1 de maio de 2016

Resenha: A batalha de Kadesh - Christian Jacq @BertrandBrasil

Informações do livro:
Título: A batalha de Kadesh
Ramsés #3
Título original: Ramses: The Battle of Kadesh
(Ramses #3)
Autor: Christian Jacq
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 388






Sinopse: Ramsés terá que vencer dois inimigos poderosos - o implacável exército hitita diante da fortaleza de Kadesh e o efeito da magia que está tirando impiedosamente a vida da esposa real. Em desespero, Ramsés apelará aos céus. Mas seu pai celeste responderá a seus apelos?




Leia também:
Ramsés #1 O filho da luz – Christian Jacq (Bertrand Brasil)
Ramsés #2 O tempo de milhões de anos – Christian Jacq (Bertrand Brasil)




Resenha: A batalha de Kadesh”, de Christian Jacq, é o terceiro volume da saga Ramsés. Acredito que esta é uma das obras mais importantes desde os volumes anteriores, já que consegue abranger com mais intensidade sobre todos os combates que foram vivenciados. Na verdade, o livro tem um foco enorme sobre os inimigos e demais ataques, garantindo novas opiniões sobre cada um deles.

Entre os destaques, é possível citar que há explorações sobre Pi-Ramsés, a capital do Egito criada por Ramsés. É um sonho realizado, já que o governante tentava se manter confiante após suas desenvolturas. O fato é que Ramsés estava ficando cada vez mais impaciente com a demora de certos avanços para vencer os adversários. Ainda mais porque os hititas se mantém firmes contra os egípcios.

Nefertari está em um momento delicado e altamente sombrio, já que não há muitos questionamentos a serem feitos. Ramsés precisa fazer escolhas difíceis e se desdobra para estar a par da guerra, mas também não pode deixar de lado o seu amor pela esposa. E é por isso que precisa encontrar soluções rápidas para o feitiço que a atormenta.

Ramsés as vezes se mostra cansado ao partilhar tantos segredos no reinado. Entende-se que há intenção é que ele continue amadurecendo, mas os acontecimentos são tão convincentes que ele pode não achar as direções certas para trilhar. Em determinado momento, aparenta ter mais tempo do que realmente tem. E o mais difícil é não encontrar as confianças certas para estar ao seu lado nas horas mais complicadas.

As expectativas se tornam cada vez maiores, assim como as compreensões de determinadas opções no reinado de Ramsés. Ele teve inimigos fortes, mas sua desenvoltura sempre se destacou, ainda mais levando em consideração que tinha amigos fieis ao seu lado, como Moisés e outros conselheiros sábios envolvidos.

São tantas conspirações que o leitor até se sente um tanto perdido com as informações dadas. Entretanto, a obra não poderia deixar de ser mais completa e é muito interessante poder diferenciar os aprendizados até o momento, visto que ainda há muitas coisas a serem exploradas. Ainda acho que esse livro é o mais difícil para ser discutido.

Classificação SEL: 4/5


20 comentários:

  1. Oi, Fê!
    Desde sua resenha sobre o segundo volume, eu fiquei interessada em ler essa série.
    São só três livros ou tem mais?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu lembro de ter visto esse livro recentemente mas não o li. Pela capa e pelo título eu não daria nada por ele, mas acho a história super atraente e interessante. Eu só não sabia que ele fazia parte se uma série e se sabia não me lembrava disso.

    ResponderExcluir
  3. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro, na verdade eu achei até bem interessante. Gostei da tematica e de todos os questionamentos levantados pela obra. Acho que é legal quando a obra traz todos esses questionamentos pq faz o leitor pensar e tentar interagir melhor.
    Gostei bastante da resenha!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá Fê,
    O livro parece ter, mesmo, inúmeras informações - o que é bom, por um lado.
    Acho que Ramsés está em um momento bastante conturbado com muitos caminhos a seguir, mas sem a certeza de nenhum.
    Tenho muita vontade de ler essa série, pois adoro a história do Egito.
    Dica anotada!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Eu li a resenha do primeiro livro da serie, fiquei tão interessada que corri para procurar os outro e acabei encontrando 5! Fiquei tão feliz, pq me interessei bastante pela história. Assim que terminar o que estou lendo darei inicio a serie. Essa resenha só despertou ainda mais a minha curiosidade.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a série, mas apesar de o enredo parecer interessante e você ter elogiado, não me senti atraída pelo livro. Ainda mais sendo série. Mas fico feliz que tenha gostado.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Acho que foi aqui mesmo que eu vi a resenha do primeiro e segundo livros *-* estou bastante curiosa para ler a série, parece ser muito interessante (aliás, só pela sinopse e pela sua resenha já dá para ter certeza de que é interessante), e eu gosto bastante de obras históricas, principalmente porque li e sei pouco sobre o Egito.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Fê!
    Ainda não conhecia a obra, porém adorei sua resenha e fiquei muito interessada em realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Ola, tudo bom?
    Não conhecia a série, mas achei bem interessante. Fiquei com muita vontade de ler os livros, principalmente sendo sobre a história do Egito. Já coloquei a serie na lista rsrs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oi Fê! Tudo bem?
    Então, eu não conhecia esse livro e nem seus anteriores. Confesso que fiquei um pouco perdida em relação ao contexto da história, mas me parece algo bem interessante.

    sabe, eu gosto bastante dessas coisa relacionadas a outras culturas e tal.
    Engraçado que pelo o que você trouxe desse terceiro volume, eu me senti cativada em conhecer a história.

    Muito obrigada pela dica, gostei bastante.

    Parabéns pela matéria.
    Um grande abraço.
    Ingrid Cristina
    plataformatresquartos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Nunca tinha ouvido falar da coleção.. Mas fiquei muito interessado, ate porque adoroconhecer mais sobre a civilizaçao egipcia, que muito me fascina, ainda nao sei bem porque! ;)

    Bem, quanto a Ramses, apenas sei que foi um importante nome na civilizacao e que (como era costume na altura, embora ele ultrapassasse o "normal") tinha quase 200 filhos!! :)

    Em relacao ao livro, fiquei mesmo muito curioso, ainda bem que gostaste e o achaste aprendizado! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Fê, tudo bem? Sinceramente, a obra não chama a minha atenção, mas gostei de saber que é uma história bem completa e que nos faz aprender mais sobre a história do Egito, e gosto bastante de conspiração. Mesmo não tendo interesse na leitura, vou procurar ler as resenhas anteriores.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Mesmo sendo a resenha do terceiro fiquei bastante curiosa pela trama toda. Sempre tive vontade de ler essa série do autor, mas tinha medo que fosse uma leitura cansativa, pelo jeito me enganei. Adoro tramas com conspirações e tudo mais!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Que bom que continua gostando dos livros!! A cada resenha sua que leio sobre eles fico mais e mais curiosa com a leitura. Esse volume realmente me pareceu confuso, com muita coisa... Mas enfim, adorei a resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oii,

    Ai meu Deus, estou louca para ler essa série. Adoro a história de Ramsés (da qual li o primeiro livro umas quatro vezes) e a escrita desse autor, e também a forma como ele escreve é incrível também.

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a série e mesmo gostando de histórias que se passem em outras épocas, não fiquei curiosa com a obra, por se tratar da resenha do terceiro livro fiquei meio perdida em questão do foco dos livros, mas que bom que foi uma leitura boa!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Adorei conhecer esse volume. Não conhecia a série e achei-a bastante interessante ao ler essa resenha, porque notei ter um enredo de excelente consistência. O que rende sempre boas reflexões. Eu adoro o Egito antigo, com todos os seus mitos e suas batalhas. Ao mesmo tempo, havia muita escravidão e um povo sofrido demais... Acho que o autor conseguiu dar vida a esses fatos, não?

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  19. Que resenha maravilhosa, fiquei muito curiosa para ler esse livro me identifico muito com livros desse gênero! www.loucurasdaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Fê,
    Olha eu não conhecia esse livro, mas adorei a premissa e os pontos que você retratou na sua resenha, como eu sou uma eterna apaixonada pelos mistérios do Egito é lógico que fiquei super tentada.
    Eu leria a obra, sim sem dúvidas, só não curti muito a capa.
    Beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo