4 de junho de 2016

Resenha: Nildrien: O pergaminho - Manoel Batista @NovoSeculo @talentoslitbr

Informações do livro:
Título: Nildrien: O pergaminho
Livro #1
Autor: Manoel Batista
Editora: Novo Século
Selo: Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 588






Sinopse: Em um mundo de fantasia medieval, o despertar de uma poderosa energia em uma caverna milenar e remota faz com que os mais poderosos reinos de Nildrien se mobilizem para conseguir o artefato portador do poder: um antigo pergaminho criado pelo maior de todos os magos, contendo feitiços capazes de afetar o equilíbrio mundial. Sem poder enviar seus mais experientes e poderosos membros, resta às forças de reinos aliados formarem um grupo de jovens aventureiros para enviá-los ao maior desafio de suas vidas: uma aventura entre guerreiros, magos e monstros que dividem um cenário onde o fantástico e a magia se mostram mais presentes do que nunca. Uma jornada que mudará para sempre a vida desses jovens, repleta de drama, ação e humor.


Resenha: Nildrien: O pergaminho”, do autor nacional Manoel Batista, apresenta uma história fantástica e repleta de descrições interessantes. Acredito que o destaque maior, além dos personagens, está na ambientação, já que é rica em detalhes intrigantes e cada página demonstra algo inovador e com surpresas repletas de implicações.

A história tem vários elementos mágicos e divertidos, o que torna a leitura ainda mais intrigante. O que mais chamou a minha atenção mesmo no enredo foi o fato de haver essa diferenciação a respeito dos personagens. Todos se evidenciam e ao mesmo tempo complementam muito os acontecimentos. Sem contar que a determinação deles são incríveis.

O poder vem se destacando nos reinos de Nildrien e tudo gira em torno de um pergaminho, o que torna a aventura ainda mais arriscada, levando em consideração de que há consequências em todos os atos realizados. Para que nada saia fora do controle, um grupo inusitado de jovens é desafiado a manter a ordem nessa ambientação, e é claro que surgem muitas problemáticas pelo caminho.


Esse grupo se assemelha pela coragem, porém, individualmente, possuem características bem marcantes. Mas é claro que há muitos outros personagens, e o leitor precisa ficar atento a cada aparição e do que estes podem ser capazes de fazer em busca de um poder que pode desequilibrar muitas coisas desconhecidas.

O enredo é bem complexo, pelo que pude perceber, por isso, a leitura se tornou um pouco cansativa em alguns momentos, pelo menos essa foi a minha experiência. Ainda assim, depois que começamos a compreender mais sobre a profundidade dos fatos, tudo se torna bem mais intenso e fica visível sobre o quanto os planejamentos podem se tornar ambiciosos.

Enfim, apesar do livro tem mais de quinhentas páginas, a leitura não é tão demorada, justamente por conseguir envolver bem o leitor. No meu caso, devo ter concluído a leitura em quatro ou cinco dias, e para mim foi uma leitura muito válida e especial. E é claro que é uma ótima recomendação para os admiradores do gênero de fantasia medieval.

Classificação SEL: 4/5


13 comentários:

  1. Oi Fê,
    Ainda não conhecia a obra mas gostei do enredo e dos personagens, que, pelo que pude perceber, tem papéis realmente fundamentais para desenvolver a trama contida na história. Apesar de ter um enredo complexo, espero que o autor tenha desenvolvido a história sem muitas complicações. Adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, fico muito feliz de saber que você gostou da história! Muito obrigado pela resenha e espero que você possa continuar acompanhando Nildrien e minha carreira, um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Sou muto fascinada por hstórias medievais e, pela sua resenha, este parece ser muito bom. Já coloquei na minha lista no skoob :)

    Ah, é a minha primeira vez aqui no seu blog e estou gostando de tudo. Já estou te seguindo no GFC e no G+.Ah, te adicionei no snap também (se vc ver lá alguma 'luuhmarcely' sou eu :P)
    Com certeza, voltarei mais vezes aqui <3

    Beijos!
    www.minineko.org

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fê!
    A primeira coisa que me conquistou foi a capa, muito linda! Eu gosto muito de fantasia e de histórias que envolvem magia e o cenário medieval. Pelo que percebi a trama é densa e leituras assim acabam demorando a fluir, mesmo assim se tiver oportunidade quero ler o livro. :)

    beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei a obra pois amo fantasia medieval. O fato do autor conseguir descrever bem os ambientes deixa a história de fato muito interessante e rica em detalhes. Com certeza é uma boa pedida para os amantes do gênero.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Fe, eu acho que também acharia aquela parte cansativa e até desistisse da leitura, mas que bom que você persistiu e o livro se converteu em uma boa experiencia. Anotei a dica e espero poder conferir em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Fê,
    Fico feliz em saber que a leitura é envolvente. Confesso que não sei se acharia essa parte cansativa, mas acho que isso faria com que eu arrastasse a leitura, mesmo o livro sendo envolvente. Achei a premissa e a capa interessantes e vou anotar a dica, pois, se eu não ler, uma amiga lerá, já que ela gosta.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Elementos mágicos e divertidos é algo que deixa a leitura realmente fluida e interessante de se ler e ainda bem que o livro possui esses elementos. Fiquei curiosa para saber mais sobre essa diferenciação dos personagens. Isso foi a coisa que mais me chamou atenção sobre o livro que você apontou na resenha. :)

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  9. Oi Fé, esse livro tem ingredientes que na minha opinião são essenciais dm uma leitura pelo aue li da sua resenha. Quando a história é fluída e envolvente 500 páginas passam coa do okr mim também. Com certeza vou querer ler sse livro.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Oi, não sou fã de fantasia medieval, mas esse livro despertou a minha curiosidade e sua resenha bem detalhada instigou a minha vontade de ler esse livro, me fazendo querer sair um pouco da minha zona de conforto. Acho que leria. Meus parabéns pela resenha, pois está ótima.
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Fernanda;

    Logo de início o que me deixou curiosa foi ser literatura medieval. Adoro!
    Então sua resenha foi me deixando cada vez mais curiosa, até porque ainda não conhecia nada sobre esse livro, muito legal!
    Obrigada por partilhar sua opinião e pela dica de leitura.
    Beijos!
    Vivi

    ResponderExcluir
  12. Oi,

    Eu gosto de fantasia e estes livros me atraem muito. Geralmente eles têm mutas páginas, mas pelo que você disse na sua resenha a leitura desta obra flui e não é demorada. Eu me interessei muito por ela.

    Bjos
    Juci Pauda
    queroinspiracao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá. Gostei da sua resenha. Acho obras assim bem interessante. Fantasia com medieval. Mesmo não dizendo muito sobre a obra, mesmo assim fiquei curiosa para ler. E como gosto de coisa detalhista, acho que gostaria de lê-lo.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo