12 de junho de 2016

Resenha: Raio de sol - Kim Holden @PlanetaLivrosBR

Informações do livro:
Título: Raio de sol
Título original: Bright Side (Bright Side #1)
Autor: Kim Holden
Editora: Planeta
Páginas: 448





Sinopse: Segredos. Todo mundo tem um. Alguns são maiores que os outros. Alguns, quando revelados, podem curar você... E outros podem acabar com você. Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol. E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.



Resenha:Raio de sol”, de Kim Holden, é aquele tipo de livro que, logo quando o leitor começa a ler as primeiras páginas, já se vê totalmente envolvido, pelo menos é o que aconteceu comigo. A própria sinopse revela uma trama intrigante e absurdamente empolgante. Sem contar que a capa e diagramação está simplesmente maravilhosa, e tudo indica que a leitura também é bem positiva. E claro, não me decepcionei nem um pouco quando finalizei.

É um New Adult cheio de dramas, mas até ai não tem nenhuma novidade, já que há dramas e relacionamentos difíceis. Entretanto, a expectativa aumenta quando, durante a leitura, percebemos que há muito mais intensidade do que poderíamos ter imaginado. Há muito mais que amor, já que a autora soube desenvolver bem questões a respeito de amizades, sofrimentos e outras temáticas igualmente importantes.

retirado da internet
Kate Sedgwick é uma protagonista maravilhosamente forte, e é impossível não se identificar com seu jeito ou querer ter os mesmos pensamentos positivos que ela. Ela que é a “raio de sol”, dá a impressão de ser ingênua demais, mas é muito bom notar o quanto ela pode ser despreocupada, além de conseguir repassar sensações incríveis para as pessoas ao seu redor. Claro que ela não estava preparada para algumas surpresas, mas ai é que começa a diversão, ou o dilema, ou a tristeza, enfim... todos esses sentimentos complexos demais.

Keller também é um ótimo personagem, mesmo, mesmo. Mas nem quero comentar muito sobre ele porque posso repassar informações demais. O leitor vai se surpreender quando conhecê-lo, disso eu não tenho dúvidas. E o melhor é que ambos tem muito a ensinar, de acordo com suas próprias experiências e questões de pensamentos. Até os personagens secundários tem papel fundamental nesse enredo e todos são especiais, cada do seu jeito.

A autora sabe como desenvolver argumentos e ainda consegue abordar temas polêmicos com muita inteligencia e sutileza, desde casos como homofobia, compulsões alimentares, doenças, entre outros. Enfim, é um texto ousado e determinante, além de nos repassar valiosas lições sobre nossa própria vida.

A obra também ensina que as pessoas nem sempre estão preparadas para o que a vida tem a oferecer. Com certeza, esse livro já entrou para a lista dos melhores livros que li nesse ano, pelo menos até o momento. Só de lembrar de algumas cenas já me emociono e me dá vontade de chorar de novo (é isso mesmo, de novo... e de novo – preparem-se)


Faça épico! 

Essa é a expressão mais determinante desse livro e não há como não concordar com ela. Essa expressão pode significar muitas coisas, mas no caso, a principal referencia é sobre nossas experiências e de como devemos aproveitar cada momento o máximo possível. Sem contar que qualquer atitude ou decisão significa muito para nossas vidas e devemos estar ciente do que queremos para estar ao nosso lado, seja no presente ou no futuro.

Já é de se esperar que seja possível refletir muito sobre esse enredo, especialmente acerca de oportunidades, mudanças, e acima de tudo sobre sentimentos intensos e verdadeiros. Kate representa muitos ensinamentos. Realmente, é uma história que marca nossos corações e é impossível esquecer essa narração especial e extremamente apaixonante.

Favorito, com certeza. Um dos melhores livros lidos nesse ano até o momento! 

LEIAM LEIAM LEIAM

Classificação SEL: 5/5


35 comentários:

  1. Gosto muito de personagens que possuem pensamentos positivos, sei que às vezes acho chato e chego até a pensar: "Nossa, impossível alguém ser sempre assim tão para cima". Mas a verdade é que preciso de personagens que sejam assim, fortes e positivos, já que eu tendo muito a me negativar. E bem, ninguém nunca está preparado para tudo e importante é saber lidar com os imprevistos e não deixar se abater.

    Adorei saber que o livro te conquistou assim de cara. Preciso de mais histórias desse jeito, pois com algumas leituras demoro muito a me envolver e isso prejudica meu ritmo. Então com certeza procurarei por esse livro na próxima livraria que eu passar.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já sabia meio por cima, sobre o que esse livro falava, mas o enredo dele não é algo que me cativou tanto, então, no momento não tenho tanto interesse por ele.

    www.ogabriellucas.com

    ResponderExcluir
  3. Eu quase comprei esse livro hoje (mas acabei comprando outro que eu estava louca para ler logo, Não Olhe o segundo volume da trilogia da FML Pepper). Desde que o vi nos lançamentos da editora eu tenho curiosidade com ele. A sua resenha é a primeira que leio da obra e você tece impressões tão positivas que me deixaram ainda mais ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  4. Oi, como vai?

    Não conhecia, mas a premissa me parece interessante e, sua resenha sensacional. Adoro New Adult sem falar nos personagens que pelo visto são muito bem estruturados psicologicamente. Vou ver se encontro o mais rápido possível. Obrigada pela dica!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê, este é o típico livro que ue leria apenas pela capa, porque achei sublime!!! Quanto ao enredo, curti saber sobre a reflexão que nem sempre estamos preparados pra vida e não podemos perder a esperança. Quero muito ler|!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Fê,tudo bem?
    Você me deixou muito curiosa acerca do livro. É a primeira resenha que vejo dele e já me deparei com uma torrente de elogios. Me parece um YA maravilhoso, ainda mais por você ter o favoritas.
    Já o acrescentei à minha lista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Fê! Que livro lindo hein!
    Estou doida para ler ele, e parece que não iria me decepcionar. Quantas mensagens lindas ele passa e ainda aborda todos esses assuntos.
    Amei, amei sua resenha e toda sua sensibilidade nela. Quero muito esse livro, agora ainda mais.

    ResponderExcluir
  8. Oie Fê, tudo bom???

    Esse livro <3
    Está na minha lista de próximos, estava tão ansiosa que decidi esperar um pouco, e ver o que o povo achava sobre ele, e até agora só elogios. Além que no goods ele é bem cotado.
    Fiquei feliz ao saber que é mais do que o drama NA básico, que tem em todo livros. Nada como uma boa autora que sabe conduzir uma história, e transformar a mesmice em um enredo espetacular!

    =)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fê, tudo bem?

    De cara já adorei a capa, combina muito com a história! Não conhecia nem o livro e nem a autora, mas a sinopse e a proposta da histórias são ótimas.
    "Faça épico"...quando li isso na sinopse estranhei um pouco, mas depois entendi a aplicação.
    Como seria bom se todos nós conseguíssemos tirar coisas boas de todas as situações, né?
    Estou curiosa para saber qual é esse segredo que Kate e Keller guardam...leituras com essa pegada geralmente me prendem e não consigo largar até descobrir o que é!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. OI!!

    Confesso que a descrição da sinopse e o enredo em si não me atraiu, entretanto a capa esta muito atraente e eu realmente preciso parar de julgar um livro pela capa. Não sei se me sentiria tão cativada quanto você, até mesmo pq evito classificar um livro como favorito (coisas da minha cabeça), mas tentaria sim ler. Como disse preciso parar com isso, as vezes o livro oferece tanto e não damos nada, ou ocorre o contrario. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá Fê!
    Que livro, fiquei bem impressionada, pois tinha uma ideia muito diferente dele.
    Acho que as mensagens passadas por ele são lindas e fiquei bem contente de saber que os protagonistas ensinam bastante, isso me agrada, gosto disso.
    Claro que anotei a dica e espero sentir o que você sentiu, quando ler.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oiee, tudo bom? Que resenha mais lindaa! Estava mesmo querendo ler uma opinião sobre esse livro, que vem me chamando bastante atenção. Eu simplesmente amei a premissa, e ainda mais essa capa. Parece mesmo ser um livro daqueles que marcam o leitor. Espero fazer a leitura o quanto antes <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ano passado vi uma resenha desse livro, ainda não tinha saído aqui, e já fiquei morrendo de curiosidade.
    Vendo sua resenha da pra perceber que o livro é mesmo incrível, principalmente pela protagonista estar preparada para a vida, e sempre tentar fazer o melhor ao invés de ficar se lamentando.
    Adrei os temas tratados pela autora, com certeza será lido esse ano ainda

    ResponderExcluir
  14. Uau! Essa é a primeira resenha que leio desse livro que eu já tinha interesse e agora fiquei mais doida ainda para ler.
    Um dos melhores livros que você leu esse ano? OMG! Ele tem tudo que eu gosto, um new adult com drama e personagens ótimos, encantadores e fortes.
    Ok, deixa eu pesquisar preços rsrsrs.
    Bjks
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  15. Ai meu Deus!!!
    Vi esses dias esse livro na livraria e minhas mãos coçaram, confesso, parece ser tão fofo e tão, mais tão encantador, e sua resenha só me provou que a minha primeira impressão está certíssima, já queria e agora quero mais, com certeza comprarei ainda esse ano, pois adoro personagens assim.
    Bjokas e adorei, resenhou super bem, instigou bastante sem revelar muitos detalhes, até moça!

    ResponderExcluir
  16. Olá!!

    Eu sou aquela pessoa apaixonada por livros desse gênero, sabe? A tua empolgação falando dos conflitos e dramas que há no livro, despertou bastante o meu interesse. Confesso que fiquei mas caidinha pelos personagens, a personalidade deles, apesar de ter amado. É um livro que eu estou aberta para ler e pretendo em breve por sua maneira de expressar.

    Oxente, Leitora!

    ResponderExcluir
  17. Oi Fê! tudo bem?
    Nossa, eu estou muito afim desse livro..
    e que resenha é essa que me deixa louca aqui querendo ler logo? rsrsr.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu já tinha visto esse livro nas redes sociais da editora, mas não sabia que se tratava de um New Adult. A história perece ser bem envolvente e emocionante. Amo histórias que abordem temas polêmicos, mas de uma forma sutil. Sua resenha está maravilhosa e me deixou curiosa para conhecer o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Olá! Amei a capa, bem inspiradora e fiquei encantado com a premissa do livro. Acho que vou dar uma chance pra esse livro e mandar ver na leitura.

    ResponderExcluir
  20. Oiee

    Apesar de ser um gênero que quase não leio, adorei a premissa, sua resenha me empolgou. Gosto de história que emocionam.
    Vai para minha lista e espero que consiga ler em breve.
    A capa é linda!!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Sua resenha e essa capa magnífica me animaram muito pra leitura! Vou procurar e tentar ler.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Não conhecia a obra, mas me interessou, pois não só a capa é linda como tem uma premissa bem legal.
    Adorei a resenha, parabéns!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. não conhecia a obra, mas o fato de se tratar de um NA já me desmotivou, mesmo que ele aborde alguns temas importantes e de meu interesse... dessa vez vou deixar a dica passar... mas fico feliz que vc tenha aproveitado a leitura...
    bjs...

    ResponderExcluir
  24. Não sou muito fã desse gênero, mas como me abri pra coisas novas nos últimos tempos, e tive boas surpresas acabei me interessando pelo plot desse. Achei bem interessante e adorei essa frase seja épico, é meio um carpe diem, eu acho. Porém, não gostei de saber que é uma série, pois ando evitando.No mais, gostei bastante da dica.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  25. Confesso que nunca tinha visto sobre a obra até agora... Achei a capa tão lindinha, que bom saber que é uma leitura maravilhosa assim, pois realmente fiquei afim de ler. Gosto de tramas mais intensas, principalmente quando tem o drama/romance usual, mas também tem um diferencial, que nesse caso são os assuntos mais polêmicos. Vou querer ler com certeza.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  26. Gostei! Achei interessante. Gosto de personagens fortes, frases marcantes. Esse livro parece ter tudo isso. Vou anotar o nome dele para futuramente ler. Bjos.

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Achei que a premissa é bem interessante, e a sua resenha está ótima.
    Mas não sei se é muito meu estilo. Vou anotar a dica e quem sabe...

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Vou começar confessando que li sua resenha só por cima...
    Fiquei morrendo de medo de pegar algum spoiler já que o livro é uma das minhas próximas leituras - e eu não gosto nem de relembrar a sinopse para não ficar esperando os acontecimentos, sabe?
    Fiquei mais empolgada ao saber que ele entrou para a lista de melhores do ano. Já ouvi muitos comentários sobre a leitura, e que a autora acertou a mão. Espero gostar tanto quanto você :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  29. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste assim deste livro! Confesso que nao sou grande fa de New Adults... Contudo, ate fique curioso! :)

    Ainda bem que nao te desiludiste. Na verdade, ate ando a procura assim de uma historia envolvente! :)

    E a diagramação tambem! Por vezes, os leitores dizem que isso nao interessa nada e tal.. Mas olha, eu pelo menos, considero isso um fator decisivo na hora da leitura! :) E do seu ritmo, claro!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  30. Olá.
    Nossa que resenha incrível, fiquei com uma mega vontade de ler o livro e já está na listinha de próximas comprar/leituras, assim que possível claro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Eu fiquei com muita vontade de ler esse livro, mas acabei não colocando na estante. Agora você me deu um arrependimento muito grande.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    Parece ser tão dramático... e eu adoro isso hahaha
    Mesmo que esses livros nos façam chorar (ou quase isso) creio que sempre é bom ler algo do tipo.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  33. Aii que tudo! Eu fiquei entre ele e Garota imperfeita. Escolhi o segundo para leitura, mas já estou com muuuita vontade de ler este também! Não sei se consigo me aguentar! rsrsr

    Adorei sua resenha. E claro fiquei mais curiosa ainda neh! rsrsr
    Bejinhos!

    ResponderExcluir
  34. Olá Fe!!!
    Esse livro está ainda pra ser lido, pois realmente estou um tanto curiosa pela história em si.
    Vejo muitas resenhas falando bem do livro e como a sua história é uma das melhores de quem leu.
    Sua resenha tá incrível posso dizer isso :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Não conhecia esse livro e achei a premissa muito boa, ler livros com personagens positivos tendem a me deixar positiva rs' e no momento estou precisando de livros assim que me de um animo. Que bom que é um livro de marcar, de nos deixar emocionados, já quero esse livro e gente, essa capa está linda, apaixonada!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo