13 de julho de 2016

Resenha: O amor nos tempos de #likes - @apamgoncalves @isabeltiful @hugotario @pedrohpereira @galerarecord

Informações do livro:
Título: O amor nos tempos de #likes
Autor: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni, Pedro Pereira
Editora: Galera Record                 
Páginas: 272
SKOOB | GOODREADS



Sinopse: Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em "O Amor nos Tempos de #Likes", quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam "Orgulho e Preconceito" (Pam Gonçalves), "Dom Casmurro" (Bel Rodrigues) e "Romeu e Julieta" (Pedrugo).



Resenha: "O amor nos tempos de #likes", publicado pela Galera Record, reúne três contos muito especiais: Próximo destino: amor, escrito por Pam Gonçalves, (Re)começos, escrito por Bel Rodrigues, e 337 Km, escrito por Hugo Francioni e Pedro Pereira. Confesso que não leio muitos livros de contos, especialmente por serem curtos demais e pelo desenvolvimento não ser tão abrangente, entretanto, me surpreendi bastante com a leveza dessas histórias e de como o leitor se vê envolvido na medida certa.

O título do livro não poderia ser mais interessante, e, particularmente, foi o que mais me chamou a atenção inicialmente. Isso porque, atualmente, as pessoas estão bem dependentes das tecnologias e especialmente das redes sociais. Claro que existe algumas pessoas que não ligam muito, mas é a minoria, é claro.

O fato é que está extremamente complicado manter um relacionamento, se ambas as partes não souberem compreender e aceitar um ao outro. E sempre há aquela questão de ter vários "amigos" no facebook, curtidas na fanpage, seguidores no twitter, instagram e por aí vai. Quanto mais melhor, mas será que isso faz mesmo a diferença na vida? Questionamentos é o que não faltam sobre isso...


retirado da internet
Bom, falando um pouco sobre cada conto e suas particularidades, afirmo que todos são maravilhosos, e o melhor é que são releituras de histórias muito conhecidas. Próximo destino: amor é a releitura de "Orgulho e Preconceito"  e não poderia ser mais apaixonante., apesar de que finalizei a leitura com a sensação de que gostaria de ler mais a respeito. Não sei se só eu que tive essa impressão, mas o conto também me lembrou um pouco a história de A probabilidade estatística de amor à primeira vista.

Nesse, conhecemos Liz, uma youtuber faque pretende gravar um vídeo sobre o dia dos namorados, entretanto, algumas coisas não saem como o planejado, fora que ela sabe que não é nem um pouco fácil expor sentimentos. Mas é em um aeroporto que acaba se deparando com Willian, e a relação acaba se mostrando um tanto conturbada, pelo menos em algumas passagens.

(Re)começos também apresenta uma ótima história e seria ótimo se houvesse um livro só da Bel. É uma releitura de "Dom Casmurro", mais uma história marcante para mim. E nesse podemos conhecer a protagonista Madu diante de algumas decepções, descobertas e recomeços. Quem conhece, um pouquinho que seja da autora consegue perceber claramente o quanto se parece com a sua personagem.

O destaque nesse conto está em como Madu consegue ser forte, apesar de tudo que passou e de como encontra um jeito para seguir em frente sem ficar se lamentando. É uma história original e vale muito a pena concluir essa leitura, ainda mais por conta do desfecho, que ficou incrível. Sem contar que a ambientação - em Búzios - é mais um charme para destacar.




O último conto, 337 Km, é a releitura de Romeu e Julieta, e também explora muito bem os sentimentos, porém de uma forma ainda mais ampla, visto que fora desenvolvido por duas pessoas. É ótimo conhecer Júlio e Ramon diante de todos os obstáculos e emoções em suas vidas. E é óbvio que o fato de a relação dos dois iniciar por meio da internet, há muito o que se pensar diante da distância. Eu ainda não tinha conhecimento do canal Pedrugo, mas com certeza já virei mais uma admiradora do trabalho deles.

Impossível não ler esses contos e refletir sobre nossa própria realidade. São contos que expressam bem os tempos atuais e os autores conseguiram equilibrar muito bem cada elemento retratado nas cenas. É uma obra mais do que recomendada para quem está a procura de histórias juvenis e com temáticas atuais. A edição também está maravilhosa e cada detalhe possui seu significado na trama.

Classificação SEL: 4/5


16 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Esse livro está na minha listinha faz um bom tempo. Eu acompanho o canal da Pam e do Pedrugo e sempre que eles falam nesse livro, me bate a vontade de o ler. Contudo, eu estou completamente sem dinheiro esse mês, então não vai ser por agora que eu vou conseguir o ler. Mas eu estou muito ansiosa para poder conferir os contos, eu não faço ideia de qual vai ser o meu favorito rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?

    Como um grande fã do canal da Pam, esse livro já está na minha Wishlist, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo... Os três contos parecem ser muito bons, e adorei como eles escreveram sobre um tema tão comum hoje em dia, que é a internet. Enfim, espero poder ler em breve.

    Abs,
    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas vou confessar, bateu um grande interesse. Eu admiro muito a Pam e saber que ela está junto com essa obra... Ai, fiquei até sem o que dizer. Vou ler mais resenhas a respeito, mas estou com MUITA vontade de ler, adorei a capa. O meu problema é não gostar de contos, mas alguns de vez enquanto faz bem! :D

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fê

    Eu ganhei esse livro no Mochilão da Record. Rodei a roleta e a (má) sorte fez com que ela parasse nesse livro. Dentre todos, era o único que eu não queria! Haahhaha
    Eu compreendo a intenção do nome do livro, mas acho bem ruim. :P Que bom que você gostou dos conto, eu vou ler de coração aberto, mas acredito que não vou curtir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fer. Eu não curto muito livros de youtubers mas esse é bem diferente do que temos visto por aí, pelo menos tem um história dentro das páginas, ou melhor, histórias! Eu não me interessei muito pela proposta da obra, nenhum dos contos me chamou atenção para que eu realizasse a leitura mas gostei de saber que a obra foi uma boa leitura para você.

    ResponderExcluir
  6. Tudo me leva a crer que adorarei este livro: adoro o canal da Bel, sou mega fã dela!!! Amo contos!!! E ainda que eu não curta releitura, quer ver como ficaram histórias contemporâneas com características de histórias clássicas. Sua resenha triplicou minha curiosidade.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fê! Tudo bem?

    Eu tenho vontade de ler, assim que a Pan divulgou a tour no YouTube.
    Fiquei interessado e agora lendo sua resenha, com certeza irei ler.

    Beijos,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  8. Olá Fê, tudo bem?

    Já ouvi falar muito bem deste livro e fiquei bastante curiosa para ler, apesar de nunca ter lido nenhum livro de YouTubers.

    O que me chamou atenção foi a releitura de Romeu e Julieta, um dos meus queridinhos.

    Trazer histórias marcantes, como Dom Casmurro e Orgulho e Preconceito, narradas na atualidade, foi uma sacada bem bacana, até para reflexão, como você citou logo no final.

    Colocarei como próxima leitura. Espero ter uma opinião bem positiva assim como a sua. Gostei muito dos seus comentários.

    Abraços, Amanda!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Conheço a obra de capa, mas até então não tinha lido nada sobre ela, em parte porque o titulo não me chamou a atenção, e nem a capa. Achei legal serem contos e releituras de outras obras, não li nenhuma das obras e não conhecia o canal Pedrugo, mas vou da uma pesquisada nele aqui, fiquei curiosa pra conhecer. Através da sua resenha tive a impressão de que os autores trabalharam o tema da internet de modo bem leve e descontraído, que nos faz refletir sobre questões do nosso dia a dia. Dica anotadinha aqui haha

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Estou loooouuuuca pra ler esse livro e ao conferir sua resenha a minha vontade só aumentos! Primeiramente, o que mais chamou a minha atenção foi justamente o título, por ser muito atrativo e, depois, quis ler também por sempre estar acompanhando a Pam pelas redes sociais.
    Pelos seus comentários acho que irei amar o livro, pois, é o tipo de leitura que sempre costuma me agradar, é só uma pena que é curtinho, né?
    Os contos que mais me interessaram foram o da Pam e da Bel.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Eu não conhecia a obra ainda de resenhas, só de capas e de uma confusão que rolou no mochilão da record.
    Gosto de contos e releituras então com certeza faria um bom aproveito dos livros. O que eu acho é que quando os contos despertam essa vontade de saber mais, de querer mais é importante!
    A resenha está ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oá, tudo bem? Nossa, fiquei de cara com essa resenha, pois eu já havia visto esse livro mas o título não me chamou a atenção. No entanto, a sua resenha me deixou mega louco para ler, primeiro pelas reflexões que podemos fazer, e outra (acho que a mais forte razão) por ser releituras atualizadas de obras consagradas, principalmente sobre o meu favorito: orgulho e preconceito #ilovejaneausten
    Obrigado pelas palavras certas que me encantaram, e com certeza esse título (antes ignorado) será incluído na minha wishlist!

    Abraços

    www.livroselegendas.com

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Ah eu acho que eu sou mais das antigas em relação a romance kk mesmo assim achei a proposta interessante, ainda mais a do terceiro conto que parece ser super fofa, ainda mais por ter a distancia e pelo relacionamento ter começado online rs eu mesma não teria coragem kk vou levar a dica a serio, e amei a resenha, que bom que o livro te fez refletir...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Confesso que o que me chamou mais a atenção também foi o título, já esperava que fosse alguma crítica à nossa sociedade atual relacionada a tecnologia que nos cerca. Mas não sabia que eram releituras de obras bem famosas e isso me chamou muito a atenção, principalmente de Orgulho e Preconceito, que é um dos meus clássicos preferidos. Gostei muito da sua resenha e adicionei o livro na minha listinha para ler.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha visto esse livro, mas não sabia que eram adaptações desse livros que amo!!
    Nunca li nenhum livro de booktubers, youtubers e afins, mas me interessei muito por esse, adorei a proposta e sua resenha me animou bastante a conhecer o livro! A capa está linda, acabei de adicionar a minha lista de leituras!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá Fê,
    Confesso que estou bem curiosa em relação a essa leitura, pois acho que os relacionamentos hoje em dia não são mais entre duas pessoas. É necessário aprovação da família, dos amigos, das redes sociais, enfim!
    Gostei muito de saber que os contos foram releituras e foram de ótimas obras, não é? Também achei o conto da Pam parecido com A probabilidade estatística do amor à primeira vista e acho que isso se deve pelo fato de eles terem se conhecido no aeroporto.
    Acho que o conto que mais me agradará é o da Bel, me senti mais animada.
    Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo