11 de junho de 2016

Resenha: Os tambores do outono [Parte 2] - Diana Gabaldon @editoraarqueiro

Informações do livro:
Título: Os tambores do outono
Outlander #4 Parte 2
Título original: Drums of Autumn (Outlander #4)
Autor: Diana Gabaldon
Editora: Arqueiro
Páginas: 469



Sinopse: Será possível alterar o passado? Depois de voltar no tempo à Escócia do século XVIII e reencontrar Jamie Fraser, o amor de sua vida, Claire Randall seguiu com ele para o Novo Mundo. Agora eles moram na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e Jamie, com o auxílio da misteriosa e autoritária Jocasta Cameron, conseguiu tornar-se uma pessoa influente. As coisas finalmente parecem estar entrando nos eixos. Duzentos anos à frente, a filha dos dois, Brianna, encontra um recorte de jornal antigo e descobre que Claire e Jamie morrerão em um incêndio. Isso, somado à sua curiosidade em relação ao pai biológico e à saudade que sente da mãe, faz com que deixe o namorado para trás e se lance através do círculo de pedras em uma aterrorizante jornada rumo ao desconhecido. Para salvar a vida daqueles que ama, ela tentará mudar o passado, mesmo que isso signifique colocar em risco o próprio futuro. Assim que fica sabendo o que a namorada fez, Roger Wakefield abandona seu emprego de professor e decide segui-la. Mais uma vez, a força do amor ultrapassa obstáculos, vencendo tempo e espaço, e dá início a uma nova e fantástica fase nesta saga antológica. Na segunda parte de Os Tambores do Outono, Diana Gabaldon conta as aventuras de uma jovem destemida no atribulado século XVIII. Unindo sentimentos atemporais como culpa, raiva e amor a uma cuidadosa pesquisa histórica, a autora constrói uma trama inesquecível, com reencontros de tirar o fôlego e um desfecho emocionante.



Leia também:
Outlander #1 A viajante do tempo - Diana Gabaldon (Editora Arqueiro)
Outlander #2 A libélula no âmbar - Diana Gabaldon (Editora Arqueiro)
Outlander #3 Parte 1 O resgate no mar - Diana Gabaldon (Editora Arqueiro)
Outlander #3 Parte 2 O resgate no mar - Diana Gabaldon (Editora Arqueiro)
Outlander #4 Parte 1 Os tambores do outono - Diana Gabaldon (Editora Arqueiro)




Resenha: Os tambores do outono”, quarto volume da série Outlander, de Diana Gabaldon, fora dividido em duas partes, então é mais do que recomendado ler os dois volumes seguidos um do outro para não ficar perdido no contexto ou esquecer informações importantes. Por isso assim que terminei de ler a primeira parte, já comecei a ler a segunda, sendo que há muitos detalhes a se compreender nessa história fascinante.

Quem conferiu a minha resenha da parte I, leu sobre o envolvimento de Brianna e Roger, além das novas adaptações que Claire e Jamie precisam fazer. Há muitas descobertas nesse processo, o que desencadeia novas preocupações, entretanto há muitas cenas que, desde o começo, são bem esperadas pelos fãs da saga.

Uma das personagens que mais me cativaram foi Brianna, ainda mais porque seu desenvolvimento acontece aos poucos, mas é fácil identificar traços determinantes de seus pais. Isso a torna uma personagem mais intensa e determinada a seguir um caminho arriscado, obscuro, e cercado de várias perdas também. Portanto, o lado emocional é muito bem.


Nessa sequência, há muita tensão envolvendo todos os personagens, especialmente a respeito de Brianna e do tão esperado encontro com seu pai. A volta no tempo é o principal destaque da segunda parte. Confesso que não sabia como seria a reação de ambos, mas a autora, mais uma vez, demonstra que sabe mesmo como criar uma cena marcante e muito mais emocionante.

O que mais me surpreende mesmo, e isso desde o primeiro livro lido, são como as características se mostram cada vez mais críveis. O que é ainda mais compreensível, sendo que Diana Gabaldon deve ter feito estudos minuciosos sobre os cenários, os períodos de guerra, costumes, idealizações das épocas retratadas e afins.

A autora sabe mesmo como desenvolver uma trama inteligente e que, ainda por cima, liga todas as partes interessadas de modo a não ter nenhum questionamento. Claro que há algumas passagens mais lentas, afinal de contas todos os seus livros são extensos, porém os episódios envolvendo ação e encontros emocionantes superam qualquer tipo de dificuldade na leitura.


Classificação SEL: 4/5


10 comentários:

  1. Oi Fe,
    Vou começar a ler essa série em breve e espero gostar e me envolver com a história. Ao ler a sinopse desse volume dá para ver a cadeia de tramas que o livro aborda. Brianna parece ser uma personagem intensa e destemida, e isso com certeza traz dinâmica para a história. Adorei os pontos ressaltados. Saber que a autora sabe construir uma cena que envolve me deixa mais animada em ler.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  2. Eu acho essa série muito fantasiosa e tenho uma enorme vontade de ler, mas vergonhosamente eu tenho uma certa preguicinha de começar. Pretendo, ainda esse ano, mandar a preguiça ir embora e começar. Acho as capas bem bonitas e o enredo é no mínimo muito curioso. Sei que vou me viciar nos livros.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê,tudo bem?
    Não li essa série ainda mas ouço mil maravilhas sobre ela, o que me deixa bem curiosa. Parece ter um enredo sensacional e prender o leitor de jeito.
    Sua resenha está ótima!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fe, se exite uma coisa que me chama a atenção nesta série gigante, é o que você colocou na resenha sobre o trbalho de pesquisa que a autora deve ter feito para não apenas criar um universo, como fazer com que ele fosse crível e com argumentos bem embasados. Acho o nome de Brianna lindo e curti saber que ela é uma personagens amável.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Fê,
    Agradeço a dica de que devemos ler os dois livros juntos. De certa forma já imaginava isso, mas me perguntava se não poderia ter um hiato e, ainda assim, conseguir prosseguir com a leitura, agora vi que não.
    Curti muito sua resenha e confesso que ela me deixou, ainda mais, curiosa com a história para saber como desenrola.
    Claro que anotei a dica e, claro, vou comprar em breve.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fê.

    Que legal que você trouxe as duas resenhas tão pertinho uma da outra.
    Vc já sabe que não lerei os livros agora, já comentei na outra resenha, mas a cada resenha que leio fico impressionada com a riqueza da história.
    Tenho muita curiosidade de saber como acontece a dinâmica dessas viagens no tempo.
    Adoro livros onde a gente consegue perceber que o autor teve todo um trabalho de pesquisa , acho que isso dá muito mais credibilidade ao livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Meldels, já tem tudo isso de livro lançado? Descobri mais uma autora que não cansa de escrever... :O hahaha
    E pior que cada livro tem mais de 400 páginas né? gzus... É por isso que eu ainda não li a série, tenho muito medo de empacar, mas pelas resenhas que eu li pelo jeito é bem difícil isso acontecer.
    Gostei muito da trama, acho que desse ano não passa a leitura do primeiro pelo menos.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Olha eu tenho em minha estante apenas o primeiro livro dessa série e resolvi ler para ver se eu vou curtir antes de comprar os outros, porque sinceramente estou com pouco de receio de não gostar do gênero, mas tenho visto muita gente falando maravilhas, ainda mais contendo viagens no tempo e tudo mais, coisa que eu adoro. Eu não tenho muito que comentar da sua resenha, porque realmente não li nada até então, mas pelo que você fala deve ser uma série muito bem desenvolvida e com ambientes muito descritos. E quando se tem romance no meio entao, melhor ainda, porque eu adoro, sério, acho que só lendo mesmo pra saber, porque até agora não me aventurei e menina, viu o tamanho dos filhotes né? rs...acho que isso tbm tá me deixando receosa para iniciar =x Mas eu acho que vou tentar....não sei, estou ficando curiosa, porque de uns tempos pra cá tenho visto muita gente falando desse livro. Espero que eu também goste assim como tu que já leu os anteriores e curtiu.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/06/caixinha-de-correio-8-especial-disney.html

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Pretendo começar a ler essa série em breve, já que só vejo comentários positivos. Gostei muito de saber que a autora provavelmente deve ter pesquisado bastante para descrever certos fatos nos livros, com certeza deve deixa o ambiente bem mais crível e detalhado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oiee! Confesso que não estava levando muita fé nesta série, mas venho lendo algumas resenhas e estou quase convencida a pegá-la para ler! *-*

    Adorei sua resenha, está envolvente e você em poucas linhas conseguiu me deixar curiosa! Ameii!!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo