9 de agosto de 2016

Resenha: Traços - @EduardoCilto @PlanetaLivrosBR

Informações do livro:
Título: Traços
Autor: Eduardo Cilto
Editora: Outro Planeta
Páginas: 272



Sinopse: Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para sempre. “De um momento para o outro, quando menos se espera, Eduardo, autor de mão cheia, tira o fôlego da gente. Um livro cheio de reviravoltas e com final surpreendente.” Thalita Rebouças.




Resenha: "Traços", de Eduardo Cilto, é uma bela surpresa, ainda mais porque eu realmente não sabia o que esperar desse enredo. O fato é que assim que você começa a ler, só consegue largar quando chega no desfecho. Lendo a sinopse, confesso que imaginei uma trama bem previsível, mas vale destacar que acontece muito mais do que podemos imaginar, e essas experiências são empolgantes e muito divertidas, fazendo com que todos os elementos se mantenham na medida certa.

Matheus e Beatriz são amigos, do tipo melhores amigos mesmo. Mas já podemos imaginar que pode haver sentimentos mais fortes por parte de um dos dois. No caso, é Matheus quem gosta de Beatriz, então ele se mostra bem focado na relação que tem com a garota - ou, no caso, na que não tem, mas que gostaria muito que acontecesse algo  a mais.

Tudo acontece quando Fernanda (oi, chará!) entra em cena com todo seu misticismo (ou sorte ao acaso mesmo). e faz com que Beatriz acredite que precisa fugir para encontrar um youtuber que ela gosta (ou acha que gosta). Para ela, só assim poderá se sentir realizada e está disposta a tudo para cumprir seu objetivo. Apesar de todo o cenário demonstrar confusão, Matheus decide acompanhá-la em seu trajeto.


Os personagens são bem construídos, mas, sinceramente, senti falta de uma conexão maior sobre cada um deles. Apesar disso, o leitor consegue encontrar características especiais em cada um deles, até mesmo nos personagens secundários. É como se muitas coisas não fizessem sentido, mas ao mesmo tempo, estão destinados a acontecer. Bom, só lendo mesmo para saber ao que estou me referindo.,,

Acho legal que as mensagens são situadas de uma maneira bem delicada e é muito fácil se identificar com certas situações, pensamentos ou consequências. Há muitos questionamentos, assim como detalhes que garantem perspectivas bem reais. Acredito que a intenção sempre fora essa mesmo: fazer com que as cenas se mostrem cada vez mais críveis e objetivas;

Por fim, afirmo que é uma leitura bem válida, ainda mais se formos levar em consideração que é o livro de estreia de Eduardo Cilto. E para quem ainda não o conhecia, ele é youtuber e seu canal se chama Perdido nos livros, onde ele tem mais de 250 mil seguidores. Só posso desejar muito sucesso nessa nova fase, e espero que venha a publicar mais obras também.

Classificação SEL: 4/5


19 comentários:

  1. Achei bacana! Acabei de terminar meu último livro... Pretendo iniciar outra logo.
    Ainda estou pesquisando qual...

    Beijos
    Fran
    www.acheierabisquei.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hey!
    Eu não conhecia esse youtuber (não que eu conheça muitos), o que da a indicar que nem a obra dele eu conhecia. Quando eu li a sinopse, já consegui entender que esses dois teriam algum tipo de relacionamento, mesmo que uma história de amizade seria bem mais aceita por mim, acredito. De qualquer forma, sinto que deve ser uma leitura muito leve e divertida, principalmente por se tratar de videntes e destino, ir em uma aventura e tudo mais. Gostei da sua resenha.
    Um abraço!

    https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que bom que teve uma boa surpresa e que só conseguiu largar o livro quando terminou de ler, amo quando uma leitura faz isso comigo. Ainda não sei bem o que esperar do livro, principalmente depois que você disse que é como se muitas coisas não fizessem sentido mas, ao mesmo tempo, estivessem destinadas a acontecer. Isso me lembrou muito Douglas Adams, um autor que adoro, então acho que vou conferir.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fe,
    Adoro os videos do Edu. Sempre acompanhei ele e quando soube sobre o seu livro fiquei muito entusiasmada. A Sinopse apresenta uma história interessante e muito cativante, e graças a sua resenha tirei todas elas.

    Eu adorei a capa do livro e a lombada desse livro é linda de morrer. Adorei a resenha, e assim que possível vou ler.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  5. Oi, estou muito curiosa para ler o livro porque acompanho o canal do Edu desde o inicio e já me diverti litros com a originalidade dele. Minhas expectativas estão bem altas porque ele é bem crítico com s livros dos outros, então, espero que o livro seja perfeito.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá amoreca... amei a capa do livro e a história pelo que li em sua resenha, no entanto no momento preciso de coisas mais profundas... mas a dica está anotada.
    Parabéns pelo blog e pelas belíssimas fotos!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Fê,
    Estou bem curiosa para ler esse livro, pois acompanho o trabalho do Eduardo no youtube e gosto muito dele. Achei bem legal a premissa do livro e gosto dessa ideia de amigos que se gostam, também gostei de saber que eles partem em busca de algo por conta do misticismo.
    É uma pena que você tenha sentido falta dessa conexão, não pude sentir isso, mas só li a resenha, então.
    Pretendo ler o livro e depois te conto o que achei.
    Beijão,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Confesso que pela sinopse eu achei o tema bem clichê também e fiquei surpresa de saber que aparentemente a história não é. Gostei dessa aventura que eles terão correndo atrás desse youtuber e acredito que essa amizade vira algo a mais aí. Fiquei curiosa com a história e se possível irei conferir.
    Beijos.
    arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Fê, bom meu amigo leu esse livro é me disse que eu tinha que lê que de uma maneira geral o livro é muito bom, mas lendo sua resenha me chamou atenção quando você disse que os personagens são bem construídos, mas falta conexão isso não é algo agradável na leitura, talvez com o tempo o autor amadureça um pouco sua escrita e que com os próximos personagens isso não aconteça. Mesmo assim o livro ainda está nos meus desejados pretendo ler em breve ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Adorei a resenha e fiquei bastante curiosa para ler o livro.
    Desconhecia o autor e seu canal, mas fiquei intrigada e espero que realmente ele colha bons frutos.
    A capa é linda e parece ser uma leitura agradável e fluida.


    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não conhecia o autor, mas já vi esse livro na minha linha do tempo no facebook.
    Achei muito bacana a história, tanto pelo lado 'místico' que faz com que eles partam com mala e cuia para São Paulo.
    O que mais me chamou a atenção é o fato da história ser bem real, e você se identificar muito com os personagens.
    Espero um dia ter chance de ler algo do autor

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Gostei bastante do enredo, imagino que uma amizade longa realmente contenha um sentimento mais forte e isso é muito bom. Fiquei curiosa para saber se a protagonista, vai encontrar o tal youtuber e o que mais vai acontecer nessa história. Fico feliz que você tenha gostado tanto da obra, vou anotar a dica também.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  13. Oi, essa premissa não me interessou muito não. De início eu pensei que seria só a história de uma menino que é apaixonado pela melhor amiga. Mas aí teve toda essa coisa de fugir pra encontrar youtuber, fiquei tipo "oi?". Mas enfim, essas são só as minhas primeiras impressões. Gostaria de ler pra tirar conclusões concretas.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Fê,
    Achei interessante a tua resenha, mas não curti muito nem apremissa e nem o desenvolver da narrativa, e pelo que você falou a litura me pareceu ser um pouco confusa, por isso não me animei a ler, dessa vez deixo a indicação passar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olha aí um bom exemplo pra quem diz que livro de youtuber não presta. Tem muita coisa boa assim, basta saber escolher.
    Você me deixou bem curiosa sobre esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Moooooorta bom que já existe resenha desse livro HAHAHA. Tava ansiosa e ele é bem como eu pensei, bem cidades de papel do John Green, tirando o fato de que esse livro tem tudo para ser bom e cidades de papel é ruim haha. Enfim, amei o post. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu vi esse livro por aí, mas não sei muita atenção para ele kkkkk Realmente fiquei com a impressão de uma história previsível, o que não me deixa animada, mas lendo sua resenha fui ficando mais animada com a história. Nao sei se leria agora, mas me parece uma história agradável.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oi Fê,
    Que livro mais fofo! Deve ser um amorzinho mesmo e bem legal ver que o autor é tão jovem né! Muito boa a dica e vou começar a acompanhar o canal dele também. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Fê, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda e devo dizer que chamou minha atenção. Parece ser uma obra leve e divertida, gostei do enredo e fiquei bem curiosa. Adorei ver que é a primeira obra do autor, e melhor ainda que ele tem um canal no youtube, vou dar uma conferida! Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo