23 de junho de 2016

Resenha: SOS Amor - Lidia Rosenberg Aratangy @primaveraeditor

Informações do livro:
Título: SOS Amor
Autor: Lidia Rosenberg Aratangy
Primavera Editorial
Páginas: 200




Sinopse: De leitura rápida, nova obra da psicóloga Lidia Aratangy dá dicas práticas de como lidar com angústias que preocupam todos nós. “Espero que os leitores deste livro possam identificar, nas perguntas anônimas, a vibração de sua angústia pessoal, e encontrar nas respostas gerais a nota capaz de aplacar sua ansiedade.” LIDIA ROSENBERG ARATANGY, autora. Responda rápido: você conhece alguém que jamais teve um ataque de ciúme (ainda que discreto), nunca sentiu medo, culpa ou solidão, não sabe o que é ter indecisão e nem dúvidas sobre a própria vida sexual? Muito provavelmente, a resposta é não, e, certamente, você mesmo deve ter se visto em uma – ou várias – dessas situações. O nó que une as relações humanas é, muitas vezes, difícil de desatar e de entender sem ajuda especializada. Por isso mesmo, a busca incessante por respostas para nossas angústias mais íntimas nos é inerente. Muitas dessas respostas podem ser encontradas em SOS Amor, novo livro da consagrada psicanalista Lidia Rosenberg Aratangy, publicado pela Primavera Editorial. Colunista do noticiário Café com Jornal (TV Band) e da Band News FM, onde mantém a coluna Senta que Lá Vem D.R., Lidia responde, há anos, dúvidas de leitores de revistas, ouvintes de rádio e internautas. São questionamentos sobre casamento, sexo, ciúme, separação, relação com amigos e família, autoimagem... Apesar de parecem díspares, todos eles têm um ponto em comum: o amor, seja por si próprio, seja pelo próximo. E são essas dúvidas que servem de base para o livro. Em formato de pergunta e resposta, SOS Amor, fornece ao leitor dicas práticas para lidar com várias de suas angústias da melhor maneira possível. Mas também dá ferramentas para que ele próprio encontre seus caminhos. Tudo isso é feito de maneira simples, com frases objetivas e de fácil entendimento, sem, no entanto, subestimar a inteligência de quem lê. “Quando respondo à carta de um leitor numa revista, à mensagem de um internauta num site, ou ainda, à pergunta de um ouvinte num programa de rádio, busco descobrir que indagação geral pode estar refletida naquela questão individual, sem deixar de incluir na resposta uma ajuda direta e imediata à angústia desse interlocutor distante e desconhecido”, explica a autora no prefácio do livro. O resultado são análises profundas e completas sobre o comportamento humano, úteis para quem busca uma vida mais feliz e amorosa.


Resenha: SOS amor”, da psicóloga Lidia Rosenberg Aratangy, é um livro que trabalha em cima de relacionamentos, dos mais diferentes possíveis e de uma forma ainda mais dinâmica e envolvente. Confesso que não sabia o que esperar dessa obra, mas me surpreendi bastante com o desenvolvimento habilidoso realizado pela autora.

A obra gira em torno de perguntas, estas que poderiam facilmente ser respondidas de forma mais íntima, entretanto do jeito coletivo pode ajudar de um modo mais abrangente, e consequentemente, mais profundas também. E é claro que assim o leitor consegue identificar a si próprio em algumas – ou várias – das perguntas e respostas.

Eu fiquei encantada com essa obra, muito mesmo. E fiquei muito tempo lendo e relendo algumas questões, estas que já eram motivos de questionamentos pela minha parte. Achei as respostas mais incríveis ainda, compreendendo visões que não eram esperadas por quem está lendo, ou então por encontrar algo tão óbvio, que as vezes pode passar despercebido no meio de tantos medos e inseguranças pelo caminho.


As perguntas são bem variadas, desde se sentir inferior às outras pessoas, como deixar de ser conservadora, o que deve fazer para conquistar uma pessoa que mora longe, crises no relacionamento, término de namoro, ameaças no casamento, estar apaixonada por duas pessoas ao mesmo tempo, entre outras temáticas igualmente sérias.

Mais uma vez, a Primavera Editorial está de parabéns por apostar em uma obra tão perspicaz e ao mesmo tempo divertida. Sem contar que a diagramação está impecável, fazendo com que a leitura flua de modo mais ágil. E se o leitor quiser, nem precisar ler na sequência das páginas, afinal de contas pode procurar o tema que te interessa e ir direto nas perguntas mais desejadas.

Dessa forma, o livro aborda questões variadas, desde questões a respeito de separações, sexo, ciúme, preconceito, depressão, traição, amigos, violência, família, indecisões, solidão, medos, culpas e afins. Particularmente, gostei de todos os temas separados e a escolha das perguntas também foi essencial para o conjunto da obra.

Classificação SEL:4/5


25 comentários:

  1. Eu tenho algo com psicólogos, se nada der certo na vida, acho que vou virar uma.
    Eu amei a trama desse, saber que a autora aborda assuntos variados e nos dá respostas pras perguntas me fez ficar curiosa para ler.
    Que bom que a leitura flui, é essencial num livro como esse.
    Apesar de não estar acostumada a ler esse tipo de livro, pretendo ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Acho legal a proposta do livro e eu amei a capa, está bem fofa. Acho que vale a pena ser lido.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Achei a proposta do livro bem legal, mas como ele segue a linha do autoajuda, achei que deixarei essa dica passar.
    A capa me chamou a atenção muito bonita e combina bem com o tema do livro. Muito legal quando psicólogos fazem estes livros para ajudar ao próximo, e tiram também aquela visão que as pessoas têm que apenas que é louco vai se consultar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro tenho que falar que essa capa é linda, não é? Segundo, achei muito legal a premissa do livro. Gostei da forma que voce descreveu sei encanto, isso me motivou a querer ler, pois também gosto de livros que nos faz refletir e de alguma maneira amplia nossa visão de mundo e pessoas. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    mas que premissa interessante. Eu amo ouvir problemas dos outros e dar conselhos, aposto vinte pacotes de jujuba que adoraria esse livro. Nunca tinha visto nada igual. Sem contar que a capa tá um amor.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  6. oi Fe, fiquei bem curiosa quanto ao livro e as perguntas e respostas que ele traz, sobretudo a reflexão sobre os assuntos delicados como divorcio, traição, amizade... Acredito que seja uma leitura intensa e esclarecedora em vários aspectos. A capa está ótima também!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Nao conhecia o livro e sinceramente nao fiqeui muito interessado no livro! :) Ainda bem que gostaste assim dele e dos temas abordados...

    Mas eu nao leria, confesso! Nao sou grande fa do genero, livros sobre a realidade e tal.. :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Ola Fe lindona amei essa capa e a proposta do livro, eu amo livros que seguem essa linha, pois sempre nos auxiliam em algo, muitas vezes passamos por situações semelhantes as descritas e podem nos ajudar. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Venho acompanhando a editora primavera e a cada mês eles estão ficando cada vez mais de parabéns, a obra me pegou de jeito, e as perguntas que ele traz respostas muitas vezes nós mesmo acaba perguntando para nós mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Achei o livro bem interessante!
    Mesmo ele não sendo o meu tipo de leitura eu acho que eu leria.
    Ciumes e duvidas envolvendo relacionamentos todos temos não é?

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OI!!

    Embora seja um livro de perguntas e respostas, próximo a auto-ajuda e reflexão eu no momento não me vejo lendo. Sempre acho que tais obras precisam ter um momento único para ser lido, pois dependendo do estado de espirito do leitor acaba sendo apenas mais um livro. Entretanto, muito obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Fê,
    O livro me pareceu ser muito bom e trazer muitas lições bacanas.
    Um ponto legal foi que as questões abordadas são interessantes. Nunca vi nada parecido e achei muito legal isso. Pois vai me fazer sair de minha zona de conforto.
    Obviamente, anotei a dica de leitura e acho que foi curtir muito.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Já amei só de ver que a autora é uma psicóloga rs, eu faço psicologia então sou meio suspeita em falar. O livro traz uma premissa que parece ser bem interessante sobre o assunto. Não conhecia nem o livro e nem a autora, mas me interessou bastante, além de a capa ser muito bonita.

    Beijos.
    Lari | Feminices da Lari

    ResponderExcluir
  14. Olá!! Já tinha lido uma coisa ou outra sobre esse livro! Adorei tua resenha, bem completa. A premissa não me interessou tanto, mas acho que leria sim, pois parece ser bem fofo e rapidinho de ler, com questões bem pertinentes. Vou anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Fê! Tudo bem? Embora eu não goste do gênero, fiquei curiosa com esse livro, a premissa é boa. Obrigada pela dica.
    Beijos,
    dontmesswithmycoffeeblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Acho que sera um livro muito profundo, inteligente e reflexivo, ainda mais pelo fato da autora ser um psicóloga e entender mais sobre o que cada um pensa e o que nos leva a pensar nisso, achei bem interessante o livro responder perguntas, assim acabamos conhecendo diferentes casos de amor e sabendo como lidar. Com certeza irei indicar o livro para algumas pessoas e ler também

    ResponderExcluir
  17. Oie feh, adorei a temática desse livro e o formato perguntas e respostas. Tenho certeza que esse é um livro para todos os leitores porque querendo ou não nos identificaremos em algumas das questões abordadas pelas e encontraremos respostas. e esse fato de a autora fazer as respostas de uma forma geral é ótima. Adorei, não conhecia o livro mas já fiquei querendo ler.

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Achei a temática do livro legal e achei bacana ele tratar de varios tipos de amor e mostrar todas essas diferenças wue podem existir entre eles. Porém ainda assim eu não me interessei pelo livro... mas tenho que dizer a capa dele é linda e como sempre eu amei as fotos que você tirou do livro.
    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Nunca tinha visto esse livro, mas achei bem interessante o fato da autora usar questionamentos que temos no dia a dia e meio que aconselharmos com as respostas mais sinceras para tais.
    Com certeza eu iria me identificar com vários momentos tbm nesse livro

    ResponderExcluir
  20. Oie, flor.
    Como vai?

    Não conhecia o livro e achei a premissa dele muito boa, apesar de eu não ler muito sobre essa temática de reflexão e autoajuda. Já li alguns do gênero, mas não sou fã.
    Amei a capa de SOS Amor, tão delicada e bonita.
    Nesse momento não é o tipo de livro que me chame a atenção para ler, mas quem sabe um dia né?

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Acho livros escritos por psicólogos, com o intuito de ajuda, sempre de grade valor! Mesmo o tema tendo várias interpretações, no geral, esse tipo de respostas sempre nós ajudam em algum quesito!
    Achei a capa linda e conhecendo o trabalho da editora, tenho certeza que fisicamente é primoroso!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Nossa, que edição linda! Mesmo não me interessando muito pela temática, achei essa obra muito válida. Sempre tem momentos de reflexão que ajudam e muito. Não conhecia essa publicação da editora, mas com certeza é uma ótima dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de livros que abordam relacionamentos e ainda não conhecia esse, mas já fiquei animada logo no início da sua resenha, parece ser uma obra muito bacana mesmo com perguntas que muitas vezes nós mesmos fazemos, né? Enfim, achei a dica super interessante mesmo, espero conseguir ler algum dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Oi *--*

    Tenho sérios problemas com livros que seguem o rumo de autora ajuda, não me convencem e sempre acho chato. Esse no entanto parece ser bem legal e fala de alguns assuntos que me interessam, creio que se lesse iria gostar bastante. Amei a edição está muitoo bonita mesmo.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Fê, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda mas adorei a proposta dele, eu adoro esses livros que falam sobre relacionamento e são tipo auto ajuda, gostei muito dele e fiquei bem curiosa, com certeza darei uma chance logo logo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo