3 de maio de 2016

Resenha: A dama de Abu-Simbel - Christian Jacq @BertrandBrasil

Informações do livro:
Título: A dama de Abu-Simbel
Título original: Ramses: 
The Lady of Abu Simbel
(Ramses #4)
Autor: Christian Jacq
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 392





Sinopse: Ao recriar a grandiosidade e o mistério dos tempos antigos, Christian Jacq retrata, como nunca se fez antes, o magnífico faraó Ramsés, cujo reinado se encontra talhado em esculturas colossais. Pertencente à XIX dinastia do Egito Antigo, Ramsés soube cultivar a sabedoria, a justiça, a beleza e a prosperidade. Abençoado por Sethi e amado pelo povo, ele reinou por mais de 60 anos às margens do Nilo, a terra do misticismo e do encantamento. Neste quarto volume; ´A Dama de Abu-Simbel;´ Ramsés terá que negociar com o poder hitita para manter a tão sonhada paz. Ninguém melhor do que seu Egito, o diplomata Acha, para garantir a tranqüilidade e a prosperidade do Egito. Ramsés almeja também oferecer à esposa real o mais fabuloso presente: manda erguer em Abu-Simbel, dois templos como símbolo de seu amor eterno. Mas sua felicidade nunca está completa - surgem novas ameaças nos horizontes da terra sagrada: Moisés volta ao Egito para propor a Ramsés o êxodo do povo hebreu, e Ofir, mais uma vez, consegue atingir a família real com seu poder maléfico. Face a esses dois perigos, conseguirá o Filho da Luz ser protegido pela magia da Dama de Abu-Simbel?




Leia também:
Ramsés #1 O filho da luz - Christian Jacq (Bertrand Brasil)
Ramsés #2 O templo de milhões de anos - Christian Jacq (Bertrand Brasil)
Ramsés #3 A batalha de Kadesh - Christian Jacq (Bertrand Brasil)





Resenha: A dama de Abu-Simbel”, de Christian Jacq, é o quarto volume da saga Ramsés. Quem já leu até aqui sabe o quanto há informações históricas interessantes sobre o faraó e outras figuras igualmente conhecidas. Claro que as descrições sobre a mitologia egípcia também merece todo o destaque possível, já que abre caminho para muitos outros questionamentos.

Os elementos místicos complementam ainda mais a história, visto que o mago Ofir se mostra cada vez mais poderoso e ousado em seus objetivos de acabar com a ordem do faraó. É impossível prever as próximas ações desse inimigo, o que causa ainda mais revolta e medo por parte de todos os envolvidos nas cenas.

Como sempre, sua personalidade se mantem isolada e a um passo da vitória, causando uma aflição enorme sob os leitores. Acredito que o autor conseguiu chamar bem a atenção para todos os problemas com os inimigos, principalmente porque as situações sempre acabam sendo extremamente comprometedoras.

As questões religiosas também se mostram mais fortes, e dessa vez é possível decifrar o que realmente importa nas passagens bíblicas. E esses fatos determinam muitas situações e são realmente muito importantes. Não irei dar spoilers sobre certas escolhas, mas há muitas pessoas que irão surpreender por suas mudanças de comportamento.

Essa é uma série que deve ser lida na ordem certa, principalmente para que o leitor fique atento a toda trajetória estudada. Este é o penúltimo livro, mas de antemão, já devo afirmar que vale muito a pena ler esse livro, no meu caso, eu reli as obras. Ainda há muitas intrigas e surpresas a serem pesquisadas, e é claro que os assuntos acabam se tornando cada vez mais divertidos.

Acho que nunca vou cansar de afirmar o quanto essa série e instigante. É uma narrativa que explora, não somente os fatos históricos importantes, mas também a relação com os personagens e suas decisões, estas que refletem bastante em seus futuros. Como é uma releitura minha, consegui visualizar novas perspectivas igualmente reflexivas.


Classificação SEL: 4/5


18 comentários:

  1. Sou louca por livros que falam sobre a cultura, mitologia e costumes de outras civilizações.
    Não conhecia esses livros mas já me apaixonei!

    http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li, mas já me interessei, eu sempre prefiro ler na ordem mesmo que não seja obrigatório. Não gostei da capa :(

    ResponderExcluir
  3. Menina, você está lendo esses livros muito rápido. Lembro das resenhas anteriores e você trouxe essa tão rapidinho. Esse livro me deixou mais interessada do que os outros. O conteúdo da obra parece ser muito rico e o livro parece ser excelente. Os anteriores não me agradaram tanto mas por esse eu já fiquei interessada em ler toda a série. Só acho as capas meio desanimadoras, mas são muito condizentes com os livros.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a mitologia egípcia é uma das mais procuradas, talvez por sua popularidade, ou talvez por sua riqueza mesmo. Eu conheço pouco, mas gostaria de conhecer mais e acho que um meio divertido de fazer isso, é através de livros como esse. Aind anão li nenhum da série, mas pretendo!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fê! Tudo bem?
    Não tenho nem palavras para dizer o quanto estou louca para ler essa série. Cada vez que vejo algo sobre ela, chega a me dar até uma angústia de saber que ainda vou ter que adiantar alguns livros na minha fila de leitura antes de poder comprar estes. Eu amo a cultura egípcia e a história de Ramsés é algo que eu sempre quis conhecer. Sua resenha me deixou ainda mais animada para comprar esses livros. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, tudo bem?
    Acho a mitologia egípcia bem interessante, mas nunca li nada que abordasse esse tema e acredito que é algo difícil de se encontrar por aí. Pelas suas resenhas parece ser uma saga bem instigante e pelo fato de você tê-lo lido há muito tempo atrás, só aumentou minha curiosidade. Espero ter a oportunidade de conhecer o primeiro livro, se gostar, mergulho fundo nos próximos como você fez.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  7. Oie, gostei da resenha e tenho muita vontade de ler essa série. O autor é bem falado e o egito sempre me intriga muito, é bom saber que envolve magia, religião, acho que é um prato cheio para quem gosta de livros históricos, assim como eu. obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  8. Oi Fê,
    acho mega interessante esses livros que possuem teor histórico e juro que queria me interessar ao ponto de pegá-los para ler, mas infelizmente ainda não rolou essa vontade. Tudo que sei da história desses faraós é o que assisti em A múmia, gostaria muito de poder saber algo mais concreto e realístico e fiquei super feliz de saber que essa série existe.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  9. OIii!

    Eu sempre digo que estou fugindo de séries e que quero um temo a mais para poder ler, só que essa me atrai um pouco.
    Acho que todo esse mistério e esses questionamentos fazem a leitura ser muito mais agradavel né?
    Estou gostando de acompanhar sua opinião da série :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Nossa, é uma série bastante curiosa tendo em vista que fala de um personagem importante da história. Não faz muito o meu estilo leituras desta época mas eu curto ver mais em filmes com bastante ação e efeitos como Noé, porque assim não pego tanto no sono, ainda mais por esta ser uma série, mas é legal que você curta algo diferente assim e possa indicar!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fê.

    Apesar de não conhecer a série, gostei muito da premissa do livro e gostaria muito de me envolver nessa trama mítica. Aliás, eu gosto de livros que tratam da cultura egípcia e tudo mais. Creio que vou gostar da série. Fiquei bastante curiosa para saber o que acontece nos livros, visto que você recomenda tanto a série.
    Fico feliz que tenha gostado do livro ♥
    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiee Fê ^^
    Vendo você afirmar mais uma vez o quanto esta série é boa me deixou doida... Aaaah eu não posso comprar livros *-* Vou tentar burlar meu sistema aqui e comprar pelo menos o primeiro volume, mas acho que vou enlouquecer querendo o segundo, né? Ultimamente venho me interessando tanto pela cultura e mitologia egípcia *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  13. Ola Fe lindona estou de olho nessa série há tempos, gosto de histórias fortes e com personagens marcantes, as capas estão lindas, pena que estou em contenção de despesas minha vontade é de comprar todos os livros. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Oi flor, eu já tinha visto resenhas sobre essa série e acho que inclusive foi aqui no seu blog mesmo. Só olhando a capa eu não leria o livro pois a achei feia. Rsrs. E ela dá uma outra impressão de algo totalmente diferente do que o tema que aborda. Porém eu adoro livros que abordem questões como mitologia e eu estou doida para ler algo que tenha mitologia egpcia então com certeza vou querer ler esse livro ainda mais por trazer reflexões. Gosto muito de leituras assim! Bj

    ResponderExcluir
  15. Oi Fê
    Apesar da sua resenha super explicadinha, não consegui sentir vontade de ler esse livro.
    Não curto muito livros com mitologias e estou fugindo de séries.
    Mas vou indicar sua resenha e livro para um amiga que é apaixonada!
    Espero que todos os livros continuem bons.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Olá Fê,
    Essa série parece ser muito instigante, como você disse.
    Cada resenha que leio sua sobre os livros, fico mais fascinada por esse universo.
    Gostei de saber que a questão religiosa é mais presente nesse volume.
    Estou louca para ler - espero fazer isso em breve.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  17. Curto pra caramba livros que desvendam mistérios e que estão rodeados de decisões surpreendentes, não posso falar muito sobre esse por não conhecer as outras obras. Mas pela resenha provavelmente eu adoraria a série ahahhaha..
    Livros com questões religiosas devem ser bem difíceis de escrever deve ter dado um belo trabalho ao autor, ainda mais porque sabemos que os antigos egípcios eram um povo bem supersticioso e religioso.
    ótima indicação.
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Fê *--*

    Tenho adorado acompanhar as resenhas dessa série e cada livro que você resenha me deixa ainda com mais vontade de conhece-los já que adoro tudo que é relacionado a cultura egipcio. A premissa está muito boa e pelo que tenho visto manteve um nivel muito bom em relação aos outros.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo