1 de julho de 2016

Resenha: Uma mulher livre - Danielle Steel @editorarecord

Informações do livro:
Título: Uma mulher livre
Título original: A Good Woman
Autor: Danielle Steel
Editora: Record
Páginas: 294





Sinopse: Dos deslumbrantes salões de baile de Manhattan para os horrores da Primeira Guerra Mundial, Danielle Steel nos leva para um mundo fascinante de uma jovem de espírito indomável. Nascida numa vida de luxo e glamour, Annabelle Worthington carrega o sobrenome, e a nobreza, de uma das famílias mais influentes de Nova York. Até que, num dia cinzento de abril, o Titanic afunda, levando junto o seu mundo. Seus pais e seu irmão mais velho estavam na viagem inaugural do majestoso navio, e apenas sua mãe sobreviveu. Para tentar confortar seu coração, Annabelle se voluntaria para trabalhar em um hospital, ajudando a cuidar dos enfermos, onde descobre sua verdadeira vocação. E, quando um homem nobre a pede em casamento, ela acredita que, enfim, voltará a ter dias felizes. Porém, novamente, o destino lhe prega uma peça, colocando-a no centro de um escândalo. Para fugir da tristeza que sua vida se tornou, ela vai para a Europa trabalhar no front da Primeira Guerra Mundial, ajudando a salvar os feridos. Na França, no auge do conflito, Annabelle consegue realizar um grande sonho: estudar medicina. O problema é que, mais uma vez, sua fé é colocada à prova, e ela precisará tentar retirar forças de uma grande tragédia se quiser renascer para uma nova vida. Com uma narrativa de tirar o fôlego e repleta de detalhes históricos, Danielle Steel nos apresenta uma de suas personagens mais fascinantes e singulares, e sua história inspiradora de dignidade, coragem e amor pela vida.


Resenha: Uma mulher livre”, de Danielle Steel, apresenta um romance arrebatador, especialmente por conta da ambientação ser cercada pela tragédia do Titanic e por revelar personagens tão carismáticos e ainda mais ousados. Não poderia esperar menos da autora, pois ela sabe mesmo como escrever uma trama complexa e intrigante. Já li vários livros da autora e sou uma grande admiradora de seu trabalho, já que ela sabe muito bem como lidar com reviravoltas, segredos e questões polêmicas,

Annabelle Worthington não tinha muitas preocupações em sua vida, ainda mais por ser de uma das famílias mais influentes da cidade de Nova York. Porém, tudo se desestabiliza quando seu pai e irmão, Arthur e Robert, morrem durante a viagem inaugural do Titanic. Apenas sua mãe sobrevive, e as duas precisam aprender a conviver com a perda.

O tempo passa e mãe e filha trabalham no hospital como voluntarias, já que é algo que sempre fizeram juntas. E durante o período de luto, que é de um ano, as duas precisam se entreter mais. Annabelle sempre possuiu um talento especial e se mostrava dedicada em suas tarefas, apesar de saber que estudar medicina não era algo fácil, ainda mais por ser do sexo feminino.

Achei legal poder acompanhar um pouco sobre sua amiga também, Hortie, seja diante da amizade das duas, pelos anseios e inseguranças, ou das etapas de sua vida ao casar e ao ter seus filhos. Infelizmente, Hortie teve horas bem difíceis durante seu primeiro parto, mas estava conseguindo se recuperar bem, pelo menos na medida do possível. Entretanto, não demora muito para que engravide por mais algumas vezes. E no final das contas, Hortie não era tão sua amiga assim, não é compreensível e nem motivo, mas a distância acontece por causa dos boatos e da pressão sobre a sociedade na época.


Josiah Millbank, amigo da família, é dezenove anos mais velho que Annabelle, e desde o começo demonstra ser uma pessoa amigável e sem muitas intenções. Mas logo se diz apaixonado e revela ter a intenção de casar com ela. E ela aceita, apesar de se sentir um tanto surpresa com isso. Assim, os preparativos começam e não demora muito para que estejam, enfim, casados. Eles se tornaram, em pouco tempo, o casal mais carismático da cidade. O fato é que ele sempre se aborrecia quando Annabelle tocava no assunto sobre ter filhos.

No final das contas, Josiah acabou fazendo uma revelação para a ingênua Anabelle, e mais uma vez, seu mundo vira do avesso, a deixando muito confusa sobe o que fazer. Confesso que eu imaginava outra coisa, mas depois de contar o segredo de Josiah, muitas cenas começam a fazer sentido. E depois desse episódio, ela sabia que sua vida nunca mais seria a mesma.

E já era mesmo de se esperar que Danielle Steel criasse mais um protagonista sofredora, mas que consegue, aos poucos, se recuperar de todos os contratempos, e se mostra extremamente corajosa e batalhadora. Há fatos e cenas realmente chocantes, mas o desfecho não poderia ser mais apropriado e merecedor para Annabelle.

Esse é aquele tipo de livro que eu gostaria de contar tudo e mais um pouco sobre os personagens e os acontecimentos. É uma trama marcante e que gostaria muito de recomendar para todos. Eu sempre achei fabuloso o modo como a autora consegue desenvolver uma narrativa tão complexa em poucas páginas, e é claro que não seria nem um pouco diferente com esse enredo. 

Acontecem muitas coisas na vida da protagonista e das pessoas ao seu redor. A sinopse revela pouca coisa da história, sendo que há muito para ser explorado nessas páginas. E todos os detalhes acabam se tornando muito importantes nessa trajetória. É uma história sutil, mas que carrega um impacto grande nas cenas.


Classificação SEL: 5/5


17 comentários:

  1. Oi Fê
    Vi esse livro no Mochilão da Record e já tinha ficado bastante interessada.
    Depois de ler suas impressões sobre a obra tive certeza de que precisava ler. Gosto de personagens sofredoras e trama que marca e vi bem que esse livro tem isso. Sem falar na grandeza das personagens.
    Adorei e já incluí na lista de desejados.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê,
    eu já queria muito ler esse livro mas as resenhas que tenho lido de ontem pra hoje tem me deixado desesperada para conhecer essa história. Eu sabia que iria gostar, mas não imaginava que a obra possuía toda essa carga histórica e dramática, espero poder ler o mais breve possível.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  3. Oi Fer!

    Eu fiquei bem tentada em solicitar esse livro, porque adorei a premissa. Ao contrário de ti, eu nunca tive nenhum contato com a autora, então seria novidade a personagem sofredora, a intensidade da história e tudo mais. Aparentemente a autora soube como escrever essa história, soube como desenvolver os personagens, principalmente a principal, soube como moldá-la e soube entreter o leitor. Fiquei bem curiosa, quero muito ver essa "superação" da personagem.

    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Fê,
    Adorei sua resenha. Achei a premissa desse livro bem original e intrigante. Gostei de saber que a história se passa por uma perda que houve com a viagem inaugural do Titanic e fiquei bem curiosa em relação ao segredo do Josiah, acho que, em partes, imagino, mas a história não parece ser previsível, então só terei certeza ao ler.
    Acredito que seja, acima de tudo, uma história de perdas e superação.
    Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Nunca li nada dessa autora, acredita? Na biblioteca da faculdade tem uma prateleira só com livros dela, mas nunca dei muita moral... não sei pq.
    Mas com esssa sua resenha fiquei com mta contade de conhecer o trabalho dela.
    Juntou duas coisas que amo: Primeira Guerra Mundial e Titanic (apesar de que, pelo visto, o navio não ser um cenário real do livro, só citado, de certa forma). Amo romances e ficções históricas, são uns dos meus gêneros favoritos.
    A Annabelle parece ser aquele tipo de protagonista incrível, que supera todas as dificuldade, e saber que ela tem um final bom me deixou mega feliz.
    Com certeza esse livro vai ser uma das minhas próximas leituras.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, essa capa deixa um ar de mistério sobre a trama eu a achei muito bonita. Eu gosto muito de realizar uma leitura com a trama se desenvolvendo dessa forma e acho que esse livro tem um enredo maravilhoso. Espero poder lê-lo pois fiquei muito curiosa

    ResponderExcluir
  7. Oiee Fê ^^
    Eu cheguei a odiar a Hortie quando ela se afastou da Annebelle por causa dos boatos, mas acho que ela teve o que mereceu, né? Também achei esse livro incrível, a Annabelle é uma personagem muito destemida e inspiradora, eu ainda me sinto impressionada quando me lembro de tudo o que ela passou, onde chegou e o que realizou. É mesmo uma história muito marcante e impactante, assim como você, recomendo a todos.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Faz um tempão que li um livro da autora, já li vários e nem sei porque nunca mais li nada. Percebi na sua resenha uma característica da autora que é não poupar suas mocinhas do caos. Gente, elas sofrem muito...
    Esse livro já está na minha estante e eu espero conferir a leitura em breve, porque essa capa é maravilhosa!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amoooo Danielle Steel! E nem sabia sobre este livro.
    Que legal!
    Já vai para a listinha. Preciso conhecer Annebelle. Pelo que você relatou sobre onde enredo é hambientado fiquei curiosíssima pela leitura!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Nao conhecia mas fiquei bastante curioso com o livro, apenas pela tua resenha! :) Adorei a premissa e quero saber mais, muito mais! :)

    Bem, eu confesso que tambem acho muito dificil contar a historia de um livro no blog, quando a sinopse revela muito pouco e todos os pormenores mexem com a historia principal!! :) ahah e muito complicado!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Estou com esse livro aqui esperando para ser lido! Sempre vejo os livros da autora em sebos, mas nunca li nenhum.
    Eu adoro personagens sofredores, por isso acredito que irei gostar da Annabelle.
    Fiquei mega curiosa sobre o segredo do Josiah, e acho que irei adiantar a leitura do livro para descobrir logo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Fê!
    Conheci esse livro no Mochilão e me encantei por essa capa linda. Nunca li nada da autora mas fiquei interessada nesse livro por causa da protagonista, que parece ser uma excelente personagem, e da trama do Titanic que foi usada como pano de fundo, dando, imagino eu, ainda mais emoção ao livro.
    Beijos!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    Eu recebi esse livro da Record maaas não li, daí ontem eu estava terminando de ler o livro A Ruiva Misteriosa, e a personagem citava a Danielle, como eu nunca li nenhuma obra dela, aumentou minha curiosidade. Saber que a sinopse não falou muita coisa me ganhou hahaha eu gosto desse suspense.
    A resenha está muito bem escrita e envolvente, o que significa que terei que ler depois que terminar esse meu hahahaha.
    Obrigada pela dica!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Fê!
    Achei a premissa do livro muito bacana, e gostei de ver uma protagonista bem independente, como o título mesmo diz. Apesar de não ser muito ligada em romances, leria o livro e tenho quase certeza que desfrutaria de uma boa leitura. A ambientação é interessante, a autora é badalada, a capa é linda e até há um mistério em torno de Josiah. Gostei mesmo, anotado! bj! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  15. Olá Fê!!
    Mas que premissa mais contagiante, o enredo do livro é muito bom! Infelizmente eu vi que tem alguns dramas e as vezes é um pouco pesado, e eu só gosto de dramas nos filmes por que a minha vida já parece uma novela mexicana! embora o tema do livro seja bem intrigante eu acho que não leria, mesmo a protagonista sendo forte no final das contas, mesmo assim vou recomendar para alguns amigos que realmente gostam do tema e do gênero do livro... sua resenha ficou boa e que bom que você gostou do livro...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Pela sua resenha o livro tem uma carga de drama bem interessante de se acompanhar. Eu particularmente gosto muito de livros que o protagonista se descobre e luta pelo seu sonho e pode ter certeza que esse livro está na minha listinha de desejados.

    ResponderExcluir
  17. Danielle Steel realmente merece a nota maxima. adoro a escrita dela, nunca decepciona!
    Eu particularmente adoro um drama, e adorei a premissa do livro! Ainda não tive a oportunidade de ler mais vou add a futuras leituras!
    Otima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo