17 de junho de 2016

Resenha: A fúria e a aurora - Renée Ahdieh @GloboLivros

Informações do livro:
Título: A fúria e a aurora #1
Título original: The Wrath & the Dawn 
(The Wrath and the Dawn #1)
Autor: Renée Ahdieh
Editora: Globo Alt
Páginas: 336





Sinopse: Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga. Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.



Resenha: A fúria e a aurora”, de Renée Ahdieh, é o primeiro livro de uma série de mesmo nome, e apresenta uma história complexa, envolvente e repleta de indecisões pelo caminho. A capa e a sinopse já haviam me encantando, entretanto, confesso que, nem de longe, estava esperando uma trama tão arrebatadora.

O enredo é baseado no clássico “As mil e uma noites”, e para quem já tem uma noção do que se trata, pode perceber algumas semelhanças, porém o desenvolvimento é muito mais abrangente. Para quem nunca ouviu falar, a história gira em torno de um rei que, após descobrir que sua mulher o traía, a mata e por um determinado período faz o mesmo com outras tantas mulheres, já que ele perdera totalmente a noção de confiança.


Ainda sobre “As mil e uma noites”: A cada noite o rei dorme com uma mulher diferente, e a mata na manhã seguinte. Isso se repete até que Xerazade surge em seu caminho, com um plano bem arriscado, porém muito inteligente. Para escapar do mesmo fim trágico das outras moças, ela o deixa curioso, por meio uma narração de contos, a cada noite que se passa e consegue mudar, após muito tempo, as ações tempestuosas do rei.

Nessa trama, o leitor se depara com um jovem rei, Khalid, que também mata uma mulher a cada dia que passa. O fato é que não se sabe muito sobre suas experiências, e por mais que seus atos sejam totalmente cruéis, surge uma enorme curiosidade sobre ele. É um personagem diferente, e que gera muitas controvérsias ao longo dessas páginas.

Sherazade é impetuosa demais e não percebe que está colocando sua vida em risco ao estar próxima de Khalid. Quer dizer, acredito que ela sempre soube que era perigoso sim, porém o desejo de fazer algo para acabar com tantas mortes de jovens moças era bem maior que seus medos interiores. Como esperado, ela segue o mesmo planejamento de Xerazade (As mil e uma noites).


Claro que o rei percebe logo o que ela está fazendo, mas ele fica curioso para ver até onde ela vai. Além disso, a garota também desperta a atenção por sua beleza, e após um tempo, Khalid começa a demonstrar que se importa e o quanto está disposto a mudar. Os propósitos devem ser restaurados, mas é claro que o caminho não poderia ser mais dificultoso para ambos.

Fiquei muito surpresa diante do quanto curti a trama e o seu desenvolvimento, e especialmente os personagens centrais. E claro que é uma leitura mais do que recomendada para todos os fãs de romances fascinantes, envolvendo questões acerca de poder, várias escolhas pelo caminho e responsabilidades, entre outros dilemas.

Classificação SEL: 5/5


26 comentários:

  1. Oi, como vai?

    Não conhecia o livro, nem o autor, mas fiquei encanta pela história e motivada a descobrir mais sobre os personagens! E minha curiosidade foi aguçada pela sua brilhante resenha, parabéns! Já está anotado na minha gigantesca lista de leitura. Fico feliz que tenha curtido a leitura, espero gostar tanto quanto você. Obrigada pela dica!
    AH propósito, que almofada mais fofa!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  2. Oii Fê, tudo bem?
    Menina fiquei completamente encantada e apaixonada por essa obra que resenhaste, toda essa coragem, ser alguém de foco como o personagem só me deixou querendo saber mais. Me apaixonei pelas almofadas <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê!
    Tenho visto muita comoção em torno desse livro mas até então não sabia do que se tratava e nem que fazia parte de uma série. Fiquei surpresa logo com a sinopse e a sua resenha atiçou ainda mais a minha curiosidade. Parece ser uma trama incrível e muto bem escrita,sem falar nessa edição linda. Mal posso esperar para ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Não conhecia o livro, mas me apaixonei! Nunca li muitos livros que se passam em lugares distantes e em tempos antigos, mas já li alguns mangás assim e o livro me lembrou isso. Adorei a história e já previ aquela luta interna que eu vou passar ao ler: "Ele é mau, mata mulheres! NÃO SE APAIXONE POR ELE!". Mas eu vou. E a capa é linda!

    Vitória, www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê, tudo bem?
    Esse livro parece incrível! Não conhecia muito bem "As mil e uma noites", mas pela sua resenha parece que o livro é uma ótima releitura desse clássico. Estou muito curiosa para conferir ele, Sherazade parece ser uma menina muito corajosa e estou doida para saber como ela irá lidar com o rei. Com certeza está na minha lista de desejados!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  6. Que resenha linda!
    Eu ainda não conhecia o livro mas já fiquei apaixonada pela capa, muito charmosa. Gostei muito da trama e parece ser uma abertura incrível para essa série. Espero que eu leia e possa matar a curiosidade que fiquei

    ResponderExcluir
  7. O pouco que conheço da mitologia árabe, é em função do original As Mil E Uma Noites e a partir disso, acredito que eu vá gostar bastante deste livro aqui. O kit promocional está lindo e o enredo me pareceu bem intenso e bem desenvolvido. Quero muiot ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Bem, é a segunda resenha que eu leio desse livro e fiquei bem interessada, não apenas por ser uma releitura de um clássico, mas também porque conheço pouco da cultura árabe e acho bem legal eu conhecer mais através da literatura. Fiquei contente com a tua nota, pois da pra ver que apreciou bastante o livro. Quero ler logo!

    beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu nunca li o conto das "Mil e uma noites", por falta de oportunidade mesmo, mas eu já sei que vou adorar esse livro baseado nele!
    A premissa parece super interessante, fiquei curiosa sobre o lado controverso do personagem principal e também quero conhecer mais sobre Sherazade, que parece ser uma personagem de personalidade forte, do jeito que gosto, rs.
    Fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura!
    Adorei sua resenha e não vejo a hora de ler essa obra!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Fe!
    Que capa mais linda a desse livro!
    Eu conheço a história d'As Mil e Uma Noites, mas nunca li, e achei o máximo esse livro ser uma releitura. Fiquei muito curiosa!
    Já vai para a lista de desejados. :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Fico pensando aqui o que é que ela faz para que o rei, assim como em mil e uma noites, desista de continuar com esses atos tão horríveis. Enfim, fico contente em saber que o livro tem um enredo bem desenvolvido e os personagens centrais são ótimos. Espero ter a oportunidade de ler um dia.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Sua resenha ficou maravilhosa, vou querer ler logo esse livro. Um romance tão misterioso e com um encanto das arábias promete ser uma história encantadora. Valeu a dica.

    Uma vida literária

    ResponderExcluir
  13. Olá, esse é um livro que eu quero bastante ler, desde que vi a sinopse no skoob. Gosto de releituras e fico curiosa para saber como essa história vai se desenrolar.

    ResponderExcluir
  14. AI QUE COISA MAIS LINDA, EU PRECISO DESSE LIVRO PARA ONTEM!!!!
    Não conhecia a obra, mas já me apaixonei, tanto a história quanto a capa são maravilhosas, já necessito.
    Amei a resenha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Já queria ler o livro, mas saber que foi baseado em As Mil e Uma Noites me deixou completamente louca para lê-lo!
    BJs

    ResponderExcluir
  16. Oi! Não conhecia este releitura, mas até que está bacana! Eu conheço bem 'As mil e uma noites', não só por conta da minha curiosidade literária, mas também por conta da curiosidade da cultura (estudo a cultura do oriente por causa da dança). /a capa está muito legal, combina com o livro. A história, como é releitura, está bem parecida, mas só lendo para ver as diferenças reais. Seu texto ficou muito bom! bj!

    ResponderExcluir
  17. oi ^^
    adorei a capa, vi recentemente em outro blog e fiquei mega curiosa!
    fiquei bem interessada na leitura, não leria no momento, mas se der vou ver se adquiro o livro, vai que eu gosto! Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  18. Olá! Eu adorei saber mais sobre o livro, confesso que vi a capa e pensei que poluição visual, meus olhos doeram por causa da cor ainda mais eu que tenho problemas de vista. Mas o enredo parece ser incrível, principalmente por causa da temática do Mil e Uma Noites que sou fascinada. Vou ter que comprar mesmo com essa capa.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  19. Ola Fe lindona eu amei esse livro, os protagonistas e toda história por trás do Rei, já entrou para a lista de meus favoritos, a forma como a autora envolve o leitor é perfeita, eu não queria parar de ler e já estou curiosa com o próximo livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Fe, desde o lançamento desse livro fiquei mega curiosa para ler, a premissa é instigante ainda mais com baseado no clássico Mil e uma noites, uma história que li a muito tempo e gostei. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi. Gostei do livro, a capa é bonita e o enredo, apesar de já conhecer As mil e uma noite, me parece diferente. Certamente, vou tentar ler a obra.

    ResponderExcluir
  22. Eu não conhecia o livro e pra falar a verdade nem a historia de as mil e uma noites... É, eu sei, em que mundo eu vivo... Kkkkkk. Lendo sua resenha fiquei bem curiosa e confesso que já nutri uma certa afeição pelo rei, pois imagino que exista um motivo importante para ele fazer o faz... Dica anotada, já estou ansiosa com a possível leitura.

    ResponderExcluir
  23. Mas gente, que trem bacana.Seria uma releitura então né? Adorei demais e essa capa ta de matar e se conseguir gente, quero essa lindeza na minha estante.Fiquei curiosa para saber como ela irá ludibriar o rei e se dará tudo certo.

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Fê, tudo bem?
    Acredita que eu não conheço a história de mil e uma noites ainda? Mas pela sua resenha posso ver que é muito carivante. Fiquei feliz em ver que você gostou da história e que recomenda o livro, vou ver se consigo adquirir em breve meu exemplar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oiiie
    que capa mais linda e adorei aquela almofada hahaha muito legal sua resenha e fiquei curiosa depois de ver a resenha, muito boa a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi tudo bem?
    Eu li o começo e o final da resenha, pois ainda irei ler o livro... fico feliz que tenha gostado do livro ee que recomende a leitura, mal posso esperar p ler
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo