja, ele precisa superar muitas coisas ao mesmo tempo.


Outros personagens que se evidenciam bastante no decorrer das ocorrências são o professor Alexandre e uma menina chamada Priscila. As personalidades são diferentes, mas não é por isso que não deixam de representar uma importância enorme na história em questão. E é bem interessante prestar atenção em cada detalhe repassado pela narrativa.


A ambientação é um dos principais destaques, já que consegue chamar bem a atenção para o que realmente importa. Além disso, deixa o leitor muito a vontade para querer conhecer a história e suas evoluções. E em paralelo, também é interessante perceber que Artur pensa bastante sobre suas atitudes e é por isso que acaba mudando alguns hábitos.

Fiquei emocionada em algumas passagens, como se já não soubesse que isso aconteceria. Mas o melhor mesmo são as reviravoltas demonstradas por personagens que pareciam não ter tanta relevância. Fora a trama, a edição da Hoo Editora também merece destaque, seja pela capa – particularmente, eu achei linda – ou pelos detalhes visuais da obra.


O livro expõe questões reflexivas, apesar de não explorar muito bem cada caso. Mas devo admitir que o realismo se torna bem marcante nessas páginas. Enquanto isso, há situações que acabam desencadeando algumas problemáticas que nem eram tão esperadas. Acredito a intenção foi focar mais nas interações e não nos dramas individuais.

Classificação SEL: 4/5


26 comentários:

  1. Oi, Fê!
    Pela capa e título, jurava que o livro era de outro jeito.
    Eu curto ler as histórias de adolescentes. Não li muito na minha época de adolescente e, às vezes, me vejo em alguns personagens hahhhaa
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Oiie Fê, tudo bem?

    Começo falando da edição, também achei lindíssima. Sobre a trama, fiquei com o coraçao apertado de pena do Arthur, por ter sofrido com perda da mãe e agora sofrendo com essa mudança de vida. Gostei muito do enredo e gostaria de poder ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola Fe gostei muito da premissa do livro e parece que fugiu um pouco dos imensos dramas der adolescentes e sim ressalta pontos importante levando o leitor a reflexão. Com esses pontos positivos me interessei muito pelo livro, não conhecia e já fica a dica anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê!
    Ainda não havia conhecido esse livro e que bom ter vindo aqui hoje. Acabei saindo com uma ótima dica de leitura.
    Adorei a tua resenha e achei linda mesmo a capa do livro! Valeu pela dica!
    Beijos!

    http://www.luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Me senti morando em baixo de uma pedra porque não conhecia o livro, nem as autoras e nem a editora... rs O livro não me chamou muito a atenção, mas ainda assim anotei a dica em função destas reviravoltas que você mencionou. Quando chegar o momento certo, lerei.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi

    não conhecia esse livro e achei a premissa bem interessante, além disso tua resenha e as fotos que tu escolheu só aumentaram a minha curiosidade.
    Tá aí um livro que eu não esperava que me chamaria atenção e me enganei....

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda!

    Primeiro: que livro lindo esteticamente. Achei ele de um bom gosto incrivel. Achei a história bem legal também e sinto que me emocionaria super lendo. Adoro livros que deixam o leitor confortável para entender mais, se aproximar dos personagens, se envolver. Esse livro parece carregar esse aconchego. Achei bem interessante. :D

    beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Livro nacional e desconhecido, então já ligo o sinal de alerta. Gostei da premissa e acho que esse livro me deixara com o coração na mão, pois sou muito emotiva.
    A editora é uma outra descoberta para mim, e só em ver o trabalho deles com a edição já estou curiosa para ver outros livros publicados por eles.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  9. Oie.
    Tudo bem?
    Nunca tive ouvido falar no livro antes, amei a capa.
    A premissa é interessante, um livro que parece ter uma leitura rápida e agradavel
    Gostei do fato do protagonista ser masculino, li apenas 2 livros onde isso acontece, extraordinário e 16 luas. E foram experiencias maravilhosas.
    Adoro livros que nos faz refletir, então acho que vou gostar sim.

    ResponderExcluir
  10. Oi Fê, eu acho que já tinha visto essa capa por aí mas essa é a primeira resenha que vejo do livro e achei uma trama bem interessante. Livros que tragam essas mensagem de reflexão são sempre bem-vindos e fiquei curiosa com a obra.

    ResponderExcluir
  11. Olá Fê,
    Tenho que concordar com você sobre a capa, é linda.
    Gostei muito da sua opinião sobre o livro e da premissa dele, me atraiu em demasia.
    Adorei o fato de o foco ser a interação e não dramas individuais, pois chega um momento que isso cansa. Espero ter a oportunidade de ler o livro e ter uma mensagem reflexiva ao concluir a leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Que capa linda, que edição linda!
    Já ouvi falar do livro, mas é a primeira resenha que leio. Achei interessantíssimo!
    Gosto dessas histórias de "descobertas" pessoais, seja lá quais forem. Já o coloquei na minha lista.

    Beijos
    Jana

    ResponderExcluir
  13. Oi Fê, eu não conhecia esse livro ainda e confesso que fiquei super curiosa nele, parece ter uma trama bem cativante e que iria me prender na leitura até o fim, a sua resenha já me deixou isso bem claro, bem o tipo de livro que eu adoro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. OI!!!

    Não conhecia o livro, mas entendi completamente para qual caminho o autor quis ir. Todos os dramas geralmente são complicados e ser adolescente e ter que se acostumar com ambientes e pessoas diferentes é bem conturbado. Afinal, além dos problemas característicos da idade ainda aparecem outros fatores para piorar toda a situação.Mas, mesmos com todos esses contras o autor conseguiu evoluir na leitura, ao ponto de você conceituar o livro com 4 estrelas, ou seja, seus argumentos convenceram, lhe mostrando os aprendizados presentes nas linhas. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Fê

    Cada vez mais apaixonada por suas resenhas e essa fotos lindíssimas. Não conhecia o livro ainda mas já me interessei pela realidade que os personagens passa, que pena não ter sido mais explorado os fatos reflexivos so livro, creio que mesmo assim a leitura tenha sido muito proveitosa.

    Bjos e obrigado pela dica.
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Esta idade de adolescência é bem sensível para um menino perder a mãe e vir a conviver diretamente com o pai e depois ter que passar por diversas questões então realmente o livro parece ser bem sensível mesmo. Não conheço esta editora mas ela fez um ótimo trabalho na diagramação com um acabamento lindo. Acho legal livros com estas temáticas, já que hoje é normal pais separados.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  17. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas que capa ♥ Parece ser um livro muito bonito, gostei da premissa dele, e saber que o protagonista tem com quem contar nessa época difícil da vida me deixou ainda mais animada para ler o livro, pois imagino que essas pessoas sejam incríveis. Gostei mesmo :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Eu ainda não conhecia esse livro, assim como essa editora, e estou encantada com as fotos que mostrou da edição. Achei bem interessante essa premissa do livro, e agora estou com vontade de conferir o livro. Gostei bastante dessa indicação.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Oi, flor!
    Desconhecia o livro e achei muito bela a diagramação dele. As autoras parecem ter conseguido desenvolver um enredo emocionante, sobre os sentimentos de um adolescente diante das dificuldades de lidar com a morte da mãe. Acho que não tem idade que prepare um filho para isso. Achei, sinceramente, uma obra comovente mesmo sem tê-la lido. Quando você mencionou que o Artur passa a mudar atitudes, isso me deixou ainda mais interessada, pois revela que as autoras valorizaram o crescimento pessoal dele. :) Quero ler.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  20. Pelas suas fotos achei a diagramação uma graça. Está linda e bem feita. Apesar de eu não curtir muito histórias com adolescentes o enredo desse me chamou bastante atenção e mesmo sendo novo o personagem apresenta crrta maturidade. Aos14 anos deve ser completamente difícil toda essa mudança de vida.
    Dica anotada.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  21. Oi Fê! Achei interessante a temática do livro e a forma que você escreveu a resenha me deixou curiosa para ler a história. gosto de pensar sobre temas assim, ajudam em minha profissão e sempre nos trazem algumas boas reflexões né!?

    Adorei esta capa! =D
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. A premissa e os temas abordados no livro são bem interessantes, que bom que são bem reais em sua proposta, pois isso sempre é um divisor de águas para mim, para poder avaliar uma obra mais positivamente, e a edição está bem linda, adorei a capa!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi
    Não conhecia esse livro, mas fiquei morrendo de vontade de ler.
    A proposta de abordar tantos temas reais é bem interessante.
    A capa e a diagramação estão incríveis mesmo.
    Adorei suas impressões. Dica mais que anotada.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  24. Oi achei a capa do livro tão fofinha acho que me apaixonei pelo livro logo de cara ,gostei desta proposta de abordar temas tão reais na trama a premissa também despertou muito minha curiosidade, irie coloca-lo em minhas metas.

    ResponderExcluir
  25. O tema abordado no livro é bem interessante, gosto de livros que retratam a vida de jovens. O tema como separação, morte de alguém tão próximo e querido como um dos pais, e a mudança que isso traz para a vida de um adolescente serve para que muitas pessoas que estão passando ou passaram por essa situação, para que essas tenha uma visão pelo ponto de vista de diferente dos seus.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Apesar dos inúmeros comentários positivos em relação a obra, isso não me chamou atenção, e sim, a capa. Não sei explicar, mas toda vez que olho para essa capa e pro título me bate uma enorme curiosidade. Espero poder ler esse livro o mais breve possível, mas acredito que isso demorará um pouco ainda, por enquanto me aproveito de resenhas como a sua, livre de spoiler e que só mexem com minha curiosidade.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo